Colesterol HDL: Tudo sobre o chamado “colesterol bom”


Colesterol HDL pode fazer maravilhas em seu corpo. Conheça tudo sobre o chamado colesterol bom. Leia aqui como melhorar seus níveis e muito mais!

No mundo atual, todo mundo já ouviu falar sobre os perigosos do colesterol alto, mas já ouviram também falar sobre o colesterol bom,mas você sabe de fato do que se trata isso?  Basicamente, o colesterol HDL é considerado o colesterol do bem no organismo, ou seja, ele é um tipo de colesterol de densidade mais alta e que não gruda nos vasos sanguíneos. portanto ele não aumenta o risco de entupimento dos vasos, que leva ao AVC ou ao infarto.

Por isso vamos falar no artigo de hoje tudo sobre o HDL , explicar o porque disso e dar dicas de como aumentar o colesterol bom no seu organismo. Siga a leitura até o fim e tenha as melhores informações sobre o assunto!

O QUE É O COLESTEROL?

Muito se ouve falar sobre o colesterol bom e ruim, mas pouco se explica sobre o seu real significado.

Colesterol HDL

O colesterol é uma substância gordurosa encontrada em todas as células no nosso corpo. Ele é essencial para a formação das membranas das nossas células, para a síntese de hormônios, como a testosterona, estrogênio, cortisol e outros, para a produção da bile, para digestão de alimentos gordurosos, para formação da mielina (uma bainha que cobre os nervos), para metabolização de algumas vitaminas (A, D, E e K), etc.

O colesterol do nosso organismo tem duas origens:
a) endógena –  produzido pelo nosso próprio corpo, principalmente pelo fígado.
b) exógena –  pode ser é adquirido através dos alimentos.

Veja os alimentos que devem ser evitados por pessoas com problemas de colesterol:

Margarina, manteiga, creme de leite, queijos cremosos e amarelos (prato, parmesão, mussarela), nata de leite, gordura hidrogenada, banha animal, óleo e leite de coco.
Embutidos como Bacon, toucinho, lingüiças, salame, presunto gordo, mortadela.

Colesterol HDL – do que se trata?

Também conhecido como colesterol bom, o HDL é a sigla para lipoproteina de alta densidade em inglês. Cerca de um terço a um quarto do colesterol é transportado por lipoproteínas de alta densidade HDL (high density lipoprotein). Concentrações elevadas de HDL aparentemente protegem o indivíduo contra o infarto do miocárdio. Concentrações  baixas de HDL, inferiores a 40 mg/dl, aumentam o risco de doença cardiovascular. Acredita-se que o HDL remove o excesso de colesterol da placa aterosclerótica, retardando ou inibindo a sua formação, além de transportar o colesterol de volta para o fígado, onde é novamente metabolizado. A elevação das concentrações do HDL é alcançada com exercícios, ausência do fumo e peso adequado. Há ainda evidências que o álcool, em pequenas quantidades, promove discreta elevação da concentração de HDL.

O que fazer para aumentar o colesterol bom (HDL)?

Para aumentar a concentração de colesterol HDL no sangue é recomendado investir numa alimentação saudável, sendo importante:

  • Evitar o açúcar e os alimentos que contém gorduras trans, assim como o consumo de alimentos com gordura vegetal, como côco, abacate, nozes, amêndoas e azeitona;
  • Aumentar o consumo de alimentos fonte de ômega 3, 6 e 9, como o salmão, atum e sardinha, pelo menos para 3 vezes por semana.
  • aumentar a atividade física, passando a fazer exercícios, pelo menos, 3 vezes por semana, para melhorar o sistema cardiovascular e consumir as reservas de gordura do corpo
  • Quando além do colesterol bom baixo, o paciente apresenta colesterol ruim alto o cardiologista pode indicar o uso de medicamentos para que o controle seja alcançado mais rápido.Colesterol HDL

Por que o colesterol HDL fica baixo?

O colesterol HDL pode ficar baixo devido a fatores genéticos que podem envolver a tireóide e devido a hábitos como sedentarismo, má alimentação, acumulo de gordura no abdômen, dieta muito pobre em gordura, triglicerídeos altos, tabagismo e o uso de medicamentos hormonais.


Crianças com colesterol HDL baixo geralmente tem história de doença cardiovascular na família, sendo também comum em crianças que estão muito acima do peso e que consomem muito açúcar e não praticam nenhuma atividade física. Nesse caso, o exame de sangue para o colesterol deve ser feito a partir dos 2 anos de idade.

Quando o colesterol bom está baixo, com valores menores que 45 mg/dL, há um aumento do risco de doenças cardiovasculares porque há probabilidade de acumulo de gordura nas paredes das artérias aumenta. Assim, as consequências de HDL baixo podem ser:

  • Infarto agudo do miocárdio;
  • Trombose venosa profunda;
  • Doenças arteriais;
  • Acidente vascular cerebral (AVC).

hdl - alimentos

O risco de complicações de HDL baixo é maior em indivíduos que possuem colesterol LDL e VLDL altos, e também quando há excesso de peso, má alimentação, pressão alta, tabagismo e diabetes. Nestas situações equilibrar os níveis de colesterol é uma questão de vida!!

Colesterol HDL

 Alimentos que ajudam no colesterol bom:

Os ácidos graxos fazem muito bem ao coração. A partir deles, o fígado pode fabricar substâncias chamadas prostaglandinas, que têm propriedades anti-inflamatórias, evitam a trombose e são vasodilatadoras. Isso quer dizer que as prostaglandinas melhoram a circulação sanguínea e o aumentam o colesterol bom. Onde é possível encontrá-los?

— Nozes
— Sementes de linhaça
— Quinoa
— Chia
— Lentilhas
— Feijões
— Grão-de-bico
— Abacate
— Brócolis
— Repolho
— Peixes gordurosos (cavala, sardinha, salmão e atum)

aumentar Colesterol HDL

Caso seja um fumante, pare imediatamente

Parar de fumar é uma missão complicada. Por sorte, chicletes e adesivos de nicotina, assim como aconselhamentos e cigarros eletrônicos, facilitam o processo. Um indivíduo que para de fumar pode esperar um aumento de 10% no colesterol HDL. Considere alguns métodos como:

  • Pare de fumar de uma vez só.
  • Pare de fumar com a ajuda de cafeína.
  • Pare de fumar com cigarros eletrônicos.

Conclusão

Bom, se antes pensar em como aumentar o colesterol bom estava parecendo um monte de orientações nutricionais isoladas, após a nossa reflexão é possível compreender como realizar estas orientações!Não esqueça que o melhor para a saúde é manter uma dieta balanceada e a prática constante de exercícios. Você tem se cuidado? Se não, procure um bom médico cardiologista que peça exames e que avalie os níveis de colesterol no seu corpo.

Você pode ainda ter dicas sobre dietas e atividades físicas em vários artigos aqui da nossa página. Cuide-se sempre, sua saúde não tem preço, comece hoje mesmo!

aumentar Colesterol HDL

Importante

Sempre procure seu médico para que ele faça seus exames e veja os níveis do colesterol

E aí, gostou desse texto? Deixe seu recado, dúvida ou sugestão pra gente!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *