Remedio natural para Ansiedade: quais os mais famosos?


Nos últimos anos, a ansiedade, assim como a depressão, já foi e ainda é chamada por alguns de o mal do século. Alguns atores apontam que a sociedade nunca se mostrou tão ansiosa quanto atualmente. Neste contexto, diversas opções são exploradas e aplicadas, visando amenizar esse sentimento muitas vezes incômodo. A seguir, conheça maiores informações sobre a ansiedade, o transtorno ansioso e os remédios naturais de maior destaque.

Quais são os principais remédios naturais para ansiedade?

Há muito tempo opções naturais são exploradas e aplicadas nos mais diversos setores na saúde, seja para complementar ou para substituir tratamentos. No entanto, nem todas as alternativas dispõem de comprovações científicas e sem dúvidas, devem ser buscadas com cautela e auxílio profissional. Veja a seguir os remédios naturais que recebem um maior destaque ao se falar da ansiedade:

Camomila: a Matracaria recutita apresenta um efeito calmante, é uma das opções mais famosas pelo senso comum para promover o efeito tranquilizante. Normalmente as folhas e flores são usadas para o preparo de chás;

Passiflora: com nome científico de Passiflora incarnata, trata-se de uma espécie de maracujá, que de acordo com pesquisas, contribui para amenizar e exercer um maior controle das crises de ansiedade. Comumente é usada para infusões e é possível encontrar em alguns medicamentos seu princípio ativo;

Valeriana: dados indicam que as propriedades extraídas da raiz da Valeriana officinalis contribuem com uma melhor noite de sono, o que gera impacto no dia a dia de forma geral. Além da produção de fitoterápicos, essa opção natural também é aplicada em infusões;

Melissa: em alguns locais, a Melissa officinalis também recebe o nome de erva-cidreira e apresentam um efeito sutil de calmante. O seu uso em chá é muito famoso para quem deseja se tranquilizar.


É preciso levar em consideração que ao serem combinadas com outros medicamentos, as opções naturais podem apresentar reações muito desagradáveis, por exemplo, a passiflora, embora seja calmante, ao ser combinada com outros remédios, pode levar a sonolência excessiva. É um fator que reforça a necessidade de sempre buscar um médico.

remedio natural para ansiedade

Diferença entre ansiedade e transtorno de ansiedade

Todos os seres humanos apresentam a ansiedade, trata-se de um sentimento que pode se caracterizar por certo desconforto, nervosismo ou leve preocupação. Normalmente, são sensações desencadeadas por datas ou situações específicas.

No entanto, existe o transtorno de ansiedade, onde essas sensações são intensificadas, independentemente de um motivo aparente como gatilho ou não. Além disso, é possível que sintomas físicos apareçam, como tremores, dores de cabeça, dificuldade para respirar, entre outros, que são capazes de atrapalhar a rotina dos portadores.

Caso perceba sintomas incomuns e esteja se sentindo ansioso de forma frequente e intensa, busque um profissional para alcançar um suporte adequado e ter o tratamento necessário para seu caso.

Atenção

Conforme citado acima, algumas pessoas buscam opções naturais para substituir ou complementar as medicações indicadas para amenizar o sentimento ansioso, porém, é preciso considerar que ser natural, não significa a ausência dos efeitos colaterais e outro fator deve ser levado em consideração: a autenticidade. É preciso ter orientação médica sempre e conhecimento se o meio não convencional é seguro para a sua saúde.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *