Batata doce: engorda ou emagrece?

Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Descubra os benefícios da batata doce! Aprenda como consumir o alimento, saiba quais são as vitaminas presentes na hortaliça e se ela pode causar o acúmulo de gordura no organismo!

A batata doce vem sendo considerada uma grande aliada da boa forma, isso porque ela é composta por carboidratos saudáveis, que possuem baixo índice glicêmico, ou seja, possui pouco açúcar. Além disso, apresenta grande quantidade de cálcio e é um ótimo nutriente para os dentes e ossos do corpo. Em contrapartida, se consumida em excesso pode causar ganho de peso.

A batata doce ajuda a emagrecer e fornece energia. (Foto: Divulgação)

A batata doce ajuda a emagrecer e fornece energia. (Foto: Divulgação)

Batata doce emagrece mesmo?

A batata doce faz parte de dietas saudáveis, pois é rica em nutrientes benéficos para o corpo. Se associada à prática regular de exercícios físicos, suplementos(como o pro burn x),a batata doce contribui com a perda de peso e auxilia o organismo a manter a massa magra.

O carboidrato presente na maioria dos alimentos, como na batata comum, é considerado prejudicial se ingerido em grande quantidade, isso porque possui alto nível de açúcar e provoca a formação de gordura no corpo.

Porém, a batata doce é composta por um carboidrato especial, também chamado de carboidrato complexo. Sua estrutura química e o tamanho das suas moléculas são maiores que o convencional e fazem com que ele seja absorvido pelo organismo lentamente, liberando o açúcar no corpo em pequenas doses e prologando a sensação de saciedade do individuo.

Batata doce pode engordar?

Ao consumir batata doce, não exagere. (Foto: Divulgação)

Ao consumir batata doce, não exagere. (Foto: Divulgação)

A batata doce é uma grande aliada na luta contra a balança, mas pode ter efeito contrário se o seu consumo for exagerado. Para aproveitar somente os benefícios desse alimento, siga a dieta recomendada pelos nutricionistas, ingerindo o alimento apenas uma vez um dia e sem deixar de fazer as principais refeições à base de proteína.

A maneira como a batata doce é prepara também pode influenciar no resultado esperado ao seguir uma dieta. Fritar a batata aumenta o índice calórico do alimento em pelo menos três vezes, portanto, consuma cozida ou assada para não correr o risco de engordar.

Uma dica é enrolar a batata doce em um papel alumínio e levar ao forno para não haver adição de gordura, a quantidade ideal deve ser definida por um nutricionista, já que é necessário considerar o seu peso e a frequência com que pratica atividades físicas.

Benefícios da batata doce

Além de ajudar emagrecer, os carboidratos presentes na batata doce são uma ótima fonte de energia, o alimento é recomendado para atletas e pessoas que tem um ritmo de vida acelerado. O fato de o açúcar ser liberado gradualmente no organismo, também faz desse alimento um dos únicos ricos em carboidratos, que é saudável até para os diabéticos.

A quantidade considerável de vitamina A e C presentes na batata doce fortalecem o sistema imunológico e evita a contaminação por vírus como o da gripe. Também possuem potencial anti-inflamatório, devido aos betacarotenos e ao manganês presentes na hortaliça.

Doenças do aparelho digestivo, a artrite, enfisema pulmonar e as úlceras no estômago também podem ser prevenidas através do consumo constante da batata doce.

Agora você já sabe que a batata doce ajuda a perder peso e ainda por cima oferece uma série de benefícios. Inclua esse vegetal na sua alimentação e conquiste o corpo perfeito.

Conclusão

Esperamos que tenham curtido as dicas, para quem quer emagrecer, sugiro ler sobre a alimentação low carb que é bem interessante.

Sugestões ou dicas podem deixar nos comentários!

Recomendados para você:


Ajude nosso site, por favor, Compartilhe: