Quantas calorias tem um OVO?


Aprenda aqui quantas calorias tem um ovo e todos os benefícios que ele pode trazer pro seu corpo e pra sua dieta.

Um alimento fácil de encontrar em qualquer residência, o ovo é um alimento que já causou muita discórdia entre os brasileiros, devido aos seus benefícios e malefícios que pode causar ao corpo. Muitos dizem que os ovos podem ser ingeridos, pois fazem muito bem à saúde; enquanto outros alegam que o ovo possui diversos riscos para o coração. Em meio a tantas opiniões, no que acreditar? Para definir isso, é fundamental que você saiba e conheça as propriedades e os benefícios do ovo. Por exemplo, ele de fato é um alimento muito nutritivo e saudável, podendo sim fazer parte do seu cardápio, desde que você saiba ingeri-lo com moderação e fazer as escolhas certas. O modo como o ovo é preparado influencia diretamente nos efeitos que ele causará no corpo. Um dos mais saudáveis é o ovo cozido, e a seguir você descobre o motivo.

Quantas calorias tem um OVO

(Foto: Divulgação)

Tabela Nutricional do Ovo

A melhor forma de saber os benefícios do ovo e se ele realmente é saudável, é analisando sua tabela nutricional. A tabela nutricional do ovo é a mesma para todos os tipos de ovo, mas pode sofrer alterações de acordo com o modo de preparo que você adotar. Por exemplo, o ovo cozido tende a ser mais benéfico do que o ovo frito. Veja a seguir os principais nutrientes presentes no ovo: – Cálcio; – Vitamina D; – Colina; – Fósforo; – Vitamina A; – Vitamina E; – Luteína; – Zeaxantina; – Gorduras totais, sendo que 2 gramas são de gorduras saturadas.

ovo caloria

 (Foto: Divulgação)

Quantas calorias tem um OVO?

O ovo de galinha é o mais consumido em todo o país, mas há muitos brasileiros que também consomem outros tipos de ovos, como o de codorna e o de pata. O ovo de galinha pode ser consumido frito, cozido, quente e em diversos pratos e refeições. 100g de  ovo de galinha cru possui, em média:


  • Calorias: 143 kcal
  • Proteínas: 13 g
  • Lipídeos: 8,9 g
  • Colesterol: 356 mg
  • Carboidratos: 1,6 g
  • Cálcio: 42 mg
  • Magnésio: 13 mg
  • Fósforo: 164 mg
  • Ferro: 1,6 mg
  • Sódio: 168 mg
  • Potássio: 150 mg
  • Cobre: 0,06 mg
  • Zinco: 1,1 mg

.

quantas calorias tem no ovo cozido

(Foto: Divulgação)

Benefícios do ovo para saúde

São várias coisas boas associadas a seu consumo, tais como:

Retarda o envelhecimento precoce – O alimento possui nutrientes com ação antioxidante, como carotenóides, vitaminas A e E, ácido fólico, zinco, magnésio e selênio, que ajudam a proteger as células da ação danosa dos radicais livres, retardando seu envelhecimento.

Excelente alimento pós treino – o alimento tem ômega-3, que ajuda a diminuir dores e processos inflamatórios causados pelo excesso de treinos.Apesar de tantas qualidades, a principal delas é garantir a reposição da proteína e carboidrato após a atividade física. Aproveite as vantagens dele e o fato de ser um alimento leve para comer à noite e coma o ovo (cozido, poché ou mexido) depois de treinar, segundo sugestão de especialistas.

Vitaminas para unhas e cabelos – O ovo deixa a pele mais bonita e combate a flacidez,  pois é rico em proteínas de alta qualidade, favorecendo, então, a produção de colágeno. Além disso, pode ajudar quem tem cabelo quabradiço e unhas fracas, já que tem vitaminas do complexo B e biotina, um nutriente que promove o crescimento do cabelo saudável e combate a fragilidade das unhas.

 

Dicas para consumir ovo de forma saudável

Embora tenha sido apontado como inimigo do colesterol por muitos anos, um estudo de 1999 da Universidade de Harvard, que analisou 115 mil pessoas durante uma década, concluiu que comer um ovo diariamente não levaria a um aumento do colesterol no sangue.

Para que você usufrua somente dos benefícios do ovo, a principal dica é evitar consumi-lo frito. Sempre prefira ele cozido. Se não conseguir fugir da fritura, ao invés de óleo, coloque água na frigideira. Sugerimos tambem a leitura do ebook 200 receitas low carb que tem muita com ovo cozido e pode te ajudar na perda de peso.

Sugestões e dicas de alimentação podem deixar nos comentários

Referências:  Sportlife


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *