Alimentação

Tomar leite faz mal? Saiba tudo aqui


Respondemos a pergunta que todo mundo tem curiosidade em saber: tomar leite faz mal?

Há muitos anos, rumores sobre a possibilidade de tomar leite fazer mal, são apontados, não apenas rumores, como também estudos em busca de comprovações a respeito. Afinal, trata-se de um alimento muito presente na vida das pessoas de todas as faixas etárias, principalmente para bebês e crianças. Será que tomar leite faz mal? Entenda as principais informações que rondam essa pergunta no texto a seguir:

Tomar leite faz mal?

Quando se fala do leite de vaca, uma de suas principais vantagens de acordo com alguns profissionais, é a densidade nutricional, que se refere a uma maior presença de nutrientes do que de calorias. No entanto, por mais que muitas pessoas vejam o leite como totalmente saudável, ainda é alvo de controvérsias entre diversos profissionais em torno de seus reais efeitos.

Por um lado, de fato, algumas pessoas possuem intolerância à lactose e esse já é um motivo para uma parcela buscar a distância do leite de vaca. Deve-se levar em consideração que muitas pessoas podem apresentar reações distintas em relação ao estado inflamatório, dependendo muito de seu nível de intolerância. É preciso prestar atenção nos sintomas, tais como diarreia, dor de cabeça, estufamento, mal-estar e dor de estômago.

No entanto, os estudos realizados que visam abordar os pontos negativos do leite, não abordam apenas pessoas alérgicas à proteína do leite de vaca, como outros componentes que o alimento pode ter e seus efeitos no organismo. Uma das teorias questiona o ser humano por ingerir leite de vaca quando adulto, apontando que é algo sem sentido e que os humanos são os únicos mamíferos que fazem isso, sendo esta uma das razões para muitos adultos apresentarem intolerância.

tomar leite faz mal

Outras teorias apresentam um embasamento, melhor, por exemplo, sobre as proteínas, onde estudiosos apontam que o leite apresenta uma concentração maior de proteína do que o corpo humano é capaz de digerir, gerando assim sobrecarga nos rins e comprometimento da absorção de cálcio, que é fundamental para a manutenção da saúde óssea.

Outras linhas de estudo, apesar de tópicos diferentes, também se referem as proteínas, apontando que quando há uma ingestão incorreta de qualquer tipo de proteína, o intestino pode ser comprometido. Ainda mais, há possibilidade da ligação da proteína do leite de vaca com o acúmulo de gordura na barriga, porém, ainda faltam comprovações.

Já em relação ao leite e doenças respiratórias, aponta-se que a intolerância a lactose pode causar certas complicações, incluindo respiratórias. No entanto, é apenas uma teoria, pois pouquíssimos casos de doenças respiratórias apresentam complicação pelo leite.

Faz mal ou não? Pode fazer para algumas pessoas devido a possibilidade de desencadear processos inflamatórios, especialmente quando o consumo é excessivo. No entanto, é preciso citar que ainda há escassez de exatidão para comprovar que de fato o leite é nocivo para todos. O indicado é quem apresenta uma ingestão ruim, tem a possibilidade de buscar outras opções ou amenizar a quantidade, não se esqueça de sempre buscar um médico ao notar sintomas suspeitos ao consumo do leite ou qualquer outro alimento.

Gostaram das dicas?

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *