Lista de Carboidratos que Engordam. Conheça e Evite todos!


Conheça a lista de carboidratos que engordam de verdade, evitá-los vai te ajudar a perder peso com saúde, confira!

Volta e meia recebemos pedidos de nosso leitores, perguntando se existe uma lista de carboidratos que engordam. Todos nós sabemos que os carboidratos são a fonte de energia do nosso corpo. Há alguns tipos de carboidratos, sendo os mais saudáveis aqueles de baixo índice glicêmico. Geralmente quem está de dieta tende a cortar os carboidratos ou pelo menos diminuir a sua ingestão, pois assim conseguirá emagrecer com mais facilidade.

Já ate falamos aqui sobre algumas receitas low carb, mas o artigo abaixo irá ajudar a entender melhor.Quem aposta em uma dieta rica em carboidratos saudáveis, tem maiores chances de engordar. De qualquer modo, o carboidrato é um nutriente fundamental para o nosso corpo e nós devemos ingeri-lo em uma quantidade adequada. Hoje você aprenderá um pouco mais sobre os carboidratos que verá uma lista de todos que engordam.

Lista de Carboidratos que Engordam

(Foto: Divulgação)

O que é carboidrato?

Os carboidratos são macronutrientes importantíssimos para o nosso organismo. Esses macronutrientes representam grande parte da refeição diária de um indivíduo, e possuem como função, fornecer energia para o corpo, de modo que consigamos realizar todas as atividades necessárias. Eles também contribuem para o crescimento do corpo.

Os carboidratos são famosos por serem a principal fonte de energia para o nosso corpo, pois é um macronutriente de fácil absorção. Sendo assim, até mesmo quem está de dieta deve ingerir carboidratos, de modo contrário não terá a energia necessária para seus treinos e exercícios físicos.

Lista de carboidratos que engordam

Os carboidratos engordam?

Os carboidratos são facilmente ligados ao aumento de peso. Isso acontece porque, depois da digestão dos alimentos, há uma grande quantidade de glicose no sangue, que nada mais é do que uma energia rápida. A insulina é de grande importância aqui, pois permite que as células usem essa energia. Com a ação da insulina, a energia vai toda para dentro das células e libera o sangue.

Quando isso acontece, o organismo não usa a energia armazenada e essa contribui para o aumento de peso. Além disso, os níveis de açúcar no sangue acabam ficando muito altos e para reagir, a insulina faz com que a glicose seja captada pelos tecidos adiposo e muscular. O tecido adiposo nada mais é do que as gorduras da barriga.


Lista de Carboidratos que engordam

Lista de carboidratos

Há centenas de carboidratos que são conhecidos por engordar e que devem ser evitados principalmente por quem está de dieta. Alguns desses carboidratos são:

– Batata frita;

– Refrigerantes;

– Pão branco;

– Bolos;

– Bolachas;

– Doces;

– Salgadinhos;

– Sucos de fruta de caixinha;

– Arroz branco;

– Massas;

– Cereais;

– Leite Integral;

– Entre outros.

carboidrato engorda

(Foto: Divulgação)

Carboidratos que não engordam

Por outro lado, há uma série de carboidratos saudáveis que não prejudicam o seu ganho de peso, mas ainda assim devem ser consumidos com moderação. De preferência sempre procure um especialista para lhe ajudar a montar o seu cardápio. Alguns exemplos de carboidratos saudáveis são:

– Arroz integral;

– Aveia;

– Pão integral;

– Massas integrais;

– Mandioca;

– Batata-doce;

– Milho;

– Feijão;

– Lentilha;

– Frutas em geral como maçãs, bananas, laranjas, pêssegos, melancia…

– Sementes e nozes;

– Grãos integrais no geral;

– Diversos tipos de vegetais;

– Entre outros;

Prepare pratos diferentes e deliciosos com essas opções saudáveis.

Os carboidratos estão presentes apenas nas farinhas e massas?

Mito! Boa parte das farinhas apresenta carboidrato na composição, porém, esse nutriente também está presente em doces variados, produtos lácteos, feijão, lentilha, milho, arroz e aveia. Vale ressaltar que, até mesmo nas frutas e verduras, como cenoura,  banana e maçã, o carboidrato marca presença através da frutose, um tipo de açúcar.

Existe problema não comer nenhum carboidrato?

É fato que a ingestão sem controle pode provocar um aumento de peso considerável, principalmente em pessoas sedentárias.mas por outro lado, a falta do nutriente, por outro lado, também, traz consequências:

  • Fadiga;
  • Perda de cognição;
  • Dificuldade de concentração;
  • Fraqueza;
  • Cansaço;
  • Entre outros sintomas.

A questão é ingerir o carboidrato certo na quantidade correta, para que haja o bom funcionamento do organismo.

Importante

Procure sempre um profissional médico, antes de fazer qualquer dieta, seja Low Carb ou qualquer outra. Não nos responsabilizamos pelo mal uso das informações aqui presentes, elas não substituem nenhuma consulta profissional e são de domínio público na Internet.

Se seu objetivo nao é emagrecer e sim comer, leia o artigo sobre as receitas na fritadeira eletrica que é bem maneiro.

Sugestões e dicas de novos artigos podem deixar nos comentários!

Referências: Revista Claudia


5 comments

  1. Ana

    Louca carb não pode comer nem coisas com farinha integral, nem batata, nem mandioca, nem arroz integral, revejam, tem muita coisa errada nesta lista.

    • Czar

      Concordo com a Ana, a priori muitos dos carbs citados acima tem IG alto… IG alto = picos de insulinas = ” Massa gorda” …

  2. Denis Rogger

    Tenho 1,90 de altura e sempre pesei entre 100 e 102kg .. comecei uma dieta low carb consciente para não atrapalhar meus treinos .. pois treino bem pesado na musculação. Em 3 semanas de dieta já caí para 98 kg, mantendo minha massa muscular em alta. O grande vilão das dietas é, com certeza, o arroz branco.
    Tire o arroz branco do seu cardápio, coma moderadamente o feijão, batata e outros carboidratos da lista, capriche no frango, ovos e outras proteínas e seja feliz.

  3. Dedé

    Leitura funcional é f…
    Leiam antes de criticar.
    Este artigo disse que JÁ TEVE OUTRO ARTIGO FALANDO DE LOW CARB.
    Então não é necessariamente esses carbos serem da linha low carb.

  4. Angelita

    As únicas coisas que não engordam é alface e água,os Integrais são mais saudáveis mas também engordam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *