Benefícios do Tomate: conheça todos!


Tenha uma alimentação mais saudável! Conheça os benefícios do tomate para seu corpo!

A salada de tomate é uma das mais comuns na mesa dos brasileiros, por uma série de motivos – a fruta(sim, o tomate uma fruta), além de saborosa, pode ser facilmente encontrada na maior parte dos estabelecimentos que comercializam produtos de hortifrúti, e seu consumo é bastante democrático, uma vez que os preços são normalmente acessíveis. Mas comer tomate é tão prático quanto saudável. Há diversos benefícios no consumo dessa fruta e conhece-los é uma maneira de se convencer definitivamente da necessidade de incluir o tomate na sua próxima lista de compras.Vamos aos benefícios do tomate….

Benefícios do Tomate

beneficios do tomate

Muita gente come essa fruta em suas saladas, mas não sabe o que ele realmente pode fazer. O tomate é o fruto do tomateiro. Da sua família, fazem também parte as berinjelas, as pimentas e os pimentões, além de algumas espécies não comestíveis. A palavra portuguesa tomate vem do castelhano tomate, derivada do náuatle tomatl. Esta apareceu pela primeira vez na imprensa em 1595. Veja seus benefícios pro corpo:

1 – O tomate é um importante aliado contra o câncer

Pesquisas apontam que o tomate é extremamente rico em carotenoides, como o beta-caroteno, substância que possui um importante papel no combate a alguns tipos de câncer, como o câncer de mama. Manter os níveis de beta-caroteno regulares no organismo pode ajudar a reduzir o risco de desenvolver o câncer de mama, de acordo com um estudo publicado no Journal of the National Cancer Institute.

2 – O tomate pode ajudar a combater o diabetes

Alguns estudos comprovam a influência positiva do consumo de tomate sobre doenças como o diabetes. De acordo com uma pesquisa publicada na revista Cell Biochemistry and Biophysics, isso ocorre porque o tomate é rico em licopeno.

3 – O tomate diminui a incidência de doenças do coração

Consumir tomate regularmente pode diminuir o risco de desenvolver doenças do coração em até 29%, afirma um estudo publicado na revista Harvard Health Letter. Você corre menos risco de desenvolver problemas como o infarto e o colesterol se incluir o tomate em sua alimentação diária.

4 – O tomate é um poderoso anti-idade

beneficios do tomate

As propriedades antioxidantes dessa fruta são aliadas importantes para combater os efeitos da idade sobre a pele. O responsável por essa característica é, mais uma vez, o licopeno, que ajuda a prevenir o envelhecimento.

5 – O tomate ajuda a perder peso

Se você tem dificuldades para perder peso, apostar no tomate também é uma boa opção. De acordo com algumas pesquisas, a fruta ajuda a potencializar a queima de gordura corporal em até 30%, porque estimula a produção de carnitina e alguns aminoácidos pelo organismo.

6 – O tomate fortalece o sistema imunológico

Quando se trata de prevenir doenças, nada mais eficiente que proteger o sistema imunológico, responsável direto por eliminar anticorpos que possam prejudicar o organismo. O tomate ajuda no fortalecimento desse sistema porque possui uma generosa quantidade de vitamina C.

7 – O tomate pode ajudar a prevenir a osteoporose

O licopeno presente no tomate é importante para prevenir e combater uma série de problemas de saúde. Níveis baixos de licopeno têm sido associados ao desenvolvimento de osteoporose em mulheres que já entraram na menopausa.

8 – O tomate ajuda a manter a visão saudável

Nutrientes como o beta caroteno, a luteína e a zeaxantina são fundamentais para quem pretende manter a saúde dos olhos em dia – e o tomate é uma ótima fonte dessas substâncias. Isso significa que ele protege contra a degeneração da visão e pode até ajudar a melhorá-la.

9 – O tomate é versátil e vai bem com quase tudo

Seja na salada, no molho do macarrão, na pizza ou no sanduíche, o tomate pode ser consumido de maneiras tão variadas que fica difícil encontrar uma desculpa para não tê-lo sempre à mão.

Importante

Se você possui problemas de estômago como gastrite, pode ser que o tomate não seja para você. Sempre consulte seu médico nutricionista pra que ele lhe encaminhe a exames e veja o melhor para seu corpo. Este artigo não substitui nenhuma consulta médica e as informações aqui presentes são de domínio público na internet. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

Conclusão

Bom pessoal, esperamos que tenham curtido as dicas e que consigam com sucesso incluir o tomate na alimentação.

Já falamos aqui em outro artigo sobre os benefícios do resveratrol para o corpo e suas propriedades anti cancerígenas,sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *