Quantas calorias tem um ovo cozido?

O ovo é um alimento que já causou muita discórdia entre os brasileiros, devido aos seus benefícios e malefícios que pode causar ao corpo. Muitos dizem que os ovos podem ser ingeridos, pois fazem muito bem à saúde; enquanto outros alegam que o ovo possui diversos riscos para o coração.

Em meio a tantas opiniões, no que acreditar? Para definir isso, é fundamental que você saiba e conheça as propriedades e os benefícios do ovo. Por exemplo, ele de fato é um alimento muito nutritivo e saudável, podendo sim fazer parte do seu cardápio, desde que você saiba ingeri-lo com moderação e fazer as escolhas certas. O modo como o ovo é preparado influencia diretamente nos efeitos que ele causará no corpo. Um dos mais saudáveis é o ovo cozido, e a seguir você descobre o motivo.

Quantas calorias tem um ovo cozido? (Foto: Divulgação)

Tabela Nutricional do Ovo

A melhor forma de saber os benefícios do ovo e se ele realmente é saudável, é analisando sua tabela nutricional. A tabela nutricional do ovo é a mesma para todos os tipos de ovo, mas pode sofrer alterações de acordo com o modo de preparo que você adotar. Por exemplo, o ovo cozido tende a ser mais benéfico do que o ovo frito. Veja a seguir os principais nutrientes presentes no ovo:

– Cálcio;

– Vitamina D;

– Colina;

– Fósforo;

– Vitamina A;

– Vitamina E;

– Luteína;

– Zeaxantina;

– Gorduras totais, sendo que 2 gramas são de gorduras saturadas.

Quantas calorias tem um ovo cozido? (Foto: Divulgação)

Calorias do Ovo Cozido

O ovo de galinha é o mais consumido em todo o país, mas há muitos brasileiros que também consomem outros tipos de ovos, como o de codorna e o de pata. O ovo de galinha pode ser consumido frito, cozido, quente e em diversos pratos e refeições.

Anúncio Patrocinado:

O ovo de galinha cru possui, em média, 78 calorias por unidade. Se for cozido ele mantém essas calorias, mas se for frito, as calorias passam para 108. A clara de ovo cozida possui apenas 13 calorias, enquanto a frita possui 22 calorias.

Quantas calorias tem um ovo cozido? (Foto: Divulgação)

Benefícios do ovo para saúde

O ovo é um ótimo alimento, sendo indicado para quem pratica musculação por conter grande quantidade de proteína e ajudar na recuperação muscular. Sem falar que ele pode ser usado no preparo de várias receitas, criando pratos únicos e deliciosos. No ramo da saúde, ele também apresenta várias vantagens para quem o usa.

Por exemplo, devido à vitamina A, o ovo é um ótimo aliado para melhorar a saúde dos olhos. Já por causa da vitamina D e do fósforo ele ajuda a preservar a massa óssea. O consumo de ovo também ajuda a potencializar o funcionamento do cérebro, o que melhora a memória. Para completar ele diminui as inflamações e é ótimo para mulheres grávidas.

Dicas para consumir ovo de forma saudável

Para que você usufrua somente dos benefícios do ovo, a principal dica é evitar consumi-lo frito. Sempre prefira ele cozido. Se não conseguir fugir da fritura, ao invés de óleo, coloque água na frigideira.

Recomendados para você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *