Mamão solta o intestino?


Conheça tudo sobre essa fruta incrível e saiba se o mamão solta o intestino mesmo, confira!

O mamão é uma fruta rica em antioxidantes e com menos de 60 calorias por unidade. Em sua composição nós encontramos vários nutrientes que são essenciais para o nosso corpo e podem contribuir para uma vida mais saudável. O mamão é rico em fibras, carboidratos, potássio e em vitaminas, como a vitamina A e a C.

O consumo de mamão está atrelado a vários benefícios para nossa saúde, como auxílio na digestão e melhoria da saúde do coração e dos cabelos. O que muitos falam é que o mamão também é excelente para soltar o intestino, ou seja, acabar com a prisão de ventre. A seguir, descubra se isso é verdade.

mamão solta o intestinoMamão solta o intestino mesmo?

Sim, o mamão realmente contribui para ‘soltar’ o intestino pois ele é rico em duas substâncias que são fundamentais para que um organismo funcione corretamente e para que você vá ao banheiro com regularidade.

A água e as fibras estão presentes em grandes quantidades no mamão e o consumo diários delas combinadas promove um intestino funcionando corretamente e mais idas ao banheiro. É fundamental irmos ao banheiro pelo menos uma vez ao dia, mas também é muito comum lidarmos com o intestino preso, o que pode causar inchaço e dor abdominal, além de náuseas e dores de cabeça. Por isso consumir alimentos ricos em fibras e em água, como o mamão, podem ajudar a manter o intestino funcionando bem e evitar a prisão de ventre.


mamão solta o intestinoConsumo de fibras insolúveis

O mamão possui uma grande quantidade de fibras insolúveis que contribuem para que o intestino funcione como deve. As fibras insolúveis contribuem para que o volume das fezes no colón se mantenham estáveis e contribuindo para que se movimentem com facilidade, para que possam ser removidas.

É essencial consumir fibras insolúveis diariamente, pois elas diminuem as chances de prisão de ventre e contribuem para que seu intestino esteja bem.

mamão solta o intestinoConsumir o suco ou a fruta?

Tanto o suco quanto a fruta em si apresentam características específicas e por isso o consumo irá variar de pessoa para pessoa. É possível até mesmo intercalar o consumo tanto do suco quanto da fruta, assim você pode ser beneficiado de todas as maneiras.

O suco contém um maior teor de água, enquanto a fruta possui um maior teor de fibras. Depende do que você gosta mais.

Cuidados ao consumir fibras

Ainda que as fibras sejam essenciais para nosso intestino, é preciso ter alguns cuidados quando consumi-las. Por exemplo, você deve sempre consumir fibras acompanhada de água, pois elas precisam da água para passar em nosso sistema digestivo e conseguir formar as fezes.

Quando consumimos mais fibras do que água, ainda podemos sofrer com um quadro de intestino preso, pois as fibras não conseguem se tornar fezes corretamente. Por isso, além de dar preferência para alimentos ricos em água, certifique-se de ter sempre uma garrafa de água por perto e consumir, em média, 2 litros de água por dia. Se houver dúvidas, procure o seu médico.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *