Medicamentos

Valeriana: para que serve, preço e mais!


Valeriana é uma planta medicinal super famosa, conheça todos os seus benefícios para o corpo e para que ela serve!

O uso de plantas medicinais aqui no Brasil é muito comum, milhares de pessoas usam as plantas para curar doenças. Dentre elas podemos destacar a  valeriana, que é uma planta pouco conhecida aqui no Brasil, mas aos poucos vem ganhando grande reconhecimento pelas suas propriedades curativas para nossa saúde. Quer saber mais sobre essa planta? Então leia o artigo e se inteire no assunto.

valeriana para que serveValeriana – do que se trata?

A planta valeriana possui o nome cientifico de officinalis, também é conhecida pelo nome de valeriana-das-boticas, erva-dos-gatos e valeriana-selvagem. A planta possui flores com a cor rosa e pode crescer até 1000cm de altura. Você encontra a planta em casas de ervas naturais, em feiras e em farmácias de manipulação de medicamentos. Você também poderá encontrar a valeriana em forma de cápsulas, tintura e comprimidos.Nativa da Europa e de partes da Ásia, a Valeriana tem suas raízes utilizadas na Medicina Tradicional Chinesa e contém alguns compostos importantes com valepotriatos, ácido valerênico e outros óleos essenciais.

Propriedades da valeriana

A valeriana é uma planta com inúmeras propriedades, entre elas destacamos as seguintes: calmante, antiespasmódica, sedativa, relaxante e soporífera, anticonvulsivante.

Benefícios da valeriana

Ajuda a adormecer – Valeriana é um excelente remédio natural para distúrbios do sono. Seus efeitos calmantes, calmantes e relaxantes são usados ​​como um auxílio para dormir. Seu poder de dormir já foi comprovado em milhares de testes realizados. A erva não apenas reduz o tempo que uma pessoa leva para adormecer, mas também melhora muito a qualidade do sono para as pessoas que usam a erva.

Elimina a ansiedade e o estresse – estudos sobre ela descobriram que o uso da valeriana costumava acalmar as células nervosas de uma forma que alivia a ansiedade. Tudo isso é possível porque a erva aumenta o ácido gama-aminobutírico (GABA), que atua no cérebro. A erva melhora o controle sobre o estresse das pessoas.

Valeriana para emagrecer – a erva emagrece sim, pois o seu efeito calmante elimina a ansiedade e a vontade de comer. Auxilia no sono, que fica muito mais tranquilo e sem acordar com aquela sonolência, comum de quem toma medicamentos. Se você associar boa alimentação e atividades físicas ao uso da valeriana, vai conseguir um resultado surpreendente. Lembre-se que milagres não existem, quando se trata de emagrecer sem fazer dieta e atividades físicas.

Auxilia no tratamento do TOC (Transtorno Obsessivo Compulsivo –  depois de ser usada por 8 semanas em pessoas que possuem TOC foi comprovado que a erva tem ação direta no problema, melhorando a qualidade de vida das pessoas. A erva foi bem tolerada pelas pessoas que fizeram uso da mesma e obtiveram melhores resultados.

Diminui a pressão arterial – as propriedades da valeriana ajudam a reduzir a pressão arterial, através do controle da ansiedade e do estresse.

Contribui no tratamento de hiperatividade em crianças – além de ser um medicamento natural a valeriana não oferece efeitos colaterais, estudos comprovaram que em sete semana, crianças em idade escolar diminuíram de 60% para 13% a hiperatividade. Os pais notaram que houve melhora significativa no sono das crianças.

Cha de valeriana – como fazer?

Cha de valeriana

A bebida é feita de raiz de valeriana seca (10 g)
Esquente 500 ml de água
Aguarde o ponto de ebulição e a infusão está pronta
Sirva quente

Se quiser pode botar um pouquinho de açucar.

Onde comprar esse extrato de valeriana?

Nas lojas Amazon o preço é bem legal

 

Importante

Informamos que todo composto, seja planta ou medicamento só deve ser uàlizado com ordens médicas. As informações aqui presentes são de domínio público na internet e não nos responsabilizamos pelo mal uso das mesmas.

  • ATENÇÃO! Gestantes, idosos, crianças, lactantes e pessoas que apresentam doenças ou alterações fisiológicas, so devem consumir a valeriana sob orientação de nutricionista ou médico.

Considerações finais

Bem pessoal, esperamos que tenham curtido ficar por dentro de tudo sobre a planta valeriana!

Por fim, já falamos em outro artigo sobre o chá desincha para emagrecer, que é bem legal, leia e aproveite!

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *