Drenagem Linfática: Como é feita? Quais os reais benefícios?


Leia mais sobre a Drenagem Linfática  aqui nesse artigo, a técnica que faz mulheres perder peso através de massagens específicas!

Como já falamos anteriormente a Drenagem Linfática é um procedimento realizado através de massagens, cuja função principal é acelerar a ação do sistema linfático. Esse procedimento pode ser uma grande aliada das mulheres, que sofrem com as alterações do corpo por causa dos hormônios da menstruação, inchaço, gravidez e outros.

Drenagem Linfática

Na verdade, além do auxílio com os inchaços hormonais, a drenagem linfática desperta muito interesse, porque muitas  mulheres acreditam que ela pode fazer emagrecer  (de fato ela traz benefícios) e que para isso, bastaria  fazer a drenagem linfática para queimar gorduras.

Ao longo desse artigo você irá se informar e verá que não é bem assim! Separamos indicações sobre mitos e verdade, além de uma dica preciosa para que você faça sua drenagem linfática em casa. Siga à leitura!

 A importância do Sistema linfático

Antes de qualquer coisa, você precisa saber que o sistema linfático é uma importante função do seu organismo, pois ele é uma rede complexa de órgãos linfoides, linfonodos, ductos linfáticos, tecidos linfáticos, capilares linfáticos e vasos linfáticos que produzem e transportam o fluido linfático (linfa) dos tecidos para o sistema circulatório, ou seja, é constituído por uma vasta rede de vasos semelhantes às veias (vasos linfáticos), que se distribuem por todo o corpo e recolhem o líquido tissular que não retornou aos capilares sanguíneos, filtrando-o e reconduzindo-o à circulação sanguínea.

sistema linfatico funcionamento

O sistema linfático tem três funções principais:

  1. Ele mantém o equilíbrio de fluidos entre o sangue e os tecidos, conhecido como homeostase fluida.
  2. Faz parte do sistema imunológico do corpo e ajuda na defesa contra bactérias e outros intrusos.
  3. Facilita a absorção de gorduras e nutrientes lipossolúveis no sistema digestivo.

Além disso, o sistema linfático também é um importante componente do sistema imunológico, pois colabora com glóbulos brancos para proteção contra bactérias e vírus invasores.

Este sistema tem pequenos vasos especiais chamados lacteais. Estes permitem absorver gorduras e nutrientes solúveis em gordura do intestino. Eles trabalham com os capilares sanguíneos na membrana superficial dobrada do intestino delgado. Os capilares sanguíneos absorvem outros nutrientes diretamente na corrente sanguínea.

Indicações para Drenagem Linfática

A massagem terapêutica atua na prevenção de celulite e ajuda a limpar toxinas que formam os nódulos de gordura. Isso elimina o inchaço do corpo e aumenta a oxigenação da pele em curto prazo. O método ainda deixa a pele com uma aparência mais saudável, além de proporcionar uma melhor circulação sanguínea.


A indicação principal é para as mulheres  que costumam passar por quedas das taxas hormonais em vários momentos da vida, como menstruação, TPM, gestação e menopausa. Trabalhando a circulação sanguínea por meio da drenagem linfática, é possível normalizar um pouco melhor essas taxas hormonais, melhorando o bem-estar e ganhando mais saúde.

A Drenagem linfática também é indicada para pessoas que fizeram cirurgias (estéticas ou não), pois esse procedimento ajudaria a aliviar os inchaços e a fluidez dos líquidos linfáticos do corpo.

Mitos X Verdades da Drenagem linfática:

Drenagem Linfática mito x realidade

Combate a Celulite

Ao entender o funcionamento do sistema linfático, podemos perceber melhor como a celulite aparece. Existem impurezas debaixo da pele, e a linfa não consegue limpar tudo. Estas impurezas misturam-se com gordura e criam pequenos entupimentos sólidos debaixo da pele, a celulite. A drenagem linfática ajuda na sua remoção pois ajuda a soltar estes nódulos entupidos.

A drenagem linfática é indicada para a eliminação de líquidos e toxinas acumuladas,  levando à diminuição de medidas do corpo.

Drenagem Linfática

 

Reais benefícios da drenagem linfática para nossa saúde:

  • Elimina os líquidos, resíduos e toxinas do corpo.
  • Ajuda no combate à celulite.
  • Elimina o inchaço do corpo
  • Ativa a circulação
  • Auxilia no pré e pós-operatório
  • É desintoxicante
  • Contribui para a eliminação da celulite
  • Desincha e coopera com o emagrecimento

Como fazer em casa?

Siga os passos abaixo:

  1. Deitar de barriga para cima e aplicar um creme hidratante
  2. Fazer a primeira massagem em movimentos circulares começando a partir do umbigo em direção à virilha. Fazer 5 a 10 vezes
  3. Fazer massagem em movimentos de fora para dentro e de cima para baixo indo em direção à virilha, pressionando o abdome. Fazer de 5 vezes a 10
  4. Faça massagens na parte lateral do abdome. Começando de cima para baixo. É necessário pressionar levemente a barriga até no quadril. Fazer este movimento de 5 a 10 vezes.

Ou ainda você pode seguir as seguintes dicas:

Drenagem Linfática fotos

Não esqueça que qualquer procedimento em saúde deve ser realizado por profissional habilitado. Por isso, é indispensável que você procure ajude profissional! Sua Saúde é coisa séria , cuide-se!pra quem quer emagrecer, sugiro ler sobre emagtramina. Até a próxima!

Gostou desse assunto? Foi útil à você? Aqui no Guia do Corpo você fica sempre informado, pois  há muitos artigos sobre saúde e cuidados com seu corpo. Deixe seu comentário ou dúvida!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *