Vitamina B12: como ingerir?Como atua no corpo?


Explicamos tudo sobre a vitamina B12, um nutriente fundamental para a o bom funcionamento do organismo. Conheça as funções desse composto e descubra como inseri-lo no cardápio. 

Também conhecida como Cobalamina, a vitamina B12 é fundamental para a saúde do organismo. A deficiência desse tipo de vitamina pode resultar em sérios problemas de saúde, todos relacionados ao sistema nervoso e ao sangue.

Essa vitamina ajuda na produção de glóbulos vermelhos. (Foto: Divulgação)

Essa vitamina ajuda na produção de glóbulos vermelhos. (Foto: Divulgação)

Entre as vitaminas no complexo B é a B12 é a única composta por um elemento inorgânico, o Cobalto. Além disso, apesar de encontrada em alimentos de origem animal, a vitamina B12 é produzida somente por microrganismos e, portanto, não pode ser encontrada em plantas.

Como a vitamina B12 atua no corpo?

A principal função dessaa vitamina  é auxiliar na produção de hemácias, que são os glóbulos vermelhos do sangue, prevenindo a anemia. Também tem papel importante para a saúde dos músculos, pois auxilia a síntese de uma substância essencial para manter a massa muscular no organismo.

Os benefícios da vitamina B12 para o organismo são bem amplos. Ela protege o sistema nervoso fortalecendo a mielina, um fino tecido que cobre e evita o desgaste dos nervos e neurônios. O DNA presente nas células também tem sua estrutura protegida através da B12, isso impede a formação e proliferação de células cancerígenas no organismo.

A presença de vitaminas do complexo B no organismo é extremamente importante, principalmente na terceira idade. Por agir no sistema nervoso central, em conjunto elas têm o poder de manter o cérebro saudável nessa fase da vida.

O corpo necessita de uma quantidade mínima de nutrientes e quando não recebe a quantidade necessária da vitamina B12, apresenta os seguintes sintomas:

  • Cansaço
  • Falta de concentração
  • Memória fraca
  • Pele amarelada
  • Inflamações na língua
  • Alucinações
  • Formigações

Vitamina B12 em cápsulas

Na Drogaria Onofre é possível comprar essa vitamina em cápsulas, clique  confira:

Como ingerir vitamina B12?

Inclua vitamina B12 nas suas refeições. (Foto: Divulgação)

Inclua vitamina B12 nas suas refeições. (Foto: Divulgação)

A vitamina B12 é produzida somente por microrganismos presentes no organismo de animais. Portanto, esse tipo de vitamina não pode ser encontrada em vegetais. Entre os principais alimentos que contem vitamina B12 estão:

– Leite
– Carne vermelha, mais especificamente o fígado.
– Frango
– Peixe
– Ovos

Os veganos e vegetarianos, adeptos de um cardápio composto somente por alimentos de origem vegetal, devem suprir a ausência de vitamina B12, através da ingestão de cápsulas ou de injetáveis.

Porém, vale alertar que mesmo pessoas que comem carne regularmente pode apresentar déficit de cobalamina no organismo, já que ela é eliminada pela urina naturalmente e não permanece no organismo por muito tempo. Por este motivo, é necessário que exames (Hemograma; ácido metilmalônico; homocisteína) para identificar os níveis de B12 no organismo sejam feitos com frequência.

A ingestão diária dessa vitamina recomendada pelos especialistas para adultos é de 2,4 mcg. A quantia é enviada para o organismo através de 100g de salmão ou 80g de fígado de boi. Evite combinar alimentos ricos em vitamina B12 com alimentos compostos por grande quantidade de fibras, o consumo de álcool e presença de tabaco no organismo também podem prejudicar a absorção da cobalamina.