Cuscuz na dieta: ajuda ou atrapalha?


O cuscuz é um alimento que popularizou-se aqui no Brasil, porém é consumido com maior frequência no Nordeste. Existem muitas dúvidas a respeito do cuscuz, será que é saudável? Pessoas que estão de dieta podem consumi-lo? Leia o artigo e saiba tudo sobre esse alimento.

cuscuz na dietaCuscuz na dieta

Uma grande dúvida de quem está de dieta é sobre o que ingerir. Alguns alimentos podem até parecer vilões, mas se preparados da maneira correta estão liberados. O cuscuz pode ser doce ou salgado, mas além dessas duas opções ele pode ser também saudável! Uma xícara de cuscuz possui cerca de 176 calorias e se optar por acompanhamentos leves pode ser uma ótima opção para substituir o arroz comum ou outros alimentos em sua dieta.

Cuscuz ajuda ou atrapalha a dieta?

Respondendo à pergunta do enunciado, depende do modo que é preparado. Somente o cuscuz não será capaz de manter uma dieta adequada. Para uma dieta de qualidade deve haver variações de alimentos. Legumes, frutas e verduras devem ser consumidos com maior intensidade por quem está de dieta. Não podemos esquecer de praticar exercícios físicos diários e procurar acompanhamento profissional de um nutricionista.

cuscuz na dietaComo consumir cuscuz estando de dieta?

Tradicionalmente o cuscuz é preparado a partir da semolina que é uma forma de trigo. Pessoas que desejam reduzir o peso devem consumir outras versões do alimento como as feitas de milho, arroz, mandioca ou tapioca. São inúmeras versões do alimento e se cuscuz receber um acompanhamento saudável pode ficar ainda mais gostoso. Opte por saladas e verduras para acompanhar seu cuscuz.


O cuscuz pode ser o vilão de uma dieta?

Qualquer alimento pode fazer o papel de vilão se consumido da forma errada. Como vimos existem muitas versões de cuscuz e algumas não são nada

saudáveis como no caso do cuscuz de chocolate ou do cuscuz com acompanhamento de carnes gordas. Com ajuda de um nutricionista serão indicados os alimentos mais adequados a sua dieta. Mas se você não abre mão de comer um delicioso cuscuz opte pelas versões saudáveis e com baixa caloria. Solicite opções de acompanhamentos ao seu nutricionista siga a sua dieta. pratique esportes e faça exercícios diários para garantir a saúde do seu organismo.

Os benefícios do cuscuz

Vimos até o momento que o cuscuz pode contribuir para a sua dieta. Algumas de suas versões podem até substituir o arroz comum. No caso do cuscuz feito a partir do milho que possui carboidratos complexos, fibras e vitaminas auxilia o trânsito intestinal, aumenta a sensação de saciedade, baixa os níveis de colesterol e é fonte de energia. Estudos aponto que o cuscuz de milho pode ser um aliado contra doenças cardíacas graças ao ácido fólico presente nele. Além de todos esses precedentes o alimento ainda possui vitamina A que auxilia na saúde da pele e dos cabelos, prevenindo o envelhecimento precoce. Pessoas intolerantes a glúten também podem consumir essa versão feita de milho entre outras, como a feita de mandioca e de arroz.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *