Polifenol: veja os benefícios pro corpo e que alimentos consumir!


Alimentos ricos em Polifenol podem te dar mais saúde, conheça tudo sobre eles! Veja efeitos, benefícios e muito mais!

No mundo atual, as pessoas estão cada vez mais dispostas a aproveitar os compostos que a natureza nos dá e que podem nos trazer benefícios para a saúde. E um desses compostos que está fazendo muito sucesso é o polifenol, presente em vários alimentos. No artigo de hoje vamos te mostrar como os polifenóis podem ser importantes para o corpo e podem melhorar nossa saúde. Acompanhe conosco.

Polifenol (Polifenóis) – do que se trata?

polifenois Polifenol

Indo direto ao assunto, os polifenóis são fitoquímicos encontrados em frutas, legumes, ervas, temperos, verduras, grãos e até no vinho. Porém, existem mais de 4 mil tipos de polifenóis e seus benefícios dependem do tipo de cada composto. Os polifenóis podem ser agrupados em classes, que variam entre os flavonoides, ácidos fenólicos e não flavonoides, e cada um possui uma subdivisão, o que garante sua particularidade em relação as seus benefícios e propriedades. Outros exemplos de polifenóis são:

Flavonoides: Polifenóis que possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. São encontrados em frutas, verduras, legumes, vinho tinto e chá verde;

Estilbenos: Encontrados no vinho tinto e no amendoim. Entre eles o resveratrol é o mais conhecido;

Lignanas: Encontrados na linhaça, legumes, cereais, grãos, frutas, algas e certas hortaliças;

Ácidos fenólicos: Presentes no chá verde, na canela, no café(como o cafe marita) e em frutas como mirtilo, kiwi, ameixa, maçã e cereja.


Alimentos ricos em Polifenóis

Um dos polifenóis mais famosos é o  resveratrol, que ficou “famoso” por causa de estudos epidemiológicos nos anos 70, os quais descreveram menores índices de eventos cardiovasculares entre franceses (que viviam na França) que consumiam dieta rica em gorduras saturadas (14 – 15% do valor calórico diário) em comparação com a dieta americana tão rica em gorduras saturadas quanto a francesa. A explicação do porque da incidência de eventos cardiovasculares ser muito maior na sociedade americana, foi o consumo maior e regular de resveratrol entre os franceses, o que levava a um efeito protetor contra as doenças cardiovasculares. O vinho tinto, comum na dieta francesa e na dieta mediterrânea é rico em resveratrol e seu consumo foi associado à menores taxas de doenças cardiovasculares entre os franceses. A partir desses estudos, a indicação do consumo regular de suco de uva integral, suco de amora integral e suco de berrys tornou-se comum na prática clínica.

alimentos ricos em polifenois

Os  alimentos que mais possuem polifenol em sua composição em ordem de maior concentração:

1. Café filtrado (190 ml)

2. Coração de alcachofra (168 g)

3. Morango (166 g)

4. Sabugueiro (black elderberry, 145 g)

5. Arônia (black chokeberry, 145 g)

6. Groselha (145 g)

7. Highbush blueberry (um tipo de mirtilo) (145 g)

8. Lowbush blueberry (um tipo de mirtilo) (145 g)

9. Cereja (145 g)

10. Amora (144 g)

Polifenóis e seus benefícios pro corpo

Os polifenóis são antioxidantes fortes e responsáveis pela proteção corporal de várias doenças e condições perigosas. Os polifenóis são considerados muito mais potentes antioxidantes que a vitamina C e vitamina E. Estes antioxidantes proporcionam vários benefícios de saúde importantes, como proteção contra a doença arterial coronariana, proteção contra câncer, os níveis de açúcar no sangue e prevenção de envelhecimento precoce.

Existem contra indicações?

Sim, devem ser evitados em caso de  febre, ferimentos, fragilidade capilar, queimaduras, tumores, transtornos circulatórios graves, doenças de pele, gravidez, processos infecciosos.

Importante

Sempre procure seu médico antes de incluir qualquer composto em sua dieta, mesmo que sejam conhecidos por ter benefícios a saude como os polifenois. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui apresentadas que são de domínio público na Internet

Conclusão

Bem pessoal, esperamos que tenham aproveitado as informações e que consigam utilizar o polifenol em seu corpo!

Duvidas e sugestões de novos artigos podem deixar nos comentários!


1 comment

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *