Alimentação

Chá para tosse: conheça os 2 melhores




Chá para tosse pode ajudar a acabar com esse problema chatissimo, veja receitas super fáceis de como fazer

A tosse é um problema extremamente comum em todas as pessoas, podendo surgir por diversos motivos e podendo ser eliminada facilmente se for tratada desde o início. A tosse pode durar por dias ou até semanas se não for tratada, causando desconforto em você que não consegue ficar em paz e também nas pessoas ao seu redor.

A tosse pode vir acompanhada de outros sintomas, como febre, dor de cabeça ou outros sintomas da gripe, e nesses casos é fundamental ir ao médico. Entretanto, se o seu problema é uma tosse isolada, sem motivo aparente, é possível trata-la em casa com alguns remédios caseiros. Os chás são os mais indicados e a seguir você irá conhecer os dois melhores.

Chá para tosse
Chá para tosse: conheça os 2 melhores (Foto: Divulgação)

Chá para Tossse – 2 receitas top

Essas 2 são do tempo da vovó:

Chá com Limão e Mel

Esse é um dos chás mais conhecidos e usados por quem precisa lidar com a tosse. Ele é indicado na maioria dos casos, pois sua eficácia é excelente. Esse chá é ideal para você que quer diminuir a tosse, além de também contribuir para aliviar dores de garganta. Veja os ingredientes necessários:

– 2 colheres de mel;

– Suco de 1 limão;

– 500 ml de água.

Você deve preparar o suco do limão e, em seguida, misturá-lo com o mel. Leve essa mistura para o fogo e adicione a água. Deixe ferver por 10 minutos e depois desligue. Esfrie um pouco e esprema algumas gotas de limão por cima. Seu chá está pronto e você deve toma-lo durante o dia.

Chá para tosse
Chá para tosse: conheça os 2 melhores (Foto: Divulgação)

Chá de Gengibre com Canela

Se a sua tosse possui um pouco de secreção, como o catarro, esse chá é ideal para fazer diminuir. Isso porque tanto o gengibre quanto a canela possuem ação expectorante e ajudam a limpar a garganta. Veja os ingredientes necessários:

– 1 litro de água filtrada;

– 5 cm de gengibre in natura;

– 1 pau de canela;

Para preparar esse chá você deve primeiro ferver a água. Quando ela levantar fervura, deve desligar o fogo. Acrescente o gengibre e a canela, e deixe em infusão por dez minutos. Não é necessário adoçar. Esse chá deve ser ingerido até duas vezes por dia.

Outros remédios caseiros para a tosse

Além dos chás, há outros remédios caseiros que podem aliviar a tosse e contribuir para que a mesma vá embora. Um exemplo é o xarope de guaco, também muito conhecido e passado de família a família. Para o seu preparo é preciso os seguintes ingredientes:

– 1 litro de água;

– 10 folhas de guaco;

– 5 colheres de mel;

– 1 xícara de açúcar;

Você deve caramelizar o açúcar em uma panela e, em seguida, adicionar a água. Depois acrescente o guaco e mexa bem. Deixe ferver por até 20 minutos, coe e depois adicione o mel. Você deve ingerir de 1 a 2 colheres desse xarope todos os dias antes de se deitar, até a tosse sumir.

São várias as opções para quem não quer gastar com remédios industrializados ou ir ao médico.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.