Medicamentos

Ivermectina faz mal? Saiba a verdade sobre esse medicamento!


Alvo de polêmicas, vermifugo desperta discussoes, afinal, a ivermectina faz mal? Para que é indicada? Saiba tudo aqui

Nos ultimos meses, com a pandemia do corona virus, muitas pessoas passaram a tomar um remedio que era bastante conhecido do público, a ivermectina. Tambem muito utilizada em cães e gatos, ela suscitou polêmica pois algumas pessoas, baseadas em estudos preliminares mas sem conclusão, acreditavam que o remedio poderia evitar a contaminacao pelo corona virus. No artigo de hoje, vamos falar um pouco sobre ele, por que foi criado e se a ivermectina faz mal. Acompanhe conosco.

O que é a Ivermectina?

Indo direto ao assunto, o medicamento ivermectina é um vermífugo responsável por uma das maiores intervenções de saúde em países africanos e da América Latina dos últimos 40 anos. Ele existe tanto na versão para seres humanos, quanto na versão para animais como gatos, cachorros e outros. É um dos anti parasitarios mais famosos e se consumido corretamente(2 comprimidos a cada 6 meses)  não costuma ter nenhum. efeito colateral.

Ivermectina faz mal

Em que casos ela é indicada?

Em síntese, os comprimidos de ivermectina são aprovados pela FDA para o tratamento de pessoas com estrongiloidíase intestinal e cegueira dos rios, duas doenças causadas por vermes parasitas. Além disso, algumas formas tópicas (para uso na pele) de ivermectina são aprovadas para o tratamento de parasitas externos, como piolhos, e para doenças da pele, como rosácea.

Além disso, algumas formas de ivermectina animal são aprovadas para a prevenção de vermes ou parasitas do coração e para o tratamento de certos parasitas internos e externos. É importante observar que esses produtos são diferentes dos produtos usados ​​em humanos e só são seguros quando usados ​​em animais de acordo com as instruções.

Ivermectina cura ou evita covid?

A FDA não autorizou ou aprovou o uso da Ivermectina na prevenção ou tratamento da COVID-19 em humanos ou animais. Para quem não conehce, a FDA é como se fosse a Anvisa dos EUA, porem com protocolos ainda mais rigorosos. Os dados atualmente disponíveis não mostram que a Ivermectina seja eficaz contra a COVID-19. Testes clínicos avaliando comprimidos de Ivermectina para a prevenção ou tratamento da COVID-19 em humanos estão em andamento. Em testes in vitro ela se mostrou até promissora, mas In vitro não é nenhuma garantia de funcionamento. A título de comapracao, ela matou inclusive o virus da aids em laboratorio. Mas os testes em seres vivos não forneceram os mesmos resultados.

O que diz o Fabricante do remedio?

ivermectina faz mal

Em comunicado distribuído no dia 4/2, a empresa informa não haver evidência de que o produto funcione contra a infecção causada pelo novo coronavírus.

No documento, a Merck, que deteve a patente da ivermectina até 1996, disse que não há base científica para um potencial efeito terapêutico potencial contra a Covid-19 em estudos pré-clínicos já publicados. A empresa acrescentou também que não há evidência significativa de eficácia clínica em pacientes com a doença.

Quais os efeitos colaterais para o corpo?

Se consumido fora da dosagem recomendada pelos medicos, podem ocorrer vários problemas. Dentro das reações adversas mais comuns, relatou-se: cefaleia, dor muscular, dispneia, dores pelo corpo, febre, reações cutâneas, náusea, anorexia, vômitos, edema face e membros.

Em casos extremos, problemas graves no fígado forma observados.

Atenção! Informação importante

Sempre procure seu médico antes de ingerir qualquer medicamento, inclusive a ivermectina. Em doses acima do recomendado, ela pode causar até problemas no fígado, como a cirrose medicamentosa. Não são raros os casos de pessoas que tomavam 3x por semana e agora estão na fila do transplante de figado.

Em 2021, diversas entidades, sociedades e a própria Anvisa reforçam que não há evidências para o uso da ivermectina na Covid-19. O uso indiscriminado de medicações off-label pode acarretar eventos adversos graves.

Em conclusão

Esperamos que as informações tenham ajudado.Reforçamos, que até o momento da publicação dessa matéria, não há indicação do uso de ivermectina para o tratamento e nem profilaxia em casos de Covid-19. O uso indiscriminado de medicações não recomendadas pode acarretar eventos adversos potencialmente graves.

Já falamos em outro artigo sobre como a alimentação low carb pode ajudar no emagrecimento.

Sugestões de novos artigos, deixem nos comentários

Referências do Artigo – UOl Viva MaisFDa GOV – 


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *