Violeta Genciana: Efeitos para o cabelo, pele e muito mais!


Violeta Genciana tem vários efeitos importantes para o cabelos e pele, mas é preciso ter cuidado!Confira como aqui como essa substância age e onde comprar!

Muitas pessoas  buscam na rede informações sem qualquer critério e isso pode ser muito perigoso! Por isso, pensando que, cada vez mais, as pessoas compartilham fórmulas e receitas caseiras, sem no entanto tomar os cuidados de saber se determinada receita realmente pode ser usada ou tem efeitos colaterais perigosos (como no caso do azul de metileno), resolvemos trazer essa matéria sobre a Violeta Genciana.

violeta genciana

Muito provavelmente você já deve ter ouvido falar sobre ela, principalmente porque, com a onda feminista e o uso da cor roxo-lilás-violeta como símbolo, a  bola da vez é a violeta genciana, que vem sendo utilizada para matizar cabelos e também para tratar problemas de pele. Mas será que realmente vale a pena esse uso? No artigo de hoje vamos debater sobre isso.

O que é a Violeta Genciana?

A Violeta genciana, para irmos direto ao ponto, é uma substância ativa de um medicamento antifúngico utilizado no tratamento de candidíase, que é uma doença fúngica.A planta de onde é extraída a substância, carrega propriedades benéficas à saúde. Além dos fungos da candidíase, ajuda a tratar as infecções nos mamilos causados pelo mesmo fungo e provocada durante a amamentação. Essa infecção causa ardor, odor e desconforto nos seios, além de vermelhidão na pele. É importante você saber, que o princípio ativo da Violeta Genciana, pode ser encontrado em farmácias e o custo pode ser bem baixo: algo que pode variar entre R$2,50 e R$3,50, dependendo da marca.

Benefícios

  1.  Antisséptico
  2. Alivia vermelhidão
  3.  Combate infecção cutânea de odor forte
  4. Melhora ardência na pele com erupções cutâneas

Por isso, além do tratamento para candidíase,  essa substancia é muito utilizada muito  para fazer matização em cabelos loiros, mesmo tendo várias marcas de produtos específicos para esta  finalidade, muitas mulheres preferem estas receitas que funcionam bem e são bem mais baratas.

violeta genciana

Quais seus efeitos no cabelo?

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que a Violeta genciana serve apenas para tingir os cabelos e não age dentro dos fios, isso porque ela é um medicamento com ação antisséptica e antimicótica que contém um pigmento, a  pararrosanilina, utilizado como reagente para identificar substâncias químicas e bactérias. É, também, um produto processado com álcool e será preciso hidratação!


violeta genciana

 Dessa maneira, esse não é  um produto capilar (nem nunca foi!), embora muita gente use-o para pintar os cabelos de roxo ou matizar os fios loiros. De acordo com especialistas em cabelo (cabeleireiros e dermatologistas) o produto não danifica a estrutura dos cabelos, mas por conter álcool na composição, o uso excessivo (e de forma errada) pode deixar o cabelo ressecado  e  provavelmente você precisará de um profissional para reparar os fios estragados.

O grande problema é que pode manchar roupas e tecidos onde encostar.Como a Violeta Genciana age como um tonalizante apenas por cima dos fios, a medida que você lavar o cabelo vai saindo. Por isso, quanto mais lavar o cabelo, mais rápido vai desbotar. Além disso, é um ótimo tonificante capilar, pois ajuda no crescimento dos cabelos. Pode ser usado como um repelente natural de mosquitos e favorece a baixa temperatura corporal.

 Cabelo com violeta genciana:

No vídeo abaixo a blogueira Everlaine Peres ensina como fazer:

 

Onde comprar?

Nas 2 farmácias abaixo você pode comprar com ótimo preço, clique e confira:

Existem riscos?

Sim, existe o risco de ficar um aspecto ruim. Lembrando que a substância não danifica a estrutura do cabelo, mas se  usada de forma errada pode manchar os fios,  apesar do efeito não ser definitivo.Para retirar a mancha ou o excesso utilize um shampoo anti-resíduos e deixe agir no cabelo por 5 minutos. Caso não retire tudo, lave diversas vezes com shampoo normal que o pigmento vai saindo. Evite o contato com os olhos e mucosas, corra para o médico se cair nos olhos.

Prós ⇒ é barato, está sempre à mão e funciona até em cabelos que não são descoloridos!

Contras ⇒ mancha TUDO, encostou manchou (depois sai), é difícil acertar sempre o mesmo tom e nem sempre deixa uma cor uniforme!

Conclusão

Espero que goste das informações e se decidir usar como tingimento, use -a cuidado! Já falamos aqui também sobre os efeitos restauradores do lift gold serum para pele, sugiro a leitura do artigo.

Se você tem dúvidas ou quer saber sobre algo sobre outra planta natural e seus efeitos no corpo, fale conosco!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *