Proteína animal faz mal? Saiba aqui


Proteína animal faz mal de verdade? Analisamos aqui essa polêmica!

Aposto que você já deve ter lido em algum artigo ou post na internet, que a proteína de origem animal faz mal à saúde. Será que é verdade? Neste artigo, nós desvendaremos os mistérios por trás da carne e sua proteína. Vem com a gente?

Sabemos que a internet é um lugar onde qualquer pessoa consegue expor a opinião, seja de maneira positiva ou negativa. Então, é fácil achar depoimentos contrários à proteína da carne, da mesma forma que é possível encontrar depoimentos favoráveis a ela.

Abaixo, veja de uma vez por todas e saiba se a proteína animal é boa ou ruim.

Proteína animal faz mal? Estudos avaliam

Em um estudo recente, publicado Rotterdam Study, foi constatado que uma dieta extremamente rica em proteínas de origem animal pode implicar em problemas hepáticos, como fígado gorduroso (esteatose hepática), responsável pelo acúmulo de gordura nas células do órgão.

Devido a esta condição, as chances de contrair outras doenças, como insuficiência hepática e cirrose, são muito maiores.

O estudo foi feito com quase 3.500 adultos com idade média de 71 anos, que responderam a um questionário sobre alimentação e, posteriormente fizeram uma ultrassonografia abdominal, para ver a condição do fígado.

Resultado: 35% dos participantes foram diagnosticados com gordura no fígado, decorrente pelo alto consumo de proteína animal, segundo os pesquisadores holandeses.

proteina animal faz mal?

Excesso de proteína ataca os rins

Consumir proteínas em altas quantidades pode sobrecarregar os rins, prejudicar o coração e até entupir as artérias. As informações foram publicadas na página do Bem Estar, do G1 – O portal de notícias da Globo.


De acordo os dados, o consumo moderado de proteína ajuda a manter a boa forma. No entanto, o consumo excessivo deste macronutriente pode causar outros problemas, como falta de energia, ganho de peso e até fraqueza muscular.

Em contrapartida, a mesma pesquisa mostra que a proteína deve sim ser consumida, mas sempre acompanhada de outros nutrientes, como carboidratos, vegetais e gorduras boas. Dessa forma, com o equilíbrio alimentar, o corpo não entra em colapso e trabalha de maneira correta.

Quer um exemplo de como encaixar a proteína na dieta? Veja no próximo tópico.

Proteína animal faz mal

Busque balancear sua dieta!

Quanta proteína eu preciso comer por dia

Não existe uma fórmula exata para calcular o quanto de proteína você deve consumir durante o dia, pois existem alguns fatores determinantes que revelam este número, como peso, tempo de atividade física diária, entre outros.

Mas, com base em uma dieta de 2.000 kcal, para uma pessoa de 70kg, o consumo ideal de proteína seria:

  • 1g de proteína para cada 1kg.

Cabe destacar que este número é baseado em uma pessoa com 70kg, assim como está ali em cima. Para ter uma ideia melhor sobre a quantidade de proteína você deve ingerir, procure um nutricionista e faça uma avaliação.

Afinal, proteína animal faz mal mesmo?

Levando como base os dois estudos citados neste texto, é possível ter um norte sobre o consumo ideal de proteínas, principalmente a de origem animal. Se você perceber, as duas pesquisas citam o ALTO consumo deste macronutriente. Ou seja, o excesso de proteína implica em vários problemas, assim como o excesso de carboidrato, excesso de gordura e por aí vai.

Você come muita proteína animal durante o dia? Comente aqui em baixo.

Já falamos aqui também sobre a sopa emagrecedora, sugiro a leitura do artigo.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *