Ficar sem comer carne faz mal? Contamos aqui!


Você já deve ter conhecido alguém que não come mais carne, seja em defesa dos animais ou para conseguir obter hábitos mais saudáveis. Há ainda quem tenha parado de comer pelos dois motivos. Quando nos deparamos com essa opção em nossa frente, há sempre as mesmas perguntas e dúvidas: será que isso faz bem? Quais os problemas que isso traz para a saúde? É possível viver sem consumir carne?

Essas dúvidas são muito comuns, até mesmo para quem já vive sem consumir carne e teve que se questionar antes de tomar essa decisão. A carne, ainda que gordurosa e ás vezes maléfica para a saúde, também pode possuir alguns nutrientes importantes. Por isso, a seguir, veja alguns pros e contras de não consumir carne.

Ficar sem comer carne faz mal? Contamos aqui! (Foto: Divulgação)

Deixar de consumir carne contribui para a perda de peso

Através de um estudo realizado nos Estados Unidos foi comprovado que se uma pessoa deixa de comer carne e não faz mais nenhuma outra alteração no seu estilo de vida e na sua alimentação, pode perder cerca de 5 quilos.

Isso pode ser um benefício e um malefício, de acordo com o seu objetivo. Caso você queira mesmo emagrecer, deixar de consumir carne pode te ajudar a alcançar sua meta. Entretanto, caso você não queira emagrecer, deverá substituir a carne por outros alimentos que possuam nutrientes e vitaminas, dessa forma estará impedindo a perda de tantos quilos.

Ficar sem comer carne faz mal? Contamos aqui! (Foto: Divulgação)

A falta de carne pode causar a carência de nutrientes

A carência de nutrientes é, de longe, um dos principais problemas causados por quem deixa de ingerir carne. A falta de carne estará inibindo o seu organismo de ingerir ferro, vitamina D e vitamina B12. Muitas pessoas sabem disso e não fazem nada para suprir essa necessidade, o que é errado.

Você pode continuar sem ingerir carne e ainda ter acesso a esses nutrientes, basta que reforce o consumo de outros alimentos que sejam ricos nessas vitaminas e substâncias. Você deve ingerir frutas e cereais integrais, além de leite e produtos de soja. Dessa forma poderá continuar sem ingerir carne e não estará prejudicando a sua saúde.

Ficar sem comer carne faz mal? Contamos aqui! (Foto: Divulgação)

Não comer carne diminui as chances de câncer

Você sabia que ao deixar a carne de lado, você está automaticamente diminuindo as chances de desenvolver câncer? Isso é muito bom e com certeza um motivo convincente que leva muitos a deixarem a carne de lado.

A Organização Mundial da Saúde revelou recentemente que o consumo de carnes processadas é o que mais aumenta as chances de câncer, por isso deixar de consumir irá evitar o surgimento da doença.

Ficar sem comer carne faz mal? Contamos aqui! (Foto: Divulgação)

Deixar de comer carne também favorece o sistema cardiovascular

Estudos realizados em todo o mundo já apontaram diversas vezes a relação de doenças cardíacas com o consumo de carnes vermelhas, por isso diminuir ou até mesmo cessar por completo o consumo de carnes irá automaticamente diminuir as chances de você desenvolver alguma doença cardíaca.

Com esses prós e contras, você deve chegar a uma conclusão única e pessoal sobre o consumo da carne.

Recomendados para você:


2 comments

  1. Ola.
    Minha opinião devemos sim diminuir as carnes, mas não tirar elas completamente de nossas vidas.
    Porque você sita soja, e sabemos que não é mais soja natural, ela é transgênica foi mudada. E não nos faz bem! E sem falar do leite, que não é leite! Que estou tentando tira-lo completamente da minha alimentação. Há não ser se for direto la da vaca orgânico!
    Fica complicado cada um fala uma coisa! Só acho que temos q ter contrele. Estou diminuindo glúten, refrigerantes, é que faz mais mal para nossa saúde. Obrigada

  2. Fernanda Ferreira de Almeida Martinelli

    Tem vários estudos comprovando que a carne não faz mal ao coração e nem da câncer, e sim alimentos ricos em açúcar e carboidratos, principalmente os refinados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *