Semente de Melão: veja seus benefícios pro corpo!


Conheça os  vários benefícios que a Semente de melão tem para sua saúde e vamos te contar todos eles, confira agora!

Em nosso cotidiano, existem muitas frutas que estão se revelando como excelentes para nossa saúde. E além disso, as pessoas tem descoberto que é possível aproveitar mais do que o interior das frutas, como as cascas e sementes. O melão  por exemplo é uma fruta saborosa, rica em nutrientes e fibras. Ele é rico em antioxidantes, contém vitaminas A, B1, B2, B5, C e minerais como potássio, sódio, cálcio, fósforo, magnésio e ferro. De origem asiática e aclimatada no Brasil, o melão é refrescante, diurético, combate vermes como a tênia, previne infecções urinárias, doenças hepáticas, acidez, cálculos biliares, hemorróidas e melhora o apetite. E é isso que iremos abordar hoje ao falar dos benefícios da semente de melão. Acompanhe conosco.

Benefícios da Semente de Melão pro corpo

A semente de melão é uma ótima fonte de cálcio biodisponivel (forma mais absorvível), excelente para a saúde dos ossos, e pode ser consumida por crianças, adultos, idosos e atletas. Sua forma de uso é bem variada, pode ser acrescentada em sucos, vitaminas, feijão, bolos, panquecas, etc.

Semente de melão

São vários efeitos positivos do seu consumo, tais como:

Combate a Osteoporose – Rica em cálcio e magnésio, minerais essenciais para o correto funcionamento do organismo, a semente de melão fortalece os ossos e previne a osteoporose.

Saúde das unhas e cabelos – O teor de proteína é útil na promoção e manutenção de crescimento do tecido. Consumir Sementes de Melão pode garantir o crescimento saudável do cabelo e unhas.Seu valor protéico é comparado ao leite de soja.

Alto valor de vitaminas – Ela também é rica em vitaminas A, B6, B12, D, E e K.


Efeito calmante – a semente do melão tem efeitos calmantes, deixando os músculos e nervos relaxados ideal para uma boa noite de sono. Ainda, por ter grandes quantidades de água e fibra, evita que levantemos a noite para comer ou beber água, proporcionando boas horas de sono com qualidade.

Fonte de cálcio – A semente de melão é uma ótima fonte de cálcio biodisponivel (forma mais absorvível), excelente para a saúde dos ossos, e pode ser consumida por crianças, adultos, idosos e atletas. Sua forma de uso é bem variada, pode ser acrescentada em sucos, vitaminas, feijão, bolos, panquecas, etc.

Agora, veja a receita de um suco que pode ajudar a absorver os nutrientes da semente

Receita de suco de semente de melão

Ingredientes: 1 litro de água; meia xícara de sementes de melão; adoçante estévia (para diabéticos) ou mel (se você não for) a gosto; gelo

Modo de Preparo: bata todos os ingredientes no liquidificador (exceto o gelo); coe e adicione algumas pedras de gelo.

Semente de melão

Beba um copo imediatamente. O restante guarde na geladeira. Consuma tudo no mesmo dia.

Outra dica para aproveitar a semente é esperar secar bem (de preferencia ao sol), e triturar no liqüidificador. O resultado é uma farofinha que pode ser consumida com salada de frutas, para enriquecer bolos e tortas, finalizar saladas, etc.

Existem contra indicações?

Apesar de seus inúmeros benefícios para a saúde do organismo, o melão é uma fruta que deve ser consumida com moderação (duas fatias por dia  ou um punhado das sementes) é o suficiente para suprir as necessidades diárias das vitaminas que ele oferece), pois a ingestão em excesso pode ocasionar mal-estar e até mesmo diarreia.

Conclusão

Vale lembrar que qualquer fruta a ser incluída em nossa dieta deve ser sempre observado se ela faz bem mesmo a nosso corpo. Sempre consulte seu nutrólogo e evite comer em excesso o melão para evitar as já citadas diarréias.

Já falamos aqui também sobre os benefícios do café para nosso corpo, sugiro a leitura do artigo.

Dúvidas e sugestões podem ser deixadas nos comentários, até a próxima!


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *