Alimentos que melhoram imunidade: conheça todos


Alimentos que melhoram imunidade podem te dar mais saúde e qualidade de vida, confira!

Ter uma alimentação saudável e equilibrada é o que todos os profissionais da saúde recomendam. Manter hábitos saudáveis é capaz de fazer com que todo o nosso corpo funcione corretamente, incluindo o nosso sistema imunológico. Se você sofre com muitos resfriados, gripes e diversas outras patologias, pode ser que o seu sistema imune esteja precisando de atenção. Para isso, não é preciso usar remédios caros, alguns alimentos possuem uma grande influência sobre o sistema e podem te ajudar muito. Veja:

Alimentos que melhoram imunidadeAlimentos que melhoram a imunidade

Castanha-do-Pará

As castanhas-do-Pará são ricas em selênio. Consumir duas castanhas ao dia pode fazer com que o seu sistema imunológico seja reparado e também pode ser muito eficaz no combate aos radicais livres.

Iogurte natural

Os probióticos presentes no iogurte são responsáveis pela manutenção do trato intestinal e ajudam a potencializar as células de defesa do nosso organismo. Além disso, é uma ótima opção de lanche e ajuda na perda de peso.

Alho

O alho possui alto teor de zinco e selênio, importantes agentes no combate a gripes e resfriados. A melhor maneira de incrementá-lo em sua rotina alimentar é utilizando o ingrediente como tempero de suas preparações.

Gengibre

O gengibre é uma raiz capaz de combater doenças cardiovasculares e potencializar nosso sistema imunológico através de suas ações antioxidantes e antibactericidas, fazendo com que os vírus e bactérias não se proliferem com intensidade.

Vegetais de coloração verde

Ácido fólico e as vitaminas B6, B12 e A são importantíssimos na função de fazer com que as células de defesa do nosso organismo amadureçam e possam agir de maneira eficaz no combate às infecções. Entre os alimentos ricos nesses nutrientes, temos a rúcula, o espinafre, a couve e o brócolis.


Frutas cítricas

Você já deve ter ouvido falar que a vitamina C é ótima para prevenir gripes e resfriados e, essa informação está correta. A vitamina C é encontrada principalmente em frutas, como o kiwi, a acerola, a laranja, o limão e o morango e ajuda no fortalecimento do sistema imunológico, além de prevenir doenças do coração e alguns tipos de câncer.

Cebola

Assim como no caso do alho, a cebola também possui alto teor de zinco e selênio. Incluí-la em sua alimentação diária pode fazer com que você fique longe de infecções respiratórias e doenças causadas por vírus.

Tomate

A vitamina E presente no tomate, e também o licopeno, são capazes de combater os radicais livres presentes em nosso organismo, fazendo com que fiquemos protegidos contra doenças cardiovasculares e potencializando nosso sistema imune.

Lichia

A lichia é outro alimento rico em vitamina C, que potencializa o sistema imune e faz com que nosso organismo não sofra com diferentes inflamações. 100 gramas ao dia já são capazes de fornecer todos os benefícios que a lichia oferece.

Cogumelo shitake

O cogumelo do tipo shitake possui um nutriente poderoso na estimulação das células de defesa e do sistema imunológico, a lentinana. Além disso, o shitake possui alto teor de aminoácidos e uma excelente função imunoprotetora.

Frutas e vegetais laranjas

O betacaroteno, flavonoide que produz a cor alaranjada aos alimentos, é capaz de fazer com que a presença de radicais livres em nosso organismo seja minimizada e auxilia na potencialização do sistema de defesa do nosso corpo. Alimentos como batata-doce, cenoura, manga, abóbora e pimentão são ótimas fontes de betacaroteno.

Mel

O mel é um poderoso antibacteriano e possui também ações antissépticas, sendo um excelente alimento no combate a infecções virais e bacterianas. É muito utilizado em chás nos casos de gripes, resfriados e dores de garganta.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *