Dicas básicas para emagrecer com saúde

Perder peso é um objetivo de alta prioridade para muitas pessoas. Segundo levantamento, mais de 50% a população brasileira está acima do peso, algo que já é considerado um dos principais problemas contemporâneos.

 

A rotina agitada combinada com o sedentarismo, faz com que o ganho de peso seja muito comum. Para adquirir um peso adequado e fazer manutenção desta forma, evitando o efeito sanfona, é preciso projetar uma dieta saudável, praticar exercícios e seguir algumas dicas que podem ser grandes diferenciais.

Rotina de treinos

dicas emagrecer

É preciso ter uma rotina para que os treinos sejam efetivos. As pessoas comumente encontras justificativas para evitar os exercícios. É preciso mudar isso. Compre um tênis confortável, uma roupa esportiva e use o tempo e o espaço disponível.

 

Sempre preocupe-se com o conforto. A utilização de bons tênis, equipamentos modernos e acessórios como as cintas emagrecedoras podem ser grandes aliados.

 

Algumas pessoas preferem treinar em grupo, enquanto outras buscam alternativas individuais. Isso pode ser obtido através de um profissional (academias e treinadores particulares) ou com algumas mudanças básicas no calendário.

 

A insegurança é um problema nacional, porém alguns locais oferecem segurança para caminhadas e corridas. Utilize o ambiente ao seu favor. Caso encontre uma escada pelo caminho, aproveite para intensificar o treino. Voltou do treino e vai pegar o elevador? Suba de escada em um ritmo seguro e malhe as pernas.

Alimentação balanceada

O radicalismo não deve fazer parte da programação de alguém que deseja perder peso com saúde, ainda mais para pessoas com diabetes. Alguns nutricionistas utilizam dietas mais agressivas, porém apenas em casos de necessidades específicas (geralmente ocasionadas por problemas de saúde).

Anúncio Patrocinado:

Além de serem prejudiciais ao organismo, as dietas radicais proporcionam o efeito sanfona. Como na maioria destes programas emagrecedores “rápidos” o cardápio não pode ser mantido por um período maior, a alternância entre ganho e perda de peso faz com que a pele fique flácida, lembrando uma verdadeira sanfona no sentido de aumentar e diminuir.

 

Caso não tenha como consultar um nutricionista, faça mudanças óbvias. Substitua alimentos pesados, como massas e pães. Caso goste muito de uma comida, não precisa ser radical. Os pães, por exemplo, tem deliciosas versões integrais, que são muito mais saudáveis e ideal para quem deseja perder peso.

 

A ansiedade pode fazer com que você consuma muitos alimentos durante o dia. Para combater isso, tenha sempre um alimento leve, como uma barra de cereal ou uma fruta, que podem conter essa “obsessão” por comer algo.

Alguns alimentos que proporcionam a saciedade também são indicados, como a batata doce, que é um carboidrato lento, que demora mais no processo digestivo, fazendo com que a sensação de saciedade seja constante.

 

Cuide com os horários de alimentação. Consumir alimentos pesados a noite, principalmente antes de dormir, faz com que o acúmulo de gorduras seja maior, tendo em vista que o corpo diminui sua velocidade de atuação digestiva durante o sono.

 

Caso tenha dificuldades em observar o que está errado na sua rotina, faça anotações durante uma semana, tanto das atividades físicas quanto dos alimentos. Com uma pesquisa rápida na internet, é possível saber os níveis nutricionais e calóricos de cada alimento, além do gasto médio em cada tipo de treino.

Recomendados para você:

1 comment

  1. renata

    Gostei muito do que li aqui no seu site.Estou estudando o assunto,Mas quero agradecer por que seu texto foi muito valido. Obrigada 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *