Trabalhar home office pode ser prejudicial a saúde: entenda


A pandemia de coronavírus forçou muitos de nós a trabalhar home office, muitas vezes em circunstâncias não ideias. Veja como Trabalhar home office pode ser prejudicial a saúde

Muitos funcionários não tiveram escolha na decisão, tempo limitado para se preparar para a mudança, habilidade de tecnologia desiguais e espaços de trabalho inadequados em casa. 

Sem dúvida, tivemos que passar por muitas mudanças em diferentes áreas de nossas vidas. Os hábitos mudaram. Hoje, por exemplo, a realização de cotação online de plano de saúde se tornou mais comum. As pessoas estão buscando resolver o máximo possível de questões sem precisar sair de casa. Mas quando se trata de trabalhar home office, será que isso pode ser prejudicial a saúde? 

Mesmo com as dificuldades que muitas pessoas passaram para se adaptar ao formato de trabalhar em casa, depois de experimentar a opção, muitos funcionários e empresas prevêem que continuarão a trabalhar home office. Porém, segundo especialistas, o trabalho em casa pode sim ser prejudicial à saúde. Portanto, se você decidir continuar trabalhando em casa após a pandemia, é importante que compreenda quais são os riscos para a sua saúde e como evitá-los. 

Continue a leitura para saber mais! 

Como o trabalho home office pode ser prejudicial a saúde

home office pode ser prejudicial a saúde

Embora trabalhar remotamente certamente tenha suas vantagens, também existem desvantagens significativas que você pode não perceber ao iniciar a prática pela primeira vez. 

Aqui estão alguns dos efeitos negativos de trabalhar somente em casa: 

Pode ser algo isolante

Claro, devido a pandemia de coronavírus, o principal objetivo do trabalho remoto foi o isolamento social. Porém, em um grande período, se você trabalhar em casa todos os dias, pode ser uma experiência muito solitária. Para alguns, estar fisicamente sozinhos durante o dia – e interagir com colegas de trabalho e clientes apenas por e-mail e telefone – não é grande coisa. Mas para outros, a falta de contato pessoal com os colegas de trabalho é um grande problema. 

Uma maneira fácil de evitar isso – se você precisar – é trabalhar em lugares com outras pessoas, como bibliotecas, cafeterias ou espaços de coworking. Mas se isso não for suficiente para aliviar a sua solidão, o seu perfil talvez seja mais adequado para trabalhar em um escritório e não remotamente. 

 

Pode ser difícil ficar conectado com os colegas

Quando você não está fisicamente com seus colegas durante reuniões e almoços, pode ser difícil ficar perto deles em um nível profissional e pessoal. Ao trabalhar home office, é comum sentir-se desconectado ou com medo de seu valor no trabalhado passe despercebido. Por esse motivo, é fundamental falar em reuniões virtuais e inserir seus comentários em chats, cadeias de e-mails e documentos colaborativos. 

Ter conversas fora não relacionadas ao também pode ajudar a fortalecer as conexões com os colegas de trabalho. 

Embora muitas empresas ofereçam ferramentas de comunicação virtuais, como o Slack, por exemplo, os funcionários também podem se beneficiar ao encontrar colegas para almoçar, se possível. 

 

Pode causar problemas de comunicação

Quando você não pode ir até a mesa de seu colega de trabalho ou chefe para tirar uma dúvida, a comunicação pode ser um desafio. Uma das coisas mais importantes é que os gerentes e funcionários tenham uma compreensão clara entre eles. Muitas empresas estão definindo horários regulares para coisas como videochamadas e reuniões semanais, de modo que não houvesse espaço para falhas de comunicação ou qualquer pessoa sendo deixada de fora do loop. 


 

Um estilo de vida altamente sedentário

De segunda a sexta-deira, a realidade de muitas pessoas se tornou estar atrás de uma tela de computador, várias horas por dia, algumas para dormir e algumas poucas outras para fazer algumas coisas em casa. 

Essa rotina está fazendo com que muitas pessoas passem a ter um estilo de vida altamente sedentário. 

Mesmo pessoas que antes não tinham o hábito de praticar exercícios físicos, elas pelo menos podiam caminhar pelo escritório, caminhar pela rua para ir almoçar em algum restaurante, andar para pegar transporte público, etc. 

home office pode ser prejudicial a saúde

O sedentarismo pode causar diversas doenças, como as cardiovasculares, por exemplo. Além disso, a alta carga horária de home office pode ser prejudicial para a coluna

Portanto, se você não se esforçar para cuidar da sua saúde trabalhando em casa, você pode perceber o aumento de inflamação e ganho de peso e até mesmo doenças crônicas. 

Sempre tente fazer pequenas pausas e caminhe pela casa. Se possível, também faça exercícios físicos. Mesmo que você ainda não queira sair de casa para ir a uma academia, ou fazer uma caminhada na rua, pode fazer exercícios na sua própria casa. 

 

Além disso, tenha uma carga horária definida de trabalho. Não se sobrecarregue e saiba a hora de descansar. 

 

Conclusão

Agora que você já sabe como trabalhar home office pode ser prejudicial à saúde, caso esteja trabalhando em casa, tenha muito cuidado com os seus hábitos. 

Entenda que é necessário saber a hora de parar para descansar. Além disso, faça o máximo possível de esforço para se manter em movimento, nem que sejam poucos minutos do seu dia, sempre tente fazer alguma atividade física. 

Também é importante se dedicar para manter uma boa comunicação com os seus colegas de trabalho. 

Outra dica importante é procurar a ajuda de profissionais de saúde, caso sinta que é necessário. Por exemplo, você pode procurar por um psicólogo, já que a saúde mental também é muito importante, ou um cardiologista, para ver como está a saúde do seu coração. 

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *