Medicamentos

Tiamina: o que faz no corpo, beneficios e como tomar


Tiamina pode trazer benefícios incríveis para seu corpo, saiba tudo sobre essa vitamina!

As vitaminas são fundamentais para o nosso corpo, principalmente as do complexo B e a Tiamina é uma delas. Ela é uma vitamina hidrossolúvel, que quer dizer que o corpo não a armazena, por isso necessita ser reposta diariamente. Todos os alimentos possuem pequenas doses de Tiamina, que é a Vitamina B1.

Porém a carência vitamínica mais comum é de tiamina, vitamina B1. Isso ocorre porque a mesma está propensa a destruição através do processamento. O processo que os alimentos passam, até estarem prontos para o consumo, boa parte dela se perde pelo caminho.

tiamina beneficios
Tiamina: o que faz pro corpo? (Foto: Divulgação)

Função da Tiamina no corpo

A vitamina b1, junto com todas as vitaminas do complexo B são responsáveis por transformar os carboidratos ingeridos pelo organismo em energia para o funcionamento do organismo, entre muitas outras funções.

Benefícios da Tiamina

Ela oferece inúmeros benefícios ao organismo, por isso deve estar sempre em nível necessário para o bom funcionamento. Pesquisas mostram que a falta de vitaminas podem desencadear demência nas pessoas e que a vitamina B1 pode auxiliar na doença de Alzheimer. Sua ingestão ajuda na função cognitiva dos pacientes, porém o idosos absorvem muito pouco a tiamina, por isso é importante investigar quanto ao seu benefício para a doença.

As vitaminas do complexo B são essenciais para o bom funcionamento do fígado, como também traz inúmeros benefícios para a pele, para os olhos e também para os cabelos. A tiamina também fortalece o sistema imunológico e melhora o organismo para vivenciar rotinas estressantes.

Ela também ajuda os pacientes idosos a prevenir a catarata, aqueles que consomem vitaminas como B1, B2, B3 e vitamina A, em sua dieta alimentar, são menos propensas a desenvolver catarata.

tiamina beneficios
Tiamina: o que faz pro corpo? (Foto: Divulgação)

Fontes de Tiamina

Ela pode ser encontrada com facilidade em alimentos de origem animal como: carne de gado, carne de aves, carne de suínos e órgãos, como o fígado e o coração. No entanto existem outras fontes de Tiamina que podem ser consumidas diariamente, como: cereais integrais, sementes oleaginosas (como semente de girassol e linhaça), leguminosas (como lentilha, grão de bico, ervilha, feijão e amendoim), levedo de cerveja e melado.

Dentre os vegetais destacamos os seguintes: couve, cenoura, tomate, aspargos, couve de Bruxelas, brócolis, abobrinha, tomate, espinafre, berinjela, cogumelos, beterraba e alface.

tiamina beneficios
Tiamina: o que faz pro corpo? (Foto: Divulgação)

Tiamina em cápsulas- onde comprar?

Na farmácia eficácia, o preço é excelente, clique e confira:

Quantidade recomendada de tiamina para o dia

A quantidade recomendada para o consumo diário não tem uma medida certa, mas você pode consumir um pouco de sementes e outro pouco de leguminosas. Assim você obterá a metade da dose recomendada (RDA). A dose recomendada de RDA para adultos é de 1,2 mg e para as crianças é de 0,9 mg isso para crianças entre 9 e 13 anos. Já as mulheres grávidas e as gestantes devem consumir a dose diária de 1,4mg.

Espero que as informações fornecidas nesse post possam ajudar você a se alimentar de maneira saudável.Pra quem gosta de comer gostoso leia nossa receita de sanduiche natural que é uma delicia e não engorda

Sugestões de novos artigos podem ser deixadas nos comentários


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *