Ansiolíticos: o que são? como funcionam?


Os ansiolíticos são medicamentos contra a ansiedade facilmente encontrados no mercado. Existem milhares de remédios que ajudam a combater a ansiedade e o estresse, e todos eles são chamados de ansiolíticos. Ao usar esses medicamentos você consegue controlar o seu estresse, acalmar o corpo e a mente, e consequentemente diminuir a sensação de ansiedade.

Entretanto, antes de usar esses medicamentos, é fundamental entender como eles funcionam e verificar os seus efeitos no corpo. A seguir, você descobre mais sobre os ansiolíticos.

Ansiolíticos: o que são? como funcionam? (Foto: Divulgação)

Veja o que são ansiolíticos

Os medicamentos ansiolíticos são todos aqueles que ajudam a diminuir a resposta ao estresse, alterando os neurotransmissores e os hormônios produzidos pelo cérebro para oferecer mais calma ao indivíduo e o deixando sob um efeito de sedativo. São drogas suaves que servem para acalmar a pessoa que esteja estressada, sob tensão ou até mesmo ansiosa.Até surgiram alguns suplementos com uma proposta mais natural como o vital caps, mas é preciso se informar antes;

Muitas vezes os ansiolíticos também são usados para casos de insônia e quando isso acontece podem receber o nome de drogas hipnóticas.

Ansiolíticos: o que são? como funcionam? (Foto: Divulgação)

Como agem os ansiolíticos

Como visto anteriormente, ao usar um ansiolítico ele irá alterar os neurotransmissores. Um deles recebe o nome de GABA; esse neurotransmissor tem como função suprir a atividade neuronal e isso resulta em neurônios circulando mais lentamente.

A pessoa irá ter pensamentos mais lentos, além de ter uma redução na frequência cardíaca. O GABA é um neurotransmissor facilmente afetado pelo álcool, sendo ele que produz muitos dos sintomas de quando nós estamos bêbados. Existem alguns ansiolíticos que trabalham de outra forma: aumentam a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável pela sensação de bem-estar.

Ansiolíticos: o que são? como funcionam? (Foto: Divulgação)

Efeitos dos ansiolíticos no corpo

Quando ingerido em doses terapêuticas, esses medicamentos produzem uma sensação de relaxamento e calma. De acordo com o tipo e com a dose, o medicamento pode até induzir ao sono. Quem ingere esse tipo de medicamento fica com a atenção prejudicada e não deve exercer atividades consideradas perigosas.

Além disso, é preciso ficar atento, pois se os ansiolíticos forem usados por alguns meses podem levar à pessoa a ficar em um estado de dependência. Se isso acontecer, quando o usuário ficar sem o medicamento, poderá se irritar com mais facilidade, insônia em excesso, além de dor por todo o corpo. Nos casos mais extremos o indivíduo chega a ter convulsões. Outro fato importante é que eles podem acabar causando tolerância, isso significa que com o passar do tempo o indivíduo deverá aumentar as doses para conseguir usufruir dos efeitos.

Ansiolíticos: o que são? como funcionam? (Foto: Divulgação)

Como obter os ansiolíticos?

Para obter esse tipo de medicamento é preciso receita médica. Sendo assim, é fundamental que você se consulte com um médico e explique sua situação. Caso ele lhe diagnostique com insônia ou ansiedade, poderá lhe dar a receita e você deverá ingerir as doses impostas por ele. Nunca tome por conta própria!

De modo contrário, não há como adquirir os ansiolíticos. Em caso de qualquer efeito colateral do uso do medicamento, você deve suspender o seu uso e ir imediatamente ao médico. Nunca se medique sonho ou tome algum remédio sem ter necessidade.

Recomendados para você:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *