Corrimento Branco: causas, tratamento e mais!


Corrimento branco pode ser o alerta de alguma complicação nos órgãos reprodutores, confira por que ocorre e o que fazer

O corrimento de aparência esbranquiçada que ocorre alguns dias antes do período menstrual é um dos sinais da ovulação, portanto, pode ser considerado normal. No entanto, quando o corrimento também é frequente no restante do mês e apresenta odor forte, é preciso ficar atento a possíveis doenças.

Corrimento Branco

O corrimento pode aparecer alguns dias antes da menstruação. (Foto: Divulgação)

Corrimento branco – por que ocorre?

O corrimento branco ocorre devido a uma série de fatores. Nos homens, ele sempre está relacionado a Doenças Sexualmente Transmissíveis, por este motivo, é indispensável a orientação e o acompanhamento médico para acabar com o problema.

Nas mulheres, é preciso observar quando e como o corrimento branco ocorre para determinar uma causa. Se além da cor branca ele causa coceira, pode ser uma reação alérgica de sabonetes, tecido da roupa íntima ou ao absorvente interno. Nesse caso, opte pelos sabonetes íntimos que controlam o pH, utilize somente calcinhas de algodão e troque o absorvente interno pelo coletor menstrual.

Já se o corrimento é frequente, causa coceira, ardência e possui odor desagradável, pode ser um dos sinais da candidíase. A doença é muito comum nas mulheres, principalmente durante épocas do ano de muito calor. A candidíase é causada pela proliferação de fungos região íntima e tem tratamento.


Como evitar o corrimento branco?

Se o corrimento for uma reação alérgica, ele acontecerá logo após o uso de determinados produtos como sabonetes, tecidos que irritam a pele, absorvente interno ou até mesmo amaciante de roupas. Depois de descobrir o causador da alergia, basta suspender o uso do produto.

Corrimento Branco

Esse tipo de corrimento pode ser causado por alguma reação alérgica. (Foto: Divulgação)

A candidíase apresenta outros sintomas além do corrimento esbranquiçado, a coceira, irritação, vermelhidão e até mesmo ardência para urinar. A doença também modifica o odor natural da região íntima, que se torna mais forte. Os fungos causadores da candidíase vivem naturalmente no organismo e não causam sintomas, no entanto, eles aproveitam da baixa resistência do organismo para se proliferar.

Alguns fatores facilitam o desenvolvimento da candidíase, mulheres grávidas, por exemplo, são mais suscetíveis a doença e devem procurar um ginecologista ao constatarem qualquer alteração considerada anormal envolvendo a região íntima. É importante evitar roupas de tecido sintético, calças e shorts muito apertados e manter uma alimentação saudável para prevenir a doença.

Como cuidar do Corrimento Branco?

O corrimento branco causado pela candidíase deve ser tratado com ajuda de um especialista, através dele será dada a receita da medicação ideal para acabar com o problema e todas as orientações necessárias para evitar que o fungo se manifeste novamente.

Se o corrimento tiver alteração na cor e passar a ser amarelo ou esverdeado, a atenção deve ser redobrada, já que pode ser um sinal de infecções ainda mais graves como a tricomaníase e a gonorreia. O tratamento é fácil, mas caso o organismo não receba a medicação necessária, essas doenças podem causar infertilidade.

Procure sempre seu médico!

Pra quem procura ficar com a pele bonita, sugiro ler sobre o colastrina, o artigo é bem interessante.

Sugestões de outros artigos podem deixar nos comentários!


1 comment

  1. Hosting

    Como ja dissemos, durante a gravidez o corpo da mulher passa por diversas alteracoes hormonais. O corrimento considerado normal nessa fase nao tem odor e e de cor clara e nao representa nenhum risco para a gestante nem para o bebe. Porem, e importante conversar com o seu medico caso voce sinta coceira, se o seu corrimento apresentar cheiro forte ou se voce apresentar outros sintomas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *