Cirrose: sintomas, como ocorre e tudo sobre essa doença!


Cirrose pode causar vários problemas no corpo, entenda seus sintomas e como é causada a cirrose. Leia aqui!

A Cirrose é comumente associada ao alcoolismo, mas não se resume a isso. Existem vários fatores que podem  evoluir para uma cirrose, alguns desses são obesidade, doenças hepáticas e outros. Apesar disso, antes de sair achando que está com Cirrose, é indispensável acessar informações e prevenir doenças, que nos servem de alertas. Podemos ter alguns sintomas e nem nos atentar para isso, por isso leia com atenção!

cirrose hepática

Hoje nesse artigo, nos do Guia, vamos tentar clarear a cabeça dos leitores sobre os riscos que esse perigoso problema pode trazer paras pessoas.Vamos falar sobre  sintomas e tratamento, mas antes precisamos esclarecer  a importância do fígado, leia abaixo!

Entendendo o Figado

figado saudável

O fígado é um órgão que atua como glândula exócrina (liberando secreções) e glândula endócrina (liberando substâncias no sangue e sistema linfático). Ele é a maior glândula do corpo humano. O fígado desempenha muitas funções importantes dentro de nosso organismo, como: armazenamento e liberação de glicose, metabolismo dos lipídeos, metabolismo das proteínas (conversão de amônia em uréia), síntese da maioria das proteínas do plasma, processamento de drogas e hormônios, destruição das células sanguíneas desgastadas e bactérias, emulsificação da gordura durante o processo de digestão através da secreção da bile, etc.

Além disso tudo que citamos acima, o fígado age também no armazenamento de vitaminas e minerais. Ele armazena algumas vitaminas como: A, B12, D, E e K, além de minerais como o ferro e o cobre. O fígado participa também da regulação do volume sanguíneo, possui importante ação antitóxica contra substâncias nocivas ao organismo como o álcool, a cafeína, gorduras, etc. As principais doenças que acometem o fígado são as Hepatites, doenças causadas pelo alcoolismo como a cirrose, doenças hepáticas tóxicas, insuficiência hepática, fibroses, etc.

Cirrose – do que se trata

cirrose é o desfecho de lesões no fígado que se cicatrizam, fazendo com que o órgão vá perdendo sua função e caminhe para a falência completa. É resultado de inflamações e agressões crônicas como o ataque de vírus (hepatites A,B,C…) ou abuso de bebidas alcoólicas. O uso de um inibidor de apetite, como a sibutramina também podem ocasionar a cirrose.


O tecido do fígado fica, com o tempo, todo fibroso e deixa de realizar tarefas primordiais para o organismo, como o processamento de nutrientes e medicamentos, a fabricação de proteínas e a produção da bile, que atua na digestão.

A formação de nódulos e de fibrose no fígado caracteriza um quadro de cirrose, doença comumente associada ao consumo desmedido de álcool e a algumas doenças, como a hepatite C e a hepatite B. Num caso de cirrose, as células do fígado são destruídas e o órgão tem suas funções comprometidas ou mesmo paralisadas.

comparação do fígado - cirrose

Como acontece a Cirrose?

Apesar de outros possíveis motivos, basicamente o abuso do álcool é a principal causa da cirrose. Como o fígado é responsável pela metabolização dessa substância, quando exposto a doses excessivas de álcool, sofre danos em seus tecidos vitais que comprometem seu funcionamento.

Também são causas de cirrose as hepatites crônicas provocadas pelos vírus C, pelo uso de determinados medicamentos e pela hepatite auto-imune.

Como prevenir a Cirrose?

A melhor forma de prevenir a Cirrose, é evitar o abuso de álcool, isso porque ela é mais comum em homens acima dos 45 anos, mas pode acometer também as mulheres. O uso abusivo de álcool fez crescer o número de portadores da doença nos últimos anos.

Como tratar?

Cirrose é um processo patológico irreversível que pode ser fatal. Portanto, é importante fazer o diagnóstico precoce para iniciar o mais depressa possível o tratamento que pode adiar ou evitar que surjam complicações mais graves. A primeira coisa a fazer diante do diagnóstico de cirrose é eliminar o agente agressor, no caso de álcool e drogas, ou combater o vírus da hepatite. Para casos mais graves, o transplante de fígado pode ser a única solução para a cura definitiva da doença.

perigos do álcool-cirrose

Principais sintomas:

  1. náuseas, vômitos;
  2. perda de peso;
  3. dor abdominal;
  4. constipação;
  5. fadiga;
  6. fígado aumentado;
  7. olhos e pele amarelados (icterícia);
  8. urina escura;
  9. perda de cabelo;
  10. inchaço (principalmente nas pernas);
  11. ascite (presença de líquido na cavidade abdominal);
  12. Em casos mais avançados pode ocorrer a encefalopatia hepática (síndrome que provoca alterações cerebrais provocadas pelo mau funcionamento do fígado);

Apesar de tudo isso que está escrito, fique alerta!!! A Cirrose pode ficar durante muito tempo sem causar sintomas. E as doenças silenciosas são as mais preocupantes!

Conclusão

Se você tem abusado do álcool ou se nunca fez exames para detectar algum tipo de hepatite, procure um médico. É muito verdade que procurar um médico nem sempre é fácil. Ficamos apreensivos e temos medo de sentir dores, mas é importante estar ciente que aquele ditado “é melhor prevenir que remediar”, vale (e muito!) quanto o assunto é nossa saúde. Qualquer doença em seu início pode ter maiores chances de dar melhores resultados com o tratamento!

Por isso, cuide-se sempre!

E ai, gostou desse artigo? Ainda tem alguma dúvida, comentário ou sugestão? Escreva pra gente!

 


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *