Alimentos termogênicos emagrecem mesmo?


Você já ouviu falar sobre alimentos termogênicos? Será que eles emagrecem mesmo ou é mais uma daquelas histórias para vender outros tipos de produtos com o mesmo propósito? Confira a resposta para estas e outras questões ao longo deste artigo.

No mundo atual, as pessoas tem se preocupado mais e mais com a alimentação saudável. Já até falamos aqui em outros artigos sobre compostos como por exemplo o polifenol, que pode ajudar nossa saúde. Mas hoje, vamos dedicar o artigo, aos alimentos termogênicos, que podem ajudar bastante na luta contra a balança, se você quer perder peso de verdade. Continue conosco.

O que são Alimentos Termogênicos?

Esta palavrinha mágica ficou muito famosa de uns anos para cá, principalmente no meio fitness. Quando ouvimos falar nela, a primeira coisa que vem a mente é “emagrecimento”.

Essa associação acontece porque, quando o corpo entra em termogênese, ele passa a queimar mais gordura. Isso acontece porque o metabolismo acelera e o organismo começa a utilizar os estoques de gordura como fonte principal de energia.

Ou seja, ao invés do corpo usar a sua massa magra, ele usa as células gordurosas. Portanto, quando o seu corpo está em termogênese e você vai correr, por exemplo, ele está utilizando como fonte principal de energia aqueles pneuzinhos que tanto te incomodam.

Em resumo, os alimentos termogênicos, ao serem consumidos, proporcionam a perda de peso significativa.

alimentos termogênicos

Tipos de alimentos que emagrecem

Existe uma vasta lista de alimentos que fazem perder peso. No entanto, alguns são mais eficazes e outros nem tanto. Por conta disso, separamos os três melhores alimentos termogênicos para você conhecer:

Café:

Talvez o mais conhecido desta lista, o café contém uma substância chamada de cafeína. Alguns estudos comprovaram a eficácia do café no processo digestivo, pois ajuda em uma melhor digestão, se consumido logo após a refeição. Além disso, o cafezinho tem o poder de acelerar o metabolismo, o que resulta na queima de gordura.

Canela:

Este é um dos mais poderosos alimentos termogênicos e, se misturado com a nossa outra bebida ali, o café, os efeitos ficam ainda mais eficazes. Você também pode usar a canela polvilhada em uma porção de frutas, por exemplo. Ela é saborosa e muito eficaz no processo de perda de peso.

Gengibre:

O gengibre tem um cheiro e um gosto muito forte, mas pode ser usado como tempero, para carnes, peixes e demais pratos quentes. Ele vai muito bem também misturado a bebidas, como sucos detox. Ao utilizar o gengibre na sua dieta, você verá rapidamente a queima de gordura.O gengibre também conta com propriedades capazes de aumentar o gasto de energia e consequentemente, contribuir com a perda de peso. O consumo diário desse alimento termogênico pode ser feito de diferentes maneiras, é possível comer o gengibre cru, em chá, sucos ou ainda utilizar a raiz como tempero para carnes.

Salmão e atum

O salmão e o atum são ótimas opções de alimentos termogênicos, pois ambos são ricos em ômega 3. Além de auxiliar na perda de peso, são alimentos extremamente importantes para uma vida saudável, já que auxilia no controle do colesterol. Uma porção de 100g de um desses peixes por dia, pode ajudar de maneira significativa na quebra das moléculas de gordura.


Qual o melhor alimento termogênico?

Não existe um alimento considerado o melhor em questões termogênicas, mas, com base na lista dos 3 alimentos emagrecedores acima, com certeza, o café é o mais versátil e melhor no quesito perda de gordura.

A escolha é muito simples: a cafeína é fácil de ser consumida, por meio do café, e com melhor custo benefício. Além disso, é mais prático preparar uma xícara de café e tomar, do que preparar refeições completas.

Alimentos Termogênicos

Alimentos termogênicos na dieta

Os alimentos termogênicos podem ser adicionados na sua dieta facilmente. Veja o exemplo que demos acima, sobre o café. Fácil de fazer; acelera o metabolismo e proporciona a queima de gordura.

Para conhecer o efeito da cafeína a fundo, basta tomar uma xícara de café pela manhã e outra antes da prática de exercícios físicos. Você vai sentir muito mais disposição, terá mais foco e vai ficar sem sono por muito mais tempo.

Como potencializar o efeito dos alimentos termogênicos?

O emagrecimento através de alimentos termogênicos é eficaz quando a dieta é equilibrada e saudável. Além de evitar comidas muito calóricas, é importante variar o consumo dos termogênicos, de modo que eles estejam presentes em pelo menos uma refeição do dia, sem ultrapassar as quantidades indicadas.

Outro fator importante é a ingestão de líquidos, água gelada, por exemplo, é um termogênico. Isso porque o consumo dessa bebida exige gasto de energia para elevar a temperatura do corpo novamente aos 36°C ou 37°C. Conseguir esse efeito só é possível a partir da ingestão de dez copos de água gelada por dia (aproximadamente dois litros).

Gel Termogênico

Eles apresentam ativos que elevam a temperatura corporal, fazendo com que o metabolismo acelere, o que permite uma quebra mais rápida da gordura e uma melhora na oxigenação do tecido no local aplicado. Os principais compostos em sua fórmula são a cafeína, nicotilato de metila, capsaicina e teobromina são os mais comuns em sua composição

Os mais famosos são o  siluet 40 ou o LipoRedux.

Suplementos termogênicos

Os suplementos queimadores de gordura, conhecidos como termogênicos, são suplementos aliados do emagrecimento e perda de peso. Responsáveis por aceleram o metabolismo e assim contribuir para a eliminação de gorduras corporais. Isso ocorre por possuírem em sua composição os alimentos citados acima, ou extratos dos mesmos. Muitos deles por exemplo tem forte presença de cafeína em sua composição. Os mais famosos são o Sineflex e o Kimera.

E aí, você já presenciou o efeito dos alimentos termogênicos? Fale a sua experiência para a gente.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *