Alimento do bem: a gordura saudável do abacate!


Abacate é um alimento que diminui o colesterol! Conheça tudo sobre esse alimento que previne doenças, já foi tema de uma canção de um músico bastante famoso e ainda pode ser um delicioso ingrediente culinário para suas receitas saudáveis.

Existem por ai várias dietas malucas que geralmente excluem as gorduras  como se  elas fossem responsáveis exclusivas para o aumento do peso corporal e também as únicas causadoras de doenças cardiovasculares. Por isso, cuidado! Se sua intenção é perder peso, não caia nessa! Pois assim perderá também a saúde!

A verdade é que as goduras que digerimos nos alimentos, também são necessárias para o nosso organismo e alguns alimentos como abacate são ricos em gorduras do bem, ao contrário das frituras que são fonte de gorduras prejudiciais e  bastante perigosas para a nossa saúde.

Abacate: de vilão a mocinho das dietas!

abacate faz bem

Houve um tempo em que essa delícia de fruta, o abacate, foi considerado o inimigo nº 1 entre as frutas ideais para incluir numa dieta para emagrecer,  pois ele era taxado de gorduroso e calórico, devido a uma única fatia de aproximadas 100 gramas ter 160 calorias,  pois esse é o mesmo teor calórico de um “inocente” pãozinho francês.

Entretanto ao contrário dos comentários negativos, ficou comprovado que as gorduras encontradas no abacate, mesmo sendo calóricas, são de origem monoinsaturadas e não causam riscos a saúde.

Além disso, são as principais responsáveis pela redução dos níveis de colesterol e triglicérides no organismo.  Essas gorduras do bem presente na fruta, podem prevenir doenças cardíacas e até câncer.

Se é do bem,  vamos comê-lo?

Caso não saiba, o abacate é uma iguaria de valor cultural para a culinária mexicana, o povo daquele país descobriu que a fruta amassada, e misturada a mais alguns ingredientes e temperos, dá gosto a uma deliciosa combinação que cai muito bem com as saborosas tortillas!

abacate tortillas

Porém o potencial culinário do abacate não para por aí, ele pode estar presente na forma inteira ou não, para dar gosto a deliciosas saladas e inclusive o programa MAIS VOCÊ, da Ana Maria Braga, já trouxe dicas maravilhosas  para combinar o molho de abacate a pratos sofisticados.


E aí, gostou de saber tudo isso sobre a nossa fruta “queridinha”? Calma lá, tem a última informação que mencionamos no primeiro paragráfo do texto: a árvore da nossa fruta inspirou um grande mestre da MPB! Não sabia disso? A canção “Refazenda” do músico e ex-ministro Gilberto Gil, do álbum (1975) de mesmo título, homenagea o nosso querido pé de abacate (abacateiro) com lindos e poéticos versos:


“Abacateiro serás meu parceiro solitário

Nesse itinerário da leveza pelo ar

Abacateiro saiba que na refazenda

Tu me ensina a fazer renda que eu te ensino a namorar”               


Além disso tudo, a fruta sozinha já é uma delícia! Sem esquecer, é claro, daquela cremosa vitamina de abacate que tomada logo pela manhã, é fonte nutritiva de energia (experimente acrescentar um pouco de chia e açúcar mascavo) para começar o dia muito bem!

Para finalizar, concluímos relembrando sobre a importância de combinar uma alimentação saudável com atividades físicas. Se houver dúvidas e quiser  mais esclarecimentos, deixe aqui seu comentário ou sugestões.

Já falamos em outro artigo sobre o xwatch smartwatch da saude que tem bateria 3x melhor que apple , sugiro leitura do artigo.

Esteja sempre atento ao nosso site, pois estamos comprometidos em oferecer dicas importantes para a saúde,  por isso aproveite a vida de forma plena e saudável !

Ofertas dos nossos anunciantes:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *