Fruta Pitaya: Conheça seus benefícios!


Um fruta exótica, e até então pouco conhecida, mas com diversos benefícios para a saúde. Essa é a Pitaya, uma fruta originada da América Central que vem ganhando muitos adeptos por aqui. Nesse artigo você conhecerá mais dessa fruta e das suas vantagens para o organismo.

O que é a fruta Pitaya?

fruta pitaya

A Pitaya é conhecida como fruta Dragão por causa da sua casca que além de ser irregular apresenta uns gomos escamosos. Apesar de ter origem na América Central a Pitaya ganhou muita popularidade pelo mundo principalmente no oriente. A fruta Pitaya possui uma polpa com sabor adocicado, muitas pessoas comparam o gosto com o do kiwi e do melão. Além disso a Pitaya é muito utilizada para fazer doces, iogurtes, geleias, sorvetes, tortas e para outras receitas.

A fruta Pitaya é um alimento termogênico e leve, pois 100 gramas de Pitaya tem apenas 50 calorias, por isso pessoas que estão de dieta têm optado muito por introduzir a Pitaya em seu cardápio. Ela é uma ótima fonte do aminoácido tiramina, responsável por ativar o hormônio glucagon, que auxilia o organismo a usar os estoques de glicose e gordura e os converter em energia para o corpo. A fruta Pitaya é muito rica em cálcio, potássio, ferro, vitamina C e ferro.

Tipos de Pitaya

A fruta Pitaya tem três tipos:

  • A rosa – Hylocereus polyrhizus –  possui pele rosa e polpa branca com sementes pretas. Esse tipo é rica em vitamina A e em ferro, além disso elas não apresentam gorduras saturadas.
  • A vermelha – Hylocereus megalanthus – que tem a pele vermelha roseada com a polpa rosa.
  • A amarela – Selenicereus undatus – Possui pele amarela e polpa branca. Muito rica em zinco.

Todos os tipos da fruta Pitaya possuem ação antioxidante, o que colabora para a diminuição dos radicais livres e diminuição do mal colesterol. Além disso essa fruta é ótima para diabéticos, pois não possuem açucares em sua composição.

fruta pitaya

Receita com Pitaya

A Pitaya é ótima para a dieta, pois além de pouco calórica ela também possui função de deixar saciado por mais tempo, assim você não irá sentir fome rapidamente. Confira abaixo como usar a Pitaya na dieta.

Salada de Pitaya

A salada é a forma que a Pitaya mais é usada, por ser uma receita bem fácil de fazer e que não demora nem 20 minutos para ficar pronta.  A receita abaixo rende quatro porções.

Ingredientes da Salada

  • 1/2 maço de rúcula
  • 1/2 maço de alface crespa
  • 1 1/2 xícara de chá de pitaya vermelha sem casca e em cubos
  • 1 1/2 xícara de chá  de manga  em cubinhos
  • 1 xícara de chá de tomate cereja inteiro

Ingrediente do Molho

  • 1/4 de xícara  de chá  de azeite extra virgem
  • 1/4 de xícara  de chá de vinagre
  • 1 colher de chá de adoçante culinário
  • Sal e pimenta do reino

Mode de Preparo

Junte as folhas de rúcula e alface, por cima coloque os pedaços de pitaya, manga e tomate cereja. Junte todos os ingredientes do molho em um pote e agite bem, até que fique homogêneo. Pronto só adicionar na sala e servir.

Gostou da dica? Já falamos aqui também sobre os benefícios da batata doce, sugiro a leitura do artigo!