Cúrcuma: efeitos e benefícios pro corpo


Aprenda como a cúrcuma ajuda emagrecer e os benefícios que traz pro corpo!

A cúrcuma é uma especiaria que em alguns lugares é conhecida pelo nome de açafrão. Trata-se de um tempero que também é usado como erva medicinal em alguns países. Muito usada também para preparar os molhos de mostarda, principalmente nos Estados Unidos. Entretanto, quando usada como uma erva medicinal, a cúrcuma pode trazer vários benefícios para o nosso corpo.

Além disso, ao ser adicionada em pratos e receitas, ela também acaba beneficiando a nossa saúde. Se você está curioso para conhecer os efeitos e benefícios da cúrcuma, continue lendo a seguir!

cúrcumaValores Nutricionais da Cúrcuma

A cúrcuma possui cerca de 16 calorias e cerca de duas colheres de chá desse tempero, possui cerca de 17% de manganês, 10% de ferro, 5% de vitamina B6, 4% de fibras e vários outros nutrientes importantes para o nosso corpo.

Cada um deles desempenha funções únicas no nosso organismo e por isso a cúrcuma pode ser usada no nosso dia a dia para completar a quantidade ideal de cada nutriente que precisamos ingerir.

Benefícios da Cúrcuma

Ela possui vários benefícios, mas há aqueles que se destacam dos demais por serem de grande importância e acontecerem com bastante frequência. Por exemplo, a cúrcuma age como um composto anti-inflamatório natural e ainda não provoca úlceras como outros medicamentos usados com esse propósito. Esse tempero pode tratar a inflamação em nível molecular.

O consumo de cúrcuma também contribui para o aumento da capacidade antioxidante de nosso organismo, pois ela neutraliza os radicais livres e aumenta a atividade de enzimas antioxidantes que possuímos em nosso corpo.

Cúrcuma para o coração

Ela também é boa para a saúde do coração, pois diminui as chances de doenças cardíacas. Isso porque ela previne o acúmulo de placas que obstruem as artérias e causam os derrames e ataques cardíacos. O seu princípio ativo para impede a oxidação do colesterol em nosso organismo.

Ela também favorece a saúde do coração por ser rica em vitamina B6, que mantém equilibrado os níveis de um aminoácido que, quando está muito elevado, pode causar danos aos nossos vasos sanguíneos.


Demais benefícios do seu consumo

Falando em colesterol, a cúrcuma é uma ótima substância para diminuir os níveis dele em nosso organismo. As células do fígado acabam eliminando uma quantidade maior de colesterol ruim, o que favorece a nossa saúde de várias maneiras.

O consumo de cúrcuma também contribui para a nossa função cerebral e diminui os riscos de Alzheimer, tudo isso porque a cúrcuma mantém os níveis de um hormônio que é fundamental para manter nosso cérebro funcionando corretamente, o que evita várias doenças e problemas. Ela também aumenta os níveis cerebrais desse hormônio, retardando a diminuição das nossas funções cerebrais.

Ela também pode atuar na prevenção do diabetes, segundo estudos realizados. Ela ainda pode ajudar no tratamento contra artrite, afinal esse problema trata-se de uma inflamação e a cúrcuma possui uma forte ação anti-inflamatória. Inserir esse tempero no seu dia a dia só trará benefícios para seu corpo, experimente.

Já falamos em outro artigo sobre a panqueca de banana fit, sugiro a leitura do artigo

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários.

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *