Carboidratos simples: tudo sobre eles


Carboidratos simples são extremamente importantes para o corpo, confira tudo sobre eles

Quando se quer emagrecer a primeira coisa que se corta do cardápio é o carboidrato, certo? Dietas low carb falam sobre isso a todo momento. Mas isso não está totalmente certo, pois dessa forma você estará prejudicando o seu organismo, pois os carboidratos consumidos da maneira correta oferecem disposição e bem estar ao organismo. Quer saber mais sobre o assunto? Então leia o artigo completo.

Carboidratos simples Carboidrato importante fonte energética

Você já sabe que o carboidrato é uma fonte energética muito importante para a nossa saúde, certo? Quando você consome carboidrato ele se transforma e glicose e glicogênio, a glicose vai para os músculos proporcionando aos mesmos energia e força, porém é preciso prestar atenção, pois as fibras musculares possuem um limite de armazenamento, pois se você consome carboidrato em excesso ele vai para as células adiposas e se transforma em gordura.

Mas não dá para eliminar o carboidrato de vez do cardápio, pois a sua falta pode ocasionar mal humor, dores de cabeça, irritabilidade, indisposição, portanto você pode se alimentar de maneira adequada com a quantidade de carboidrato necessárias para o organismo. Os carboidratos se dividem em dois, o simples e o complexo. Conheça os dois agora.

Carboidratos simples Carboidrato simples

O carboidrato simples apresenta alto teor glicêmico, isso ocorre porque é formado por moléculas pequenas que dão energia de forma rápida ao organismo, o que aumenta os níveis de glicose no sangue. Os carboidratos mais consumidos no dia a dia são os carboidratos simples, porém em alguns casos eles fazem mal. O carboidrato simples se transforma em gordura no organismo, portanto se você quer fazer dieta deverá evita-los. Veja quais são os carboidratos simples:

– Açúcares (açúcar refinado, mascavo, mel);

– Macarrão;

– Sorvete;

– Pão branco;

– Doces;

– Biscoitos;

– Arroz branco;

– Bebidas isotônicas;

– Refrigerantes;

– Balas;

– Chocolates.

Carboidratos simples Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos são aqueles de baixo índice glicêmico. Esses carboidratos são digeridos de forma lenta pelo organismo, eles vão distribuindo energia ao corpo de forma que a glicemia aumenta lentamente e de forma gradativa. Esse processo só ocorre por causa da grande concentração de fibras que os carboidratos complexos apresentam. Se você quer ter um corpo plenamente saudável deve consumir os carboidratos complexos. Esse tipo de carboidrato é muito recomendado para quem deseja fazer uma dieta e perder peso, pois eles apresentam minerais, fibras, vitaminas proporcionando maior sensação de saciedade e por um tempo mais prolongado. Veja quais são eles:

– Aveia;

– Milho e ervilha;

– Mandioca;

– Vegetais;

– Batata doce;

– Brócolis;

– Grão de bico;

– Arroz integral, macarrão e pães integrais;

– Abóbora;

– Tomate

– Linhaça.

Agora que você já conhece os dois tipos de carboidratos, sabe quais fazem bem para o organismo é importante observar os que vai acrescentar na sua dieta para obter os resultados desejados, sem qualquer problema.

Recomendados para você:


1 comment

  1. Marcio

    Se for para escrever besteira, melhor não escrever nada, Low Carb não é corte de carboidrato, mas sim redução “LOW”, e a Low Carb, justamente, preza pelo consumo dos carboidratos complexos, preferencialmente os oriundos dos vegetais, leia, se informe, Dr. Souto é uma ótima referência, depois volte a escrever sobre o assunto.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *