Complexo B: tudo sobre essas vitaminas


Vitaminas do Complexo b podem trazer vários benefícios para sua saúde, confira todos eles e em que alimentos encontrá-los!

Com certeza você já ouviu falar das vitaminas do Complexo B, essenciais para o nosso corpo. Elas desempenham funções únicas e são recheadas de benefícios que permitem que levemos uma vida saudável, livre de doenças, problemas e complicações.Essas vitaminas são produzidas pelo nosso organismo, mas não a quantidade necessária, por isso devemos ingeri-las diariamente para que nosso corpo obtenha a quantidade ideal para suas funções. Elas também são responsáveis por renovar nossas células e também tem outras funções, confira tudo a seguir:

Complexo b

Complexo B: tudo sobre essas vitaminas (Foto: Divulgação)

Entenda o que são as vitaminas do complexo B

Primeiro, você deve se perguntar de onde surgiu o nome, certo? O nome se refere à doença Beribéri, a primeira doença que pôde ser prevenida com a descoberta da primeira vitamina, a Tiamina.

A vitamina recebeu o nome de vitamina B e, a partir de então, todas as demais vitaminas descobertas fizeram parte do complexo vitamínico B. As vitaminas do complexo B não engordam e até mesmo se for consumida em excesso, o próprio organismo é responsável por remover o que não é necessário.

Complexo b  como tomar

Complexo B: tudo sobre essas vitaminas (Foto: Divulgação)

Conheça as vitaminas do complexo B

As vitaminas do complexo B podem auxiliar na prevenção de diversas doenças, além de serem essenciais para algumas ações de nosso corpo. São várias, por isso daremos destaques às principais.

A vitamina B1, conhecida como tiamina, e possui ação anti-neurítica, sendo essencial para o metabolismo de proteínas e carboidratos. A vitamina B2, chamada de riboflavina, contribui para a formação de células vermelhas em nosso corpo, contribuindo para a regulação de enzimas da tireoide. A vitamina B3, conhecida como niacina, ajuda a diminuir os níveis do colesterol ruim e as taxas de triglicerídeos, além de ajudar a prevenir a diabetes.

A vitamina B5 nada mais é do que o ácido patogênico que possui a função de atuar no metabolismo de proteínas e carboidratos, além de possuir ação antioxidante. A vitamina B6, conhecida como piridoxina, contribui na síntese de serotonina e histamina, além de ser essencial para a construção do tecido conjuntivo.


Complexo b

Complexo B: tudo sobre essas vitaminas (Foto: Divulgação)

Em quais alimentos encontramos essas vitaminas?

Cada vitamina pode ser encontrada em alimentos diferentes. A vitamina B1, por exemplo, pode ser encontrada em alimentos de origem animal. Exemplos são as carnes e a gema de ovo. Já a vitamina B2 pode ser encontrada nos leites e seus derivados, assim como no fígado e rim dos animais.

A vitamina B3 pode ser consumida através de peixes, aves e amendoim. Já a vitamina B5 nós encontramos no ovo, nos brócolis, na couve-flor e no fígado. A vitamina B6 pode ser encontrada no gérmen de trigo e nos cereais integrais.

Complexo b bula

Complexo B: tudo sobre essas vitaminas (Foto: Divulgação)

O que a deficiência de vitaminas do complexo B pode causar

Quando nós não ingerimos a quantidade necessária de vitaminas do complexo B, nosso corpo pode acabar desenvolvendo a deficiência desses nutrientes, o que causa sintomas como cansaço, anemia, confusão mental, depressão, queda de cabelo, dermatite, unhas fracas, tontura, fraqueza muscular, entre outros. É importante se certificar de ingerir os alimentos citados diariamente.

Complexo B engorda?

Algumas pessoas relatam aumento de apetite com o consumo de complexo B, mas isso não tem comprovação científica. No caso, quando sua dieta é muito pobre (em tudo, e não somente em complexo B), geralmente ao corrigir isso, seu corpo começa a funcionar de uma maneira mais eficiente, e muitas vezes a inapetência (falta de apetite) – que pode ser gerada pela privação de nutrientes  – quando corrigida, o apetite volta à normalidade, entende? Essa seria a explicação mais plausível sobre o consumo de vitaminas de complexo B e aumento de apetite. Em uma pessoa com deficiência leve de uma ou mais das vitaminas, tomar suplemento ou corrigir pela dieta, não trará esse efeito.

Pra quem precisa emagrecer, sugiro ler o artigo sobre a quitosana que é bem interessante !

Referências de pesquisa: Globo.comWikipedia

Se quiser saber mais sobre algo de saúde, deixa seu recado nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *