Carboidratos complexos: tudo sobre eles, engordam mesmo?

Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Conheça tudo sobre os carboidratos complexos e como atuam no seu corpo. Veja por que apontam como viloes contra quem quer emagrecer

O carboidrato é responsável por fornecer energia para o nosso corpo, portanto ele é fundamental e nunca deve ser excluído da nossa alimentação, como muitos fazem. O que deve ser feito é a distinção entre o carboidrato simples e o complexo, sendo que os simples devem ser evitados pois aumentam a taxa de glicose no sangue, enquanto os complexos devem ser consumidos diariamente pois contribuem para manter os níveis de glicose equilibrados, além de acelerarem o metabolismo e contribuírem para a perda de peso.

A seguir, veja a diferença entre os dois tipos de carboidratos, como consumir corretamente o complexo e quais alimentos são ricos nesse nutriente.

Carboidratos complexos: tudo sobre eles (Foto: Divulgação)

Carboidrato simples X complexo

Os carboidratos simples possuem uma fácil e rápida absorção, o que gera fome logo após as refeições além de aumentar a taxa de glicose no sangue. Sendo assim, deve ser evitado por pessoas em geral, mas principalmente por diabéticos e pessoas que desejam emagrecer.

Já os carboidratos complexos possuem uma digestão mais lenta, o que leva a um pequeno e controlado aumento da glicemia, não prejudicando os diabéticos. Pela digestão ser mais lenta, o organismo consegue se manter saciado por mais tempo, além disso esse tipo de carboidrato também é rico em vitaminas e sais minerais essenciais para o corpo. Esse tipo de carboidrato ajuda a fornecer energia constante para o corpo, auxilia no emagrecimento e também na prática de atividades físicas.

Carboidratos complexos: tudo sobre eles (Foto: Divulgação)

Carboidratos complexos

Os carboidratos complexos também são chamados de carboidratos de baixo índice glicêmico, pois não aumentam as taxas de glicose de forma brusca. Devem ser consumidos diariamente em uma quantidade recomendada, para que o corpo receba toda a energia necessária para realizar suas atividades.

O carboidrato deve estar presente em todas as refeições em porções equilibradas, de modo que o corpo receba tudo o que precisa diariamente.

Carboidratos complexos: tudo sobre eles (Foto: Divulgação)

Alimentos que são carboidratos complexos

Há diversos alimentos que são ricos em carboidratos complexos, ou seja, os carboidratos bons. Esses alimentos devem ser inseridos na sua dieta ao invés dos carboidratos simples, pois fornecem mais energia, vitaminas e diversos outros nutrientes para o seu corpo.

Os principais alimentos que são carboidratos complexos são os seguintes: maçã, cenoura, brócolis, batata-doce, pão integral, aveia, berinjela, lentilha, tomate, repolho, aspargo, amêndoas, feijão preto, iogurte desnatado, grão-de-bico, mandioca, arroz integral, abóbora, milho, linhaça, entre outros. Os alimentos integrais geralmente são carboidratos complexos, por isso dê preferência a eles.

Carboidratos complexos: tudo sobre eles (Foto: Divulgação)

Como evitar o consumo de carboidratos simples

Os carboidratos simples nada mais são do que doces, pães, massas, bolos e frituras. Dessa forma, você deve evitar fritar os seus pratos e ao invés disso, assá-los. Se desejar comer um bolo, procure por uma receita integral ou diferenciada na internet, atualmente já há muitas lights e destinadas para quem está de dieta.

No caso de pães e massas, há versões integrais no mercado que podem ser consumidas. A farinha também deve ser integral e pode ser usada para preparar bolos e diversos outros pratos deliciosos e saborosos que não atrapalharão a sua dieta.

Recomendados para você:


Ajude nosso site, por favor, Compartilhe:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *