Saude

Ressaca: dicas para evitar e como curar!




Exagerou e ficou de ressaca? Veja nossas dicas para curar a ressaca e evitar que ela ocorra na próxima vez que beber.

Quem nunca exagerou na bebida e acabou sendo visitado pela ressaca? Quem costuma beber socialmente vez por outra pode acabar sentindo o desprazer de ter uma ressaca, algo que não é nem um pouco legal. Pensando nisso, hoje em nosso site vamos mostrar o por que ela ocorre, como evitar e dar algumas dicas do que fazer se você já estiver sofrendo com ela. Acompanhe com a gente.

O que é a ressaca?

ressaca

Indo direto ao assunto, o termo ressaca,  é uma palavra em cuja etimologia estão presentes os significados “mal-estar após libertinagem” e “dor”, é uma frequente, embora desagradável, experiência entre as pessoas que bebem até atingirem o nível de embriaguez. A ressaca sempre se associa à intoxicação aguda de álcool, inicia-se cerca de 6 a 8 horas após cessar o consumo e pode durar até 24 horas. Os sintomas da bebedeira duram até o fígado conseguir neutralizar todo o álcool que circula no sangue, e como explicamos acima, pode levar horas. Mas depois, é a hora da ressaca!

Sintomas

Na ressaca sentimos a boca seca com gosto amargo, tontura, fraqueza nas pernas, dor de cabeça e caso você esteja com o estômago vazio, pode acrescentar enjoo e vômitos nos sintomas. Muitas vezes a diarreia aparece também com um cheiro de álcool “no ar”.

ressaca

Dicas para evitar a ressaca

Não beba de estômago vazio
Não é porque as bebidas alcoólicas têm (muitas) calorias que elas contam como refeições. Beber de estômago vazio faz o álcool ser absorvido mais rapidamente – com ele cheio, é o contrário. É importante comer bem antes de tomar todas.

Evite as misturas

Você não é alquimista, então evite misturar tudo o que vê pela frente.
Cerveja + vinho + vodka + catuaba + whisky = ressaca pré-coma alcoólico, tome cuidado!

Intercale a bebedeira com água

ressaca

Uma dica super importante, é que entre um drink e outro, sempre beba água, suco ou refrigerante. A água ajuda a diluir a quantidade exorbitante de álcool do seu organismo (você faz mais xixi e elimina o “veneno”). Já o açúcar do suco ou refrigerante (a famosa glicose) também ajuda a te salvar da ressaca no dia seguinte.

Outras dicas úteis:

– coma frutas antes de beber. A frutose, açúcar presente nesses alimentos, evita que o nível de açúcar no sangue diminua com a bebida;

– nunca beba de estômago vazio;

– evite alimentos de digestão difícil, como feijoada e carnes vermelhas, e escolha bebidas com menor teor alcoólico, como cervejas leves;

– reserve um tempo entre as comemorações para dormir à tarde e se alimentar em intervalos regulares;

– depois de beber, tome pelo menos meio litro de água antes de dormir;

Dica: quanto mais escura a bebida destilada, mais congêneres ela tem e mais forte a ressaca. Tequila, rum, whisky são tiro e queda.

Ela já chegou! Como curar?

A dica número um para curar a ressaca é beber muita água, especialmente se estiver calor. Água de coco, sucos naturais e isotônicos também ajudam na reposição de minerais. Mas existem outras dicas:

– Analgésicos só em último caso, seu estomago já estará perturbado, e esses remédios agridem ainda mais.

– Evitar alimentos gordurosos e excesso de cafeína

– Mesmo sem vontade de comer, é preciso se alimentar adequadamente e optar por alimentos leves.

– Tentar dormir. O corpo precisa de tempo para descansar e se

Conclusão

Bom pessoal, lembrem-se sempre que exageros sempre irão fazer mal para a saúde, mesmo que você siga as dicas acima, elas não garantem que você pode exagerar e não ter ressaca, servem apenas para tentar remediar a situação.

Ah e nada de beber e dirigir hein? Já falamos em outros artigos aqui também, sobre várias doenças, como por exemplo o famoso calcanhar de maracuja(imagens fortes) sugiro a leitura do artigo.

Dúvidas ou sugestões de novos artigos deixem aí nos comentários.

One Comment

  1. Tenho muitas dificuldades para emagrecer, espero que agora que encontrei seu site consiga colocar essas dicas em prática e alcançar o meu peso ideal. Obrigada por comparilhar seu conhecimento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.