Melão de são Caetano: veja benefícios pro corpo


Conheça todos os benefícios do melão de são caetano e como ele pode ajudar sua saude!

O melão de São Caetano é uma planta com várias propriedades medicinais, sendo capaz de tratar uma série de doenças, como a diabetes. Seus benefícios podem ser usados por grande parte da população, devido ao grande valor nutricional que a planta possui.

A planta é considerada por muitos uma erva daninha, mas o seu uso tem se tornado cada vez mais comum, principalmente quando o assunto é tratar doenças. A seguir você poderá conhecer todas as funções e benefícios do melão de São Caetano, mas não recomendamos que inicie o uso por conta própria, sempre tenha acompanhamento médico.

melão de são caetano

Melão de são Caetano: veja benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Conheça o Melão de São Caetano

O Melão de São Caetano tem origem na Índia e na China, mas pode ser encontrado em vários outros países. Aqui no Brasil ele pode ser mais conhecido por erva de São Caetano, erva das lavadeira ou até mesmo melãozinho.

Você consegue identificar a planta como uma trepadeira e ela não possui um cheiro muito bom. Suas folhas são amareladas e às vezes esbranquiçadas, possui um fruto dourado que se abre através de válvulas espinhosas. Facilmente encontramos a planta em cercas, hortas, pomares e até mesmo em terrenos baldios. O melão de São Caetano pode ser usado em várias receitas naturais e possui efeito clareador.

melão de são caetano

Melão de são Caetano: veja benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Benefícios do Melão de São Caetano

O Melão de São Caetano ajuda a regular os níveis de açúcar no sangue, sendo ótimo para combater a diabetes. Diversos estudos já foram realizados comprovando o uso da planta para tratar a diabetes e todas suas complicações.

O melão ainda ajuda a limpar o organismo de toxinas nocivas e também regula o intestino, contribuindo para o trânsito intestinal e evitando a prisão de ventre. A planta também tem sido muito usada no tratamento de úlceras pépticas. Pode ser muito eficaz para tratar vários tipos de câncer, como leucemia, linfoma, melanoma, câncer de mama, câncer de próstata e vários outros.


melão de são caetano

Melão de são Caetano: veja benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Outros benefícios do Melão de São Caetano

Como se não bastasse, o melão de São Caetano ainda pode ser usado para tratar dores articulares, faringites, gripes, hemorroidas, cólicas abdominais, eczemas, furúnculos, febres, tosse, irritação vaginal, TPM, dores de ouvido, entre outros problemas.

Também é altamente eficaz para tratar problemas de pele, como feridas e lesões. Tudo isso graças às ações da planta, que é antiparasitária, purgativa, bactericida, afrodisíaca, anti-inflamatória e muito mais.

melão de são caetano

Melão de são Caetano: veja benefícios pro corpo (Foto: Divulgação)

Veja como usar o Melão de São Caetano

Ele pode ser usado de várias maneiras, entre elas destacamos:

– os frutos cozidos combatem vômitos e tratam doenças venéreas;

– os frutos maduros podem ser usados na pele fazendo cataplasma;

– as folhas secas são usadas para fazer sucos e tratar picadas de serpentes, usado como purgante e tratar infecções do fígado;

– infusão da planta toda serve para tratar resfriados;

– a infusão dos frutos é muito indicada para o tratamento de hemorroidas.

Melão de São Caetano

Contraindicações do uso de Melão de São Caetano

Você sempre deve consultar o médico, mesmo antes de ingerir um alimento totalmente natural. Grávidas ou mulheres em período de amamentação não devem consumir a planta, assim como crianças e pessoas com diarreia crônica.

Já falamos aqui sobre a mamacadela para vitiligo, sugiro leitura do artigo que é bem legal.

Espero que tenha gostado do nosso artigo, deixe seu comentário, pois para nós ele é muito importante.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *