Probioticos naturais: conheça todos!


Confira tudo que os probióticos naturais podem fazer pelo seu corpo e como te ajudam a melhorar sua saude intestinal.

Os probióticos naturais podem ser encontrados em vários alimentos. Eles são compostos por bactérias e fungos do bem, que proporcionam inúmeros benefícios para a saúde, principalmente no que diz respeito à flora intestinal. Quer conhecer mais sobre estes organismos? Continue lendo este artigo.

Nosso corpo produz probióticos

O nosso sistema digestivo conta com mais de 500 bactérias que ajudam a manter o intestino saudável. Elas auxiliam no processo de digestão e contribuem para a melhora do nosso sistema imunológico, fortalecendo o organismo.

Além disso, de acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade norte-americana Yale, os probióticos são atuam no tratamento da diarreia infantil, eczemas e colite ulcerosa. Além disso, eles proporcionam benefícios que previnem inflamações no intestino e doenças infecciosas.

Outro estudo comprovou que o consumo de probióticos resulta diretamente no processo de emagrecimento. As informações são do European Journal of Clinical Nutrition.

A pesquisa foi aplicada em um grupo de pessoas, que tomaram leite fermentado durante 12 meses. O resultado consistiu na perda de gordura e na diminuição da circunferência abdominal.

Probioticos naturais – Opções alimentares

Além de o corpo humano ser capaz de produzir estes tipos de bactérias e fungos, alguns alimentos também são capazes de fornecer uma boa quantidade de probióticos naturalmente. Por conta disso, separamos uma lista com os melhores! Confira abaixo:

Pepino em conserva (picles)

Eu sei que você tira o picles do lanche, quando vai ao fast food, não é? Certeza que, a partir de agora, isso não vai acontecer mais. O picles nada mais é do que o pepino armazenado em conserva, de forma natural.

Este vegetal possui uma grande quantidade de probióticos em sua composição, além de ser ótimo aliado no processo de emagrecimento, pois cada unidade apresenta apenas 12kcal.


probióticos naturais

Iogurte

O iogurte é um dos mais conhecidos e acessíveis no quesito probióticos naturais. Ele pode ser consumido a qualquer hora, seja no café da manhã, no lanche ou entre as refeições.

Além de conter uma excelente quantidade de proteínas, cálcio e vitaminas do complexo B, o iogurte age de maneira positiva em nosso organismo, ajudando no fortalecimento dos ossos e contribuindo para a produção de energia.

Kefir

O kefir é muito semelhante ao iogurte, podendo ser preparado com leite ou água. Além de contar uma boa quantidade de probióticos, este tipo de leite fermentado contém lactobacilos vivos e antioxidantes.

Chucrute

Conhecido e consumido na Alemanha, o chucrute é, basicamente, repolho fermentado. Ele normalmente é preparado com outros legumes e algumas carnes, como linguiça de porco, por exemplo.

O chucrute é rico em vitaminas do complexo B, vitamina C e E.

probióticos naturais

Estes foram alguns dos alimentos e bebidas com probióticos naturais mais conhecidas e consumidas pelo mundo. Abaixo, veja uma lista com outros alimentos que contém bactérias e fungos do bem:

  • Misso (missô);
  • Salmoura;
  • Tempeh;
  • Kimchi;
  • Kombucha;
  • Vinagre de maçã;
  • Chocolate escuro.

Existe uma série de outros alimentos que apresentam quantidades significativas de probióticos naturais. Como podemos ver, a maioria dos alimentos são fermentados, pois é dessa maneira que os probióticos são produzidos.

Você é acostumado a consumir estes tipos de alimentos, com probióticos naturais? Conta nos comentários.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *