Boldo do Chile – Quais os benefícios para o corpo?


O boldo do Chile como é conhecido popularmente tem o nome científico de Peumus Boldos e é uma planta medicinal conhecida no Chile e em outras regiões do mundo. A planta pode atingir até quinze metros de altura e suas folhas são utilizadas para diversos fins. Continue lendo esse artigo e saiba tudo sobre o boldo do Chile.

boldo do chileBoldo do Chile

Boldo do Chile ou boldo verdadeiro são alguns dos nomes populares da planta Peumus Boldos Molina. A arvore que pode atingir até 15 de altura e é conhecida por possuir propriedades medicinais.

Quais as propriedades medicinais desse chá?

Entre todas as propriedades dele destacam-se seus efeitos antifúngicos, antibacteriana, anestésico, antioxidante, desintoxicante, diurético, hepático, vermífugo e outro.

Quais os benefícios de consumir o chá do boldo do Chile?

Vimos anteriormente que o boldo do Chile possui várias propriedades que contribuem para uso medicinal da planta. Se consumido na forma de chá pode auxiliar pessoas que sofram de problemas de fígado e se consumido antes das refeições auxilia na digestão dos alimentos.


O boldo do Chile possui contraindicação?

Como qualquer outro chá antes de iniciar o uso deve conversar com um médico que poderá avaliar se esse chá é recomendado ou não para o seu caso em especifico. Entre as pessoas que são proibidas de consumir o chá dessa planta encontram-se gravidas, pessoas que sofrem com hepatite, cálculos bilhares, inflamação do pâncreas ou vias bilhares. Não deve-se ingerir uma quantidade maior do que duas xícaras do chá diariamente.

Como esse chá deve ser consumido?

Aproveita-se da planta o caule, as folhas e os óleos essências usados para fins medicinais. Comumente comercializado na forma de chá em mercados e casas de produtos naturais. Se comprar o chá da planta em sachês é só dispor em uma caneca e adicionar agua quente. Se possuir a arvores em sua casa, higienize as folhas e coloque-as em uma leiteira com agua quente par fazer o chá de boldo do Chile.

Existem outras maneiras de usufruir da planta dependendo do que se pretende alcançar com seus benefícios. Algumas pessoas relatam melhora da pele se o chá for consumido a partir de uma infusão de até 10 horas das folhas em agua morna por uma semana.

Para que é indicado o chá de boldo do Chile?

O chá da planta é indicado para pessoas que sofram com cálculo biliar, reumatismo, diarreia, insônia, ressaca por ingestão de bebidas alcoólicas, cólicas, gota entre outras doenças. Mas mesmo tratando-se de um produto natural deve ser recomendado por um médico.

Efeitos colaterais de consumir esse chá em excesso

Ele não deve ser consumido em excesso pois do contrário pode causar diarreia, vomito, convulsões, alterações do sistema nervoso, pode ser abortivo ou contribuir para a má formação do feto se a mulher estiver no início da gestação, entre outros efeitos, alguns ainda desconhecidos.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *