Alimentação

Chá de cogumelo – quais seus perigos?




O chá de cogumelo pode causar efeitos indesejados em quem consome como alucinações, intoxicação e mal-estar geral. Continue lendo esse artigo e saiba mais sobre o perigo de ingerir chá de cogumelo.

chá de cogumeloChá de cogumelo

Não estamos falando em geral de todos os cogumelos. Sabemos que alguns cogumelos são utilizados na culinária e não fazer mal nenhum a saúde humana, porém algumas espécies são consideradas ‘venenosas’ para o organismo humano.

Alguns gêneros de cogumelos como é o caso do Amanita e do Psilocybe contém substancias que podem ocasionar efeitos alucinógenos se consumidos. Por exemplo, a substancia psilocibina que está presente no chá de cogumelos provoca alucinações como moveis ‘derretendo’ e as cores ficam mais vivas. Essa substancia desconecta as redes de comunicações do cérebro e as ligas em regiões cerebrais que não costumam estar interligadas, acarretando em uma seria confusão mental. Por isso não sugere-se a ingestão do chá de cogumelos.

Como desintoxicar uma pessoa que tomou chá de cogumelo?

Indiferente se o chá foi tomado por engano ou consumido por conta própria sabe-se de seus efeitos maléficos no organismo. Acompanhe a pessoa que ingeriu o chá de cogumelo até o hospital para ser realizado um processo de desintoxicação. Estudos apontam que a melhor forma de tirar o chá do organismo de alguém é ingerindo bastante agua, vitamina C e açúcar. Porém o mais correto a fazer nesse caso é levar a pessoa até o médico para que o profissional possa avaliar o quadro e garantir menos risco a saúde do paciente.

chá de cogumeloPara que o chá de cogumelo é usado?

Alguns estudos apoiam o consumo do chá de cogumelo. Apesar de mais de 100 espécies de cogumelo possuírem efeitos alucinógenos se consumidos algumas espécies são adequadas para o consumo humano. O chá de reishi, cogumelo do sol (que é usado até em formula de cápsulas que garantem efeitos benéficos ao organismo) e o shiitake são cogumelos que não trazem efeitos alucinógenos se ingeridos.

Mas outras espécies de cogumelos são ingeridos na forma de chá para proporcionando efeitos semelhantes aos de algumas drogas. Antes de fazer o uso de chás de cogumelos consulte o médico para que possa ser avaliado se é um chá recomendado ou não para sua saúde. Não ingira plantas desconhecidas por conta própria há risco a sua saúde.

Quais os efeitos sentidos polo corpo quando a pessoa ingere chá de cogumelos alucinógenos?

Os efeitos mais frequentes relatados por pessoas que já ingeriram as substancias presente nesse chá são alucinações, vômito, desmaio, confusão mental, falta de medo, sintomas de pânico e mudanças temporárias ou não de personalidade.

Desde quando as pessoas utilizam chá de cogumelo?

Não há muitos relatos sobre quando realmente se iniciou o uso do chá de cogumelo, se seu uso era frequente em rituais ou se era usado de uma forma cultural por algum povo antigo. O que se sabe é que historicamente o fungo teve origem da América Central e seu chá se popularizou pelos efeitos alucinógenos.

Gostaram do artigo? Pra quem quer turbinar a vida a dois, sugiro ler sobre o azulzinho que é tiro e queda.

Sugestões e dicas de novos textos podem falar nos comentários!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.