Alimentação

Proteínas: porque são importantes? Como consumir?


As proteínas são nutrientes essenciais para o nosso corpo e devem ser consumidas diariamente para que nosso organismo funcione corretamente. É possível encontrar a proteína em grande parte dos alimentos, mas ainda assim nem todos ingerem a quantidade recomendada diária desse nutriente.

Muitos acham que se alimentar corretamente irá fazer você perder peso, mas isso só acontecerá se você quiser. Ao se alimentar corretamente você estará dando prioridade para a sua saúde, e de acordo com os alimentos ingeridos, poderá atingir o seu objetivo, seja ele qual for.

proteínas
Proteínas: porque são importantes? Como consumir? (Foto: Divulgação)

Descubra o que são proteínas

As proteínas nada mais são do que moléculas formadas de aminoácidos que são responsáveis pelo crescimento e reparação dos tecidos. Por isso a proteína é tão indicada pra atletas e praticantes de academia que desejam ganhar massa magra: ela atua na recuperação dos músculos, ajudando-os a crescer.

Entretanto, as proteínas ainda possuem outras funções, como atuar na produção de enzimas, hormônios, anticorpos e até mesmo neurotransmissores. As proteínas também ajudam a transportar diversas substâncias pelo nosso corpo, além de atuarem no metabolismo celular. Há as proteínas de origem vegetal e as proteínas de origem animal: as primeiras não são muito indicadas, pois possuem poucos aminoácidos essenciais, enquanto as segundas possuem todos os aminoácidos necessários.

Proteínas: porque são importantes? Como consumir? (Foto: Divulgação)

Porque elas são importantes?

Como você viu acima, as proteínas atuam em diversas ações do nosso corpo e sem elas nosso organismo fica incompleto, não funciona corretamente. Um dos motivos para você consumir proteína é que ela mantém o cabelo e a pele saudáveis, já que são responsáveis pela formação do colágeno, uma substância muito importante capaz de sustentar a pele, prevenir rugas e marcas de expressão. Outro detalhe importante, dessa vez para os cabelos, é que a queratina também é uma proteína, por isso você manterá o seu couro cabeludo recebendo os nutrientes que ele precisa.

Ao consumir proteínas você também estará contribuindo para que seu sistema nervoso funcione corretamente, afinal dois neurotransmissores são feitos a partir de proteína.

Proteínas: porque são importantes? Como consumir? (Foto: Divulgação)

Quantidade diária recomendada de proteína

Todos devem ingerir uma certa quantidade de nutrientes por dia para manter o corpo funcionando corretamente. No caso das proteínas, a quantidade diária recomendada é de 0,8 gramas por quilograma de peso corporal. De modo geral, uma pessoa com 60 quilos deve ingerir 48 gramas de proteína por dia. Você deve fazer o seu peso multiplicado por 0,8 para descobrir quantas gramas de proteína deve ingerir todos os dias.

Proteínas: porque são importantes? Como consumir? (Foto: Divulgação)

Alimentos ricos em proteína

Há diversos alimentos ricos em proteína. A grande maioria pode ser inserida nas refeições principais, enquanto outros são mais para lanches. É possível criar combinações para que você consiga ingerir a quantidade recomendada de proteína por dia.

Os principais alimentos ricos em proteína são os seguintes: carne (as melhores opções são as carnes brancas e magras), ovo (principalmente a clara), cogumelos, arroz, feijão, quinoa, soja, laticínios, sementes, peixes, salmão, entre outros. Se você preferir pode consultar um nutricionista para que ele crie uma alimentação de acordo com suas necessidades.Já falamos tambem sobre o max amora, para quem ja chegou a menopausa que é bem legal.

Importante

Sempre procure seu médico antes de incluir qualquer tipo de proteína em sua dieta ok?

Já falamos em outro artigo sobre o silent snore pra acabar com o ronco, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dúvidas podem deixar nos comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *