Passiflora: Acalma? Tranquiliza? veja os efeitos pro corpo!


Passiflora tem ótimos benefícios para o corpo, conheça todos eles!

A passiflora é a flor do maracujá e assim como a fruta também pode ser muito benéfica para o corpo. O maracujá é uma fruta muito conhecida e consumida em nosso país, tendo como benefício o seu sabor azedo que fica ótimo em sucos dos mais diferentes sabores. Sem falar também nas propriedades do maracujá que vêm de sua fruta: ela possui poucas calorias, é rica em antioxidantes, vitaminas A, vitaminas do Complexo B e C, cálcio, fósforo e outros aminoácidos essenciais. Além, é claro, de fibra solúvel.

A flor do maracujá, conhecida como passiflora, é a principal responsável pelo efeito calmante e por isso é muito recomendada para diminuir o estresse. Conheça seus outros benefícios a seguir.

passiflora

Passiflora: veja os efeitos pro corpo! (Foto: Divulgação)

Conheça os benefícios da passiflora

A passiflora é rica em centenas de nutrientes que são essenciais para o nosso corpo. Ela é rica em alcaloides, saparinas e flavonoides, substâncias que fazem com que a passiflora aja no sistema nervoso central, relaxando as tensões musculares através de uma ação nos neurotransmissores. Com isso a passiflora também ajuda a diminuir a pressão arterial. As substâncias presentes na flor também são conhecidas por controlar a produção de serotonina.

Contendo esses benefícios, a passiflora pode agir como um calmante natural, ao controlar a ansiedade, ajudar a tratar problemas como a insônia e ainda melhora distúrbios gastrointestinais que podem ser gerados pelo nervosismo.

Efeitos Colaterais e Contraindicações da Passiflora

A sua principal ação é agir como um calmante natural, por isso a passiflora pode acabar causando alguns distúrbios visuais e dar sono. Sob recomendação médica, a passiflora pode ser ingerida por gestantes, crianças e idosos. Entretanto, a flor do maracujá deve ser evitada por pessoas que tenham pressão arterial baixa ou que já usam algum medicamento sedativo ou calmante.

passiflora

Passiflora: veja os efeitos pro corpo! (Foto: Divulgação)

Onde encontrar a Passiflora

O substrato da planta pode ser facilmente encontrado no formato de cápsulas, comprimidos ou até mesmo em xarope. Você encontra em farmácias ou em estabelecimentos especializados na venda de produtos naturais. Nesses locais também é fácil encontrar o produto seco ou in natura.Nas 2 farmácias abaixo o preço é excelente, clique e confira:


As cápsulas e comprimidos devem ser tomados sob orientação médica, nunca se medique sozinho. Somente um profissional pode saber a quantidade certa para o seu organismo. Se você preferir ingerir os chás, é possível prepara-los em casa e ingerir antes de dormir.

passiflora efeitos

Passiflora: veja os efeitos pro corpo! (Foto: Divulgação)

Como fazer Chá de Passiflora

Para preparar o chá da flor de maracujá, você deve ferver 200 ml de água em uma panela. Depois desligue o fogo, adicione três colheres de chá de folhas secas de maracujá e abafe por 10 minutos. Você deve ingerir o chá duas horas antes de ir dormir.

Para que você consiga relaxar ainda mais e ter uma boa noite de sono, tome um banho quente e descanse. Para mais instruções e recomendações sobre a passiflora, consulte o seu médico ou um nutricionista. A Passiflora é um calmante natural que possui menos efeitos colaterais que os calmantes vendidos nas farmácias; você pode usá-lo dentro da dose recomendada para conseguir relaxar e diminuir o estresse.

Conclusão

Esperamos que tenham gostado das informações. Para quem quer uma vida saudável, já falamos aqui também sobre a alimentação low carb, sugiro a leitura do artigo.

Sugestão de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *