Corrimento marrom: aprenda como cuidar e por que ocorre!

Gostou? Compartilhe:

Corrimento marrom é um tipo de secreção que costuma deixar as mulheres preocupadas. Entenda as principais causas e como cuidar do problema que está desencadeando o fluído.

O corrimento vaginal costuma ser algo natural na vida de uma mulher, isso quando ele acontece de maneira fisiológica e não tem qualquer relação com doenças ginecológicas. A secreção, considerada normal, se origina na vagina ou no colo do útero, especialmente quando a mulher está em idade reprodutiva. Esse fluído serve para dificultar o aparecimento de infeções, limpar e manter a região vaginal lubrificada.

O corrimento marrom pode ter diferentes causas. (Foto Ilustrativa)

O corrimento marrom pode ter diferentes causas. (Foto: Divulgação)

Os ginecologistas consideram um corrimento normal aquele que tem odor fraco, além de coloração branca, transparente ou leitosa. No entanto, a secreção pode adquirir um aspecto anormal, capaz de sinalizar algum problema de saúde. A mulher deve se preocupar quando o fluído adquire coloração amarelada ou amarronzada.

Por que ocorre corrimento marrom?

Veja a seguir alguns causadores do corrimento com coloração marrom:

Fim da menstruação: muitas mulheres produzem uma secreção marrom quando estão no final do ciclo menstrual. Isso acontece devido à eliminação de tecidos e sangue coagulado. Esse corrimento amarronzado é liberado por até 3 dias.

Doenças: o fluído marrom também pode indicar algum problema de saúde, como candidíase, tricomoníase e até mesmo câncer ginecológico. Para identificar uma infecção, por exemplo, a mulher deve observar se o corrimento marrom está acompanhado de outros sintomas, como dor, ardência, coceira e vermelhidão.

Gravidez: o corrimento amarronzado não é o sintoma mais comum de gravidez, mas ele pode sinalizar que o embrião se implantou no útero. Para ter certeza da fecundação, a mulher deve realizar um exame.

Anticoncepcional: quando a mulher utiliza um método contraceptivo, como é o caso do implante ou da pílula, ela pode produzir corrimento marrom antes da menstruação ou no lugar do ciclo menstrual. Nesse caso, a quantidade considerada “normal” não pode ser superior a 4 dias.

Anúncio Patrocinado:

Outras causas: trauma, atrofia vaginal, ameaça de aborto, alterações hormonais, mioma ulterino e entrada de um corpo estranho.

Como cuidar?

O corrimento marrom pode sinalizar uma infecção. (Foto: Divulgação)

O corrimento marrom pode sinalizar uma infecção. (Foto: Divulgação)

Se o corrimento marrom for causado pelo fim da menstruação ou pelo início da gravidez, então a mulher deve esperar um prazo de 3 dias. Se o fluído continuar e se manifestar na companhia de outros sintomas, como dor abdominal e cheiro forte, então a solução é ir ao ginecologista.

Para fazer o diagnóstico, o médico realiza uma avaliação clínica dos sintomas. Ele também pode pedir um exame ginecológico, a fim de identificar sinais de inflamação na vagina. Nesse procedimento, uma amostra do corrimento é coletada, pois só assim é possível fazer uma investigação mais aprofundada do problema.

O melhor tratamento para corrimento marrom depende da causa. No caso de uma paciente com infecção, o médico receita antibióticos ou antifúngicos para tratar o problema e amenizar os sintomas. Vale destacar, ainda, que não existe uma única forma de tratamento para todos os tipos de corrimento.

Agora você já conhece as principais causas de corrimento marrom e como tratar o problema. Fique atenta a sua saúde íntima e faça os exames ginecológicos de rotina.

Recomendados para você:


Gostou? Compartilhe:

30 comments

  1. Pingback: Cólica menstrual: 3 dicas para aliviarMulher Beleza

  2. Eu estava preocupada, quando minha filha de 11 anos (que ainda não menstruou) disse que tinha um corrimento marrom claro e um pouco amarelado na sua calcinha, então eu estou pesquisando o que pode ser e como tratar, felizmente eu achei este site, bem explicativo e com respostas claras e muito úteis… Mesmo sem saber exatamente o que pode ser, vou esperar um prazo de três dias e ver como tudo vai se sair. Obrigada!

  3. Mariana

    Queria saber, quando se menstrua 2 vezes ao mês a primeira quase n sai nd depois de um tempo menstrua dnv só qe sai smp um sangue preto as vezes marrom … e isso faz mais de uma semana. .. oqe isso qer dizer ?
    O remédio ( ciclo 21) ou doença?

  4. Iara aquino

    Minha irmã estar com um corrimento marrom, levei ela no ginecologista e a medica disse que não tinha nada de errado com ela, pois ela fez o exame de preventivo. Como explicar isso, sendo que no resultado do exame não deu nada.
    Ela chegou a pensar que seria pelo fato dela fazer relação sexual com o namorado dia sim, dia não. Como explicar?

  5. Suelen

    Esse site é top. Muito conteúdo de qualidade. Espero que sempre continue postando algo de valor..topppp

  6. Maitê

    Estou com corrimento marrom sem nenhum sintoma e nenhum odor, porem dura o ciclo inteiro? Pode ser devido ao anticoncepcional???

  7. Luciana Bertolini rocha

    Eu fico com esta borra marrom por 3 a 4 dias. Depois desce a menstruação. Isso acontece todo mês o que pode ser.

  8. Marília Desenso

    Excelente dicas sobre a candidíase, estava procurando maiores informações e foi aqui no seu blog que encontrei, muito obrigada pelas dicas, vou começar a colocar em prática para começar o meu tratamento.

  9. jucimara

    Sou jucimara ,tenho tres dias q estou com corrimento marron .e dores no pe da barriga .ñ tou usado manda para evitar sera q estou gravida,mestruei no 29 de junho

  10. Stheffany Monick

    Apareceu um corrimento marrom apenas ontem e até agora mais nada. Faltando 2 dias hoje pra menstruação vir as vezes ocorre um ciclo mais curto mas até agora nada. O que pode ser?

  11. Leyde

    Tomei a injeção de deprovera em abril e no caso eu não menstruo com ela porém no dia 27 de Junho até dia 13 de Julho comecei a ter mínimos sangramentos que se iniciou com um sangue rosado depois sangue vivo e por fim um corrimento marrom porém não tomei mais a injeção e nenhum outro metado contraceptivo mas até hj tem saído este corrimento em dias intercalados e sangue vivo oque pode ser??? Espero resposta

  12. Tive relações com um rapaz e ele me machucou por dentro e logo após tive esse corrimento amarronzado ou às vezes até mesmo um sangramento amarronzado estou preocupada por que faz 5 dias e não parou ainda

  13. Claudia

    Estou muito preocupada. A um ano e oito mês minha menstruação não vem,a mis ou menos vinte dias estou com um corrimento acompanho de pedaços de sangue coalhado, fui ao medico ele passou exames de sangue e um transvaginal, mostrei a ele segundo ele td certo.só estává com um pequeno sangrento devido a posição do sexo que tinha feito,ele passou metronidazol durante 8 dias, mas ainda continua saindo.o que faço? Me ajudem

  14. Joziane

    Ola
    A alguns meses eu estava com coceira e muito corrimento amarelo,dai consultei o doutor me passu Metronidazol pomada e comprimido…. Dai fiz o preventivo e ele me passou nistatina e fluconazol…
    Antes de eu começar a usar a Nistatina tive relaçao e ai no mesmo dia comecei ter sangramento e corrimento marrom,mais no segundo dia parou,ai comecei a usar a Nistatina pomada…
    Passando uns 5 dias começou sair corrimento marrom,mais estou usando a pomada ainda!!! O que pode ser?? Alguem pode me ajudar??

  15. fabiana Francisca Ribeiro Nogueira

    Falta 2 dias pra acabar o Elani ciclo e quando acaba desce no 5 dia de pausa, mas faltando 2 dias pra acabar está vindo um corrimento marrom escuro o que pode ser….
    Minha bebê tem 6 meses…
    E a segunda cartela de anticoncepcional que estou tomando… Tenho relação somente no usa pílula…
    O que pode ser?

  16. Andreia silva

    Fiz um exame citológico e o resultado foi de inflamação por bactéria .
    Comecei a fazer o uso de uma pomada receitada pela ginecologista.
    Após 6 dias começou a sair um líquido amarronzado,sem odor .
    O que pode ser????

  17. Karoline cruz maria

    Gostaria de saber quando vem em quantidade bem pequena de borra de cafe durante 3 dias ..
    E sinal de gravidez ?

  18. Lara sthefany

    Bom eu mestruei pela primeira vez tenho 12 anos ai minha mestruação parou ai apareceu isso penseiq ue foi diarreia kkk so que aconteceu isso denovo pesquise esse site e amei

  19. Regiane

    Ta com uma semana que tou com corrimento marron e nao estou no periodo mestrual .tou preocupada o q pode ser ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *