Semente de chia: Emagrece? O que faz no corpo?Saiba já


Semente de chia traz enormes benefícios para o corpo,conheça todos eles, propriedades, como faz emagrecer e até onde comprar mais barato!

Quando o assunto é bem estar, saúde e ficar em forma, o que não faltam são opções de produtos no mercado, sendo que os naturais são os preferidos das pessoas por não possuírem efeitos colaterais. Um dos alimentos que vem ganhando usuários em todo país, é a semente de chia,  que promete queimar gordura e te deixar mais feliz, como uma alternativa muito mais natural do que termogenicos industrializados como o scorpogenico por exemplo.

A seguir vamos contar tudo sobre a semente e como você pode se beneficiar com ela! Acompanhe!

semente de chia

Origem da chia

A chia é uma planta originária das das regiões da Guatemala, do México e da Colombia, entre América Central e América do Sul, e são usadas a milhares de anos pelos povos que viviam nessas áreas. A medicina descobriu a semente de chia a pelo menos cem anos, e desde então, seu uso tem beneficiado muitas pessoas, que buscam alternativas menos agressivas para a saúde.

Onde comprar mais barato?

Na loja Walmart foi onde achei o preço mais em conta:

Benefícios da semente de chia

Fibras

Uma das propriedades da chia que são muito buscadas, principalmente pelas mulheres, é a função emagrecedora. Isso se deve ao alto de teor de fibras que a semente possui, garantindo saciedade. No estômago, a chia entra em contato com líquidos e forma um gel que passa a sensação de que você está sem fome. As fibras também são responsáveis pelo bom funcionamento do intestino.

Ômega 3

A semente de chia é um dos alimentos com maior índice de ômega 3, sendo que 100g de chia, chega a ter oito vezes mais que um pedaço médio de salmão. O ômega 3 é chamado de “gordura amiga”, já que é responsável pela saúde do coração, do sistema circulatório e ajuda a reduzir os níveis de colesterol, prevenindo infartos.


Cálcio

Essa é uma dica interessante para quem é intolerante à lactose (ou simplesmente resolveu banir a substância da dieta): A chia também é uma importante fonte de cálcio! O seu consumo regular pode prevenir a osteoporose, doença que atinge principalmente os idosos.

Antioxidantes

A chia também é um alimento rico em antioxidantes, substâncias que previnem o envelhecimento precoce das células, podendo contribuir na prevenção de certos tipos de câncer.

Qualquer pessoa pode usar a semente de chia?

Como se trata de um produto natural, a semente de chia não possui contra indicações, sendo que ela pode ser usada por qualquer pessoa. A única questão que merece atenção é em relação ao seu uso exagerado, que pode levar ao ganho de peso, já que cada colher de sopa de chia contém em média 80 calorias.

semente de chia

Como consumir semente de chia?

A chia é uma semente extremamente versátil e vai bem com uma série de receitas, desde pães e saladas até shakes, já que o seu sabor é bem leve e não compete com o sabor dos alimentos. Em todos os casos, o mais importante é acrescentar a semente na hora do consumo, para preservar seus componentes. Confira nossas dicas de consumo da chia:

  • Saladas: A chia pode ser um alimento para incrementar saladas. Para isso, basta salpicar uma porção da semente em uma salada com folhas, legumes e molhos. Porém, é importante que a chia seja acrescentada no momento de consumir, para não perder suas propriedades.
  • Pães: A chia também cai muito bem nas receitas de pães caseiros. Basta acrescentar a chia às receitas tradicionais, como pães assados. Vai bem também em tortas e quiches.
  • Farofas: Também é possível incrementar receitas de farofas com a semente de chia. É só preparar a farofa normalmente e como último ingrediente, acrescentar a semente.
  • Shakes e vitaminas: A chia também combina muito bem com vitaminas de frutas. Para isso bata a fruta de sua preferência com leite, acrescente a chia e bata só para misturar. Adoce à gosto.
  • Frutas: Assim como nas saladas, a chia pode ser usada diretamente sobre as porções de frutas. Se você tiver em dia com a balança, pode usar o mel para adoçar.

Use a sua imaginação e invente novas receitas! Seu paladar agradece! Já falamos aqui também sobre o resveratol, que é bem importante pro corpo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Referências:Vix.com


1 comment

  1. Juliano Cesar

    Apesar de todos os ótimos benefícios citados acima,a chia é um carboidrato e seu consumo excessivo pode ocorrer aumento de peso,problemas intestinais e gástricos,pelo fato de ocorrer o retardo na saída dos alimentos do estômago.

    A absorção de minerais como cálcio e zinco pode ser comprometido com o consumo excessivo de fibras.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *