Alimentação

Iogurte natural – faz bem pro corpo mesmo?


O iogurte natural é um alimento que pode ser consumido por grande parte das pessoas e, dependendo do seu preparo, é rico em vários nutrientes. O iogurte é rico em vitaminas e minerais, além de ser rico em proteínas. Entretanto, a quantidade de proteínas, carboidratos e gordura varia de acordo com o tipo de iogurte.

A versão natural do iogurte possui cerca de 63 calorias para 100 gramas, sendo 45% de carboidratos e 33% de proteínas. O iogurte natural pode trazer vários benefícios ao corpo e você conhecerá eles a seguir.

iogurte natural faz bemIndicado para quem quer emagrecer

Você sabia que o iogurte natural pode te ajudar a perder peso? Isso porque as proteínas e o cálcio presentes no iogurte são essenciais para quem deseja emagrecer. No caso das proteínas, elas aumentam sua saciedade e isso influencia diretamente na quantidade de calorias ingeridas.

Já o cálcio tem como função diminuir a quantidade de cortisol no organismo, sendo esse hormônio responsável pelo acúmulo de gordura corporal. Com esses dois nutrientes (proteínas e cálcio), o seu corpo estará livre para emagrecer e queimar calorias.

iogurte natural faz bemBom para o intestino

O consumo de iogurte também irá contribuir para regular sua flora intestinal, pois é rico em probióticos, um tipo de bactérias que compõem a microbiota do nosso intestino. Ao ingerir iogurte regularmente, você estará entregando ao intestino tais probióticos que irão favorecer a absorção das vitaminas e dos minerais.

Será possível evitar e combater a prisão de ventre, a síndrome do intestino irritável, gases, doenças inflamatórias intestinais e vários outros problemas.

iogurte natural faz bemControla a glicemia e a pressão arterial

Se você quer controlar a glicemia e/ou a pressão arterial, o consumo de iogurte pode ser uma boa opção. Os mesmos probióticos mencionados anteriormente também ajudam no controle dos níveis de glicose no sangue, isso porque elas consomem todos os tipos de açúcares e com isso transforma-os em ácidos graxos que são reaproveitados. Dessa forma, a glicose não é absorvida e os níveis de açúcar são controlados.

O iogurte natural ainda é rico em potássio, fazendo com que ele atue no equilíbrio dos níveis de sódio no corpo. O sódio, quando está em excesso, pode contribuir para o aumento da pressão arterial.

Iogurte natural contra a osteoporose

Como já mencionamos anteriormente, o iogurte é rico em cálcio. O cálcio é um mineral fundamental para os nossos ossos, sendo essencial para nosso crescimento e desenvolvimento. O cálcio é importante em todas as etapas da vida, inclusive com o passar da idade.

O nosso tecido ósseo precisará cada vez mais de cálcio para combater a osteoporose e outras doenças ósseas, e uma maneira de obter toda essa quantidade é por meio do consumo de iogurte natural. Entretanto, é preciso ficar atento ao iogurte que você está comprando: se ele não for natural, as quantidades de cálcio em sua composição podem variar. Sempre leia o rótulo para obter a informação completa.

O consumo do iogurte natural só tende a trazer benefícios para sua saúde, não tenha medo de consumir.

Já falamos aqui também sobre os alimentos ricos em polifenóis, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *