Caruncho: quais os benefícios pro corpo?


Caruncho pode aparecer em vários locais, veja o que ele faz pelo corpo e se existem perigos.

O que são carunchos – Carunchos são insetos que você provavelmente já encontrou nas embalagens de alguns alimentos antes de prepará-los. Costumam estar em massas, arroz, feijão, farinhas e qualquer coisa que possua celulose, inclusive a madeira, por isso são classificados como fitófagos. São conhecidos também pelo nome de gorgulho. Suas espécies são: Araecerus fasciculatus, o caruncho-do-café, e Acanthoscelides obtectus, o caruncho-do-feijão.

As perdas nos alimentos atacados por esses pequenos besouros são tanto qualitativas quanto quantitativas, portanto, é ideal que se faça o armazenamento adequado de seus alimentos, evitando que os carunchos apareçam.

caruncho

Caruncho: quais os benefícios pro corpo? (Foto: Divulgação)

Cuidados para que os carunchos não apareçam

Para que você e sua cozinha fiquem livres dos carunchos, é importante que os alimentos sejam armazenados em recipientes de vidro e bem vedados. Os sacos devem ser selados de modo que não exista nenhuma abertura que facilite a entrada dos insetos.

É importante também que você não deixe pedaços de alimentos, grãos e farinhas sob o armário e faça uma limpeza regular em sua despensa. A limpeza pode ser feita com a ajuda de um pano seco ou um papel toalha, detergente, álcool e sabão de coco também podem ser utilizados. Tente fazer esse procedimento toda vez que fizer novas compras.

Arejar os armários da sua cozinha também é um método bastante eficaz, deixe-os abertos por alguns minutos pelo menos uma vez na semana. É importante que haja iluminação no local em que você armazena seus alimentos e que não seja úmido. Fique atento a data de validade de seus produtos e evite deixá-los sem uso por muito tempo, assim você evita que os insetos apareçam em sua comida.


Fazem mal para a saúde?

Os carunchos não trazem dano algum para a nossa saúde nem transmitem doenças. Há quem diga que são muito proteicos e não prejudicam em nada o sabor do alimento, então, se forem consumidos sem querer, não precisa se preocupar.

caruncho

Caso você ache alguns carunchos antes de preparar o alimento, não se assuste. Basta adicionar um pouco de água e eles boiarão, assim podem ser eliminados com mais facilidade.

Faça um repelente natural

A borra do café pode servir como um grande aliado no combate aos carunchos, fazendo o papel de repelente natural. Você deve apenas colocar a borra do café em um recipiente e deixá-lo no armário por cerca de 15 dias, depois, troque por outra borra mais nova.

Colocar uma folha de louro junto aos potes de alimentos também é uma boa opção para manter os carunchos longe. Passar óleo de eucalipto em seu armário é outra opção muito eficiente.

Em situações extremas de infestação você deve chamar uma empresa especializada, para que possam ser aplicados produtos dedetizadores em sua cozinha, despensa e demais ambientes em que eles podem estar. Os produtos mais usados incluem pirimiphos-methyl e fenitrothion.

Para quem sofre com açucar no sangue, sugiro ler o artigo sobre a moringa oleifera.

Sugestões e dicas podem deixar nos comentários


2 comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *