Aipo: veja como ele ajuda sua saúde


Entenda como o Aipo pode ser uma fonte incrível de saúde, conheça seus benefícios pro corpo!

Aqui em nosso site, vivemos ressaltando a importância da alimentação saudavel, vivemos falando sobre receitas fit.Se você esta procurando por um alimento que tem baixa caloria e diversos benefícios para a sua saúde e rico em  Vitamina A, vitamina B, Vitamina C, Vitamina E e Vitamina K e em minerais como O Cálcio, Potássio, sódio e Fósforo. então você precisa conhecer o Aipo, um vegetal de folhas verdes que pertence a família Apiaceae. Saiba agora tudo sobre o Aipo.

Aipo

 

O que é o Aipo

O Aipo é rico em muitos nutrientes e água. O seu caule pode ser cozido no vapor ou consumido cru, já as folhas são usadas para tempero em sopas, molhos e caldos, além disso o Aipo é um alimento de baixo teor calórico. As suas sementes contêm óleos voláteis e são utilizados em vário medicamentos.Ele também é utilizado em várias receitas fit por aí.

Ele possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades diuréticas, expectorantes, laxantes, tônicas, além de que ele é rico em flavonoides, vitaminas e minerais que fortalecem as defesas e acelera o metabolismo. Por ser diurético, o aipo elimina as toxinas acumuladas no organismo, combate o inchaço e ajuda a emagrecer.

 

Benefícios do Aipo para a saúde

O Aipo possui diversos beneficios, nutricionais, para reduzia a pressão arterial, proteger contra o câncer e doenças do Coração. Conheça mais benefícios e veja como ele ajuda a sua saúde.Este alimento fornece apenas 10 gramas a cada 100 gramas de Aipo consumidas, sendo que em sua composição 95% é de água.  Ele também contém hidrato de carbono, fibra dietética,

Os flavonóides presentes no Aipo limitam o crescimento de células cancerosas e ainda auxilia os ácidos fenólicos em prostaglandinas que restringem e ajudam a impedir o metabolismo das células cancerígenas. A cumarina é um tipo de fitoquímicos, que ajudam a evitar o aparecimento do câncer do cólon e do estômago.


Ele também é um ótimo antioxidante e tem compostos anti inflamatórios como os ácidos fenólicos, flavonas e flavonóis que são responsáveis por ajudar na redução do colesterol ruim e a pressão arterial.

A vida sexual também é beneficiada com o consumo do aipo, pois ele contém dois feromônios, a androsterona e o androstenol, que são compostos que ajudam a impulsionar a libido. Ele também é recomendado para mulheres com problemas menstruais, pois ele contém anethoke fitoquímico e estrogênica.

Como consumir o Aipo

sopa de aipo

Todo o Aipo pode ser utilizado, da raiz as até as folhas. Ele pode ser utilizado em receitas de comidas ou até mesmo com um chá. Confira algumas receitas para utilizar ele.

Chá: Coloque 20 gramas de qualquer parte do aipo, seja raiz, caule ou folha, numa xícara e cubra com água fervente. Deixe esfriar um pouco coe e beba a seguir, não coloque açúcar.

Sopa de Aipo:

Ingredientes:

  • 1 cabeça de aipo não demasiadamente grande
  • 1 cebola média
  • 1 fatia de bacon
  • 1 copo de leite
  • 1 ramo de salsa
  • 1/2 xícara de nata ou de creme de leite fresco
  • 1/2 l de caldo
  • 1/2 folha de louro
  • 2 colheres de sopa de manteiga ou de óleo
  • 2 hastes de cebolinha verde
  • 250 g de batatas
  • Sal e pimenta a gosto

Modo de preparo:  Lave o aipo, descasque as batatas e a cebola, corte eles em pedaços não muito grandes e pique o bacon. Em seguida derreta a manteiga e em uma panela, refogue os vegetais picados e o bacon por cerca de 10 minutos junte leite e os temperos e  deixe cozinhar até que os vegetais estejam macios.

Passe a sopa por uma peneira e esquente até ferver.  Antes de servir coloque a nata ou creme de leite. Sirva com torradas para acompanhar.

Já falamos em outro artigo sobre o vinagre de maça que é bem interessante sugiro a leitura do artigo.

É isso leitores em breve mais dicas de alimentos que beneficiam a sua saúde.