Chá de arruda – quais os benefícios para o corpo


O chá de arruda é conhecido por seu aroma inconfundível. É frequentemente utilizado em preparos de chás e em algumas culturas acredita-se em suas propriedades medicinais e benefícios espirituais. Leia esse artigo até o final e aprenda mais sobre o chá de arruda.

chá de arrudaArruda

Ruta graveolens ou arruda como é conhecida popularmente é uma planta nativa da Europa e comumente encontrada em jardins por possuir uma beleza exótica e um aroma inconfundível. Culturalmente é indicado o seu chá para fins abortivos e suas propriedades são conhecidas para acalmar quem consome o chá da planta.

chá de arrudaPara que é indicado o chá da arruda e quais seus benefícios?

Este chá promove alivio da ansiedade graças a metilnonilcetona, undecanona e metiletilcetona que são substancia presentes na planta. As propriedades analgésicas da arruda combatem as dores auxiliando no tratamento de reumatismo e ameniza as cólicas menstruais. O chá de arruda ainda é indicado para regularizar o sono e ajudar na digestão.


Este chá de possui alguma contraindicação?

Antes de incluir o chá de arruda na sua dieta consulte com um médico e fale sobre a sua intensão de consumir o chá de arruda. O chá da planta em questão não é indicado para gravidas por causa dos seus efeitos abortivos, lactantes também não devem consumi-lo e nem crianças. Para quem possui alguma doença intestinal ou estomacal não é aconselhável a ingestão o chá de arruda.

Efeitos colaterais de uma alta dose de chá de arruda

Entre os efeitos colaterais da ingestão do chá em excesso ou não destaca-se sonolência, vomito, gastroenterite, tremores e convulsões, língua inchada, salivação, dores abdominais, garganta seca e em caso de mulheres gestantes pode ocasionar abordo. Em casos mais sérios pode causar intoxicação, hemorragias e morte em quem consumir.

Propriedades medicinais da arruda

A arruda é uma planta que possui diversas propriedades medicinais e não estamos falando somente do seu consumo em forma de chá, mas também em produtos de beleza, óleo essencial e produtos de limpeza comercializados atualmente. Algumas das propriedades medicinais da arruda são: antifungo, anti-inflamatório natural, antibacteriana, entre outras.

Curiosidades a respeito dessa planta

Além de todos os aspectos destacados anteriormente sobre a planta, a arruda ainda pode ser indicada para outros meios. A planta culturalmente é usada para energizar pessoas e ambientes. Algumas pessoas acreditam que a arruda possuirá uma aparência saudável se estiver em um local de boas energias, do contrário a planta irá murchar e até morrer. Também afirma-se que para plantar a arruda não pode ter contato direto das mãos com a planta.

A arruda está fortemente vinculada com rituais de proteção para afastar as energias negativas de pessoas e de ambientes, benzedura contra ‘mal olhado’ também são comuns o uso da arruda. Em algumas culturas ainda acredita-se que o chá das folhas da arruda pode ser usado como antídoto para veneno e também para eliminar piolhos. Nenhuma das curiosidades aqui citadas foram estudadas cientificamente, sendo apenas crendices populares passadas através de gerações.

Gostaram das dicas? Lembrando que sempre é preciso consultar seu médico antes de ingerir qualquer novo composto ou chá em sua vida.Já falamos aqui sobre o chá de picão que também é bem legal, sugiro a leitura do artigo sobre ele.

Sugestões podem ser deixadas nos comentários.

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *