Falta de Vitamina D: como combater e quais as consequencias!


Falta de vitamina D está associada a ocorrência de vários problemas, confira todos e veja como evitar.

Uma boa alimentação pode prevenir nosso corpo de vários problemas de saude. E um desses problemas será abordado aqui ao falarmos hoje da falta de vitamina D, no organismo. Acompanhem conosco.

O que é a vitamina D

Falta de vitamina D

A vitamina D, chamada de colecalciferol, funciona também como um hormônio esteroide, cuja função principal é regular a homeostase do cálcio, participando da formação e da reabsorção óssea, através da sua interação com os rins, intestinos e paratireoides.

O corpo consegue produzir a vitamina D a partir do colesterol, sendo que a principal fonte desta vitamina é representada pela formação endógena nos tecidos cutâneos após a exposição à radiação ultravioleta (UVB), promovendo a conversão do colesterol em vitamina D. Uma boa maneira de aumentar os níveis de vitamina D é tomar sol, preferencialmente no horário da manhã ou no final da tarde, de 10 a 15 minutos por dia.

Quais os problemas da falta de vitamina D?

Falta de vitamina D

São vários, tais como:

-Depressão

-Fraqueza

-Problemas Dentais

-Fraqueza e dores musculares

-Pressão alta

-Problemas de peso

Outro problema foi encontrado pelos pesquisadores da Faculdade de Medicina de Botucatu da Universidade Estadual Paulista (FMB-Unesp) que descobriram uma forte associação entre deficiência de vitamina D e síndrome metabólica – conjunto de condições que aumentam o risco de doença cardíaca, de acidente vascular cerebral e de diabetes – em mulheres no período de pós-menopausa.


De acordo com a pesquisa, publicada na revista Maturitas, a síndrome metabólica foi detectada em 57,8% das mulheres analisadas com insuficiência (níveis entre 20 e 29 nanogramas por mililitro de sangue) ou deficiência de vitamina D (menor que 20 ng/ml). Para as que tinham vitamina D suficiente (30 ng/ml ou mais), apenas 39,8% apresentavam síndrome metabólica. Estima-se que a síndrome metabólica afete 50% da população na faixa etária de 50 anos.

Alimentos ricos em Vitamina D

Falta de vitamina D

Óleo de peixe – 400 miligramas por colher de chá.

Gema de ovo – 20 miligramas por unidade

Salmão fresco -100 a 250 miligramas por 100 gramas.

Sardinha e atum – 200-300 miligramas por 100 gramas

Para a pele é possível encontrá-la em em compostos como a argila verde por exemplo.

Tomar sol pela manhã pode ser uma boa forma do corpo renovar seus níveis de vitamina d

vitamina d

Importante

Procure sempre seu nutricionista ao menor sinal de qualquer desses sintomas de falta de vitamina D.O excesso de vitamina D pode ser tóxico, bem como se administrado com outros medicamentos, pode causar problemas graves.

Converse com seu médico antes de escolher uma dosagem de um suplemento. A toxicidade da vitamina D geralmente acontece se você tomar 40.000 UI por dia, durante 2 meses ou mais. Em alguns casos de doenças, cientistas têm estudado a segurança e os benefícios (se houver) destes tipos de doses elevadas de vitamina D.

Sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *