O que é candidíase?


A candidíase é um problema muito comum entre as mulheres, mas muitas ainda têm vergonha de admitir tê-la. É um problema tratável que pode sumir em poucas semanas, mas pode retornar de acordo com o estilo de vida, técnicas de higiene e outros fatores. Muitas mulheres podem até ter candidíase e não sabem, pois desconhecem os seus sintomas e assim não podem identificar.

O mais indicado é fazer consultas periódicas ao médico, pois assim ele sempre poderá identificar quando houver qualquer tipo de problema. A seguir, saiba mais sobre a candidíase.

O que é candidíase? (Foto: Divulgação)

Entenda o que é a candidíase

A candidíase é uma infecção vaginal causada por um fungo que faz parte da nossa flora vaginal saudável e pode ser encontrado em baixas quantidades no nosso organismo. No entanto, esses fungos acabam se proliferando e causando a infecção, quando o nosso corpo está com a imunidade baixa ou ainda sofrendo com o estresse.

Esse fungo se prolifera na região genital, pois essa é a região do corpo feminina mais quente e úmida. É uma doença comum e simples de ser tratada, não sendo considerada uma doença sexualmente transmissível. Pessoas com diabetes, em períodos menstruais, que tomam anticoncepcionais e/ou antibióticos, são mais propensas a desenvolver a candidíase.

O que é candidíase? (Foto: Divulgação)

Principais sintomas da Candidíase

Os sintomas da candidíase tendem a variar de uma pessoa para pessoa, além de poderem se manifestar de forma diferente em cada nova infecção. Entretanto, há alguns sintomas mais comuns, que tendem a aparecer em grande parte dos casos. É preciso verificar se eles são leves, moderados ou mais complicados.


Na maioria dos casos, os sintomas são: coceira na região íntima, aumento do corrimento branco, ardência na região próxima à entrada da vagina e leve inchaço dos lábios vaginais. Há outros sintomas que são menos comuns, mas que podem ocorrer: dor durante a relação sexual, ardência ao urinar e feridas na região da vagina.

O que é candidíase? (Foto: Divulgação)

Veja como prevenir a Candidíase

A candidíase pode ser evitada e prevenida, basta que você siga algumas dicas e mude alguns hábitos. Muitas mulheres podem sofrer com candidíase recorrente, quando a infecção ocorre com grande frequência.

Você deve evitar usar desodorantes e produtos com cheiro na região íntima, além de evitar ficar estressada e tentar manter uma vida saudável, se alimentando corretamente e entregando ao corpo todos os nutrientes que ele precisa, para manter o sistema imunológico forte. Evite também consumir alimentos com grandes quantidades de açúcar, evite tomar banhos muito quentes e troque sua calcinha após fazer exercícios.

O que é candidíase? (Foto: Divulgação)

Tratamento para Candidíase

A candidíase é um problema desconfortável, mas na maioria das vezes pode ser tratada e, se você seguir as dicas acima, poderá evitar que ela venha a surgir novamente. O tratamento da candidíase geralmente é feito com cremes indicados pelo seu médico ou ainda através do consumo de um comprimido vaginal.

É ideal que você procure o seu médico para ele avaliar o problema e lhe indicar o melhor tratamento. Talvez apenas o uso de um creme vaginal por uma semana seja o suficiente para curar.

Sugestões ou dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *