Dicas para iniciar a prática de atividade física


Iniciar a prática de qualquer atividade física não é uma tarefa fácil de aplicar, porém, com algumas orientações é possível que você consiga mudar sua rotina.

Começar uma atividade física nem sempre é fácil para a maioria das pessoas, mas é possível dar início a um estilo de vida mais saudável a partir de algumas dicas simples e um pouco de motivação.

Também é importante estar com a saúde em dia, e visitar um médico para reconhecer os próprios limites e assim evitar acidentes que podem ser causados devido a excessos.

Sabemos muito bem que o início de qualquer prática nova não é fácil, mas com determinação e foco é possível mantermos hábitos mais saudáveis.

Dicas para iniciar qualquer atividade física

Neste artigo iremos lhe ajudar com dicas práticas para que você comece agora a deixar o sedentarismo de lado e inicie a prática de atividade física.

atividade fisica

Procure um profissional especializado

O profissional especializado deverá fazer algumas perguntas pessoais sobre a sua rotina, estilo de vida, e hábitos comuns, além de, incluir questões relacionadas ao seu bem estar físico e emocional, como estresse e trabalho.

A partir de suas respostas ele poderá criar uma rotina de exercícios específica para você, que satisfará suas principais necessidades.  Assim, o resultado será o mais satisfatório e rápido possível.

Desenvolva uma rotina que inclua a atividade física

Agora que você já deu o primeiro passo, o recomendado é estipular um horário fixo na sua agenda de compromissos para a realização de tais atividades. Desta forma você saberá que precisará cumprir com mais este compromisso, e tenderá a fazê-lo.


Outra dica importante é começar devagar para não saturar os músculos e acabar desistindo. O recomendado é evitar longas séries com até 1 hora de duração e preferir iniciar com períodos de treinamento que levem apenas 40 minutos. Monte a sua agenda com base nestes horários.

Escolha roupas adequadas

As roupas da moda nem sempre são as mais indicadas para você e o tipo de atividade física a que você pretende dar início, sendo assim, pesquise antes. Procure saber qual o tipo de tênis pode ser o mais adequado, qual a malha mais confortável, e aquela que menos complica a prática de atividade física.

Os tops femininos estão entre as peças de roupas mais difíceis de encontrar, pois precisam ser reforçados para dar mais segurança aos movimentos.

Dieta saudável

Uma boa rotina de exercícios pede também, uma alimentação equilibrada e saudável. Procure um nutricionista para lhe prover o auxílio necessário e não perca mais tempo em começar a viver com saúde.

Foco e determinação como fator principal

Segundo a palestrante Iara Pereira da empresa Conceito Zen, especializada em palestras na área da saúde e bem estar, toda mudança de rotina não é fácil de ser encarada no início, mas por sermos seres totalmente adaptáveis ao ambiente, sim, é possível mudarmos nossa rotina tendo o foco em nossa saúde.

Ainda segundo a palestrante, um erro comum das pessoas que querem iniciar a prática de atividade física é esperar ter motivação para começar. “Se você for esperar acordar animada e motivada para colocar um tênis e roupa para começar a praticar alguma atividade, sinto lhe dizer, mas nunca que isto acontecerá”, completa a palestrante.

Iara complementa dizendo que a motivação para a prática de atividade precisa ser adquirida diariamente, pois somente com o tempo e dedicação é que conseguimos mudar um hábito e fazê-lo por prazer e não por obrigação.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *