Benzetacil: o que é, efeitos e preço


Confira o que é a benzetacil e para que ela serve, além dos seus efeitos e benefícios, confira!

O que é benzetacil?

A benzetacil é uma medicação famosa, em especial, por sua dor local, resultada da aplicação. Muitas pessoas já ouviram falar ou até mesmo já tomaram esse medicamento e não sabem ao certo para do que se trata. Trata-se de um medicamento injetável, normalmente usado no tratamento de infecções variadas, que são originadas de microrganismos que apresentam sensibilidade à penicilina G. Esse quadro envolve desde as infecções mais leves que podem acometer a pele e o trato respiratório superior, até condições mais severas, como tratamento da sífilis.

Benzetacil efeitos

O efeito identificado na benzetacil é o bactericida, ou seja, corresponde a morte bacteriana no decorrer da fase da multiplicação ativa dos microrganismos responsáveis pela infecção. Assim como todos os outros medicamentos, deve existir cautela na utilização e orientação médica, em especial, se estiver no período de gestação.

Quando os tratamentos são prolongados, recomenda-se a realização de exames regulares, tanto de sangue, quanto dos rins. Em especial, para avaliar se há alguma reação adversa acometendo esses fatores.

Em alguns casos seu uso carrega particularidades maiores, por exemplo, o uso em pacientes com problemas renais deve contar com muito cuidado. Já no que diz respeito às interações medicamentosas, é fundamental comunicar ao seu médico os remédios de uso contínuo, como tetraciclinas, anticoncepcionais, metotrexato, entre outros.

benzetacil


Quais são as reações adversas?

De forma geral, a benzetacil apresenta baixo teor de toxidade, porém, o cenário muda ao falar do índice de sensibilização. Sendo assim, as reações mais comuns são a dor de cabeça, vômito, náuseas diarreia e infecção na vagina por fungos. Já as reações mais incomuns e raras, são coceira e erupções cutâneas, inchaço da laringe, queda de pressão, convulsões, descamação da pele, entre outros.

Aspectos da injeção

Indica-se que a forma mais recomendada de injetar a benzetacil, é lentamente e de maneira contínua. Ainda mais, deve-se administrar o medicamento de forma exclusiva por via intramuscular profunda, pois em nervos ou vasos sanguíneos, é possível que lesões severas sejam causadas.

São fatores que só reforçam a necessidade de nunca se automedicar e sempre ter orientação médica adequada. A benzetacil pode ser aplicada por profissionais da saúde, com a posologia indicada pelo médico responsável pelo seu caso.

Em algumas situações apenas uma injeção é necessária, por exemplo, em casos de infecções estreptocócicas do trato respiratório superior e da pele, sífilis congênita e sífilis endêmica. No entanto, em outros casos, o uso periódico é recomendado, por exemplo, na glomerulonefrite.

benzetacil valor

Qual é o valor do benzetacil?

O valor do medicamento pode variar entre R$ 10 e R$ 20, dependendo do local e quantidade. Certamente, pode ser adquirido apenas com receita médica. Conforme citado, em alguns casos, é necessária apenas uma aplicação para resolver o quadro, que normalmente é realizada no hospital, sem a necessidade de adquirir a medicação. Não se esqueça de sempre seguir as orientações médicas e comunicar caso sinta algum efeito colateral com o uso do remédio.

Gostaram das informações?

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *